domingo, 27 de fevereiro de 2011

Ação Promocional da Lab Nutrition - Qual a força do seu soco?

Muito bacana essa ação elaborada pela Ogilvy para promover a marca Lab Nutrition. "How far Does Your Strenght Go"?
Interação com a marca para medir o poder de seu soco, através de um painel de LED colocado nas ruas Peruanas. Confira!

(Fonte: Promoview)




sábado, 26 de fevereiro de 2011

#WWHSN - Where Will Happiness Strike Next? (Coca-Cola)

Onde vai ser o próxima ação de felicidade da Coca-Cola? Todos sabemos que a Coca-Cola não vende seus produtos e sim FELICIDADE! Essa é mais uma campanha FANTÁSTICA da Coca-Cola.
Recentemente vi o video em que o Caminhão da Felicidade Coca-Cola chega ao Brasil, nas ruas do Rio de Janeiro:


É só ver a expressão do publico com essa ação. Impossível não conquistar um público desta forma. Essa ação tem ocorrido no mundo inteiro! Olha esse exemplo na Philipinas:


O mais interessante é a reação parecida das pessoas, mesmo em locais tão diferente, né? Além do Caminhão da Felicidade, a Coca-Cola realizou ações também utilizando Máquinas da Felicidade (Happiness Machine).






E essa Máquina da Felicidade Gigante? Estimulando o pessoal a se ajudarem.


Transformers, em Hong Kong! Legal, né?



Tem muito mais que você pode ver, no Canal da Coca-Cola no Youtube. Vale a pena conferir, afinal a Coca-Cola é REFERÊNCIA em Marketing! Penso que, para quem deseja estudar, ou estuda, Marketing, é básico do básico estudar os Cases da Coca-Cola. ;D

Para promover, ainda, a Coca-Cola fez uso de Tweets patrocinados:
tweet patrocinado coca-cola
tweet patrocinado coca-cola
tweet patrocinado coca cola
Isso mostra que a Coca-Cola está ligadaça no universo Online, também, e que pode integrar as ações! Outros canais da Coca-Cola:
Facebook Coca-Cola: http://www.facebook.com/cocacola
Twitter @CocaCola: http://twitter.com/cocacola

Agora, me diga, a Coca-Cola Broca ou não Broca? (como dizemos aqui na Bahia)

[UPDATE]
Seguindo a campanha de levar felicidade ao público, foi realizada também, em novembro, uma ação em pontos de ônibus das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre em que uma máquina foi instalada dando brindes como batom, óculos de sol, refrigerante e iPods.
ponto de onibus acao coca cola
(Foto: Promoview)



sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Ilusão de Ótica - Ação da Horlicks Pro-Height

O Horlicks Pro-Height é um produto que ajuda no crescimento de crianças. Para promover o produto, a JWT indiana criou uma ação simplesmente FANTÁSTICA utilizando Ilusão de Optica! Montaram uma casa em que, do lado de fora, se via toda proporcional, mas por dentro ela é toda "torta" para causar o efeito de "crescimento rápido" enquanto as crianças passavam.
Simplesmente FANTÁSTICO!!!



(Fonte: Comunicadores.info)



Dança do Street Fighter - Proibida pela Capcom ( #Fail )

Ontem vi rodando pela internet um clip com bom poder de viralização pelo alto grau de "ridículo".
O clip foi elaborado pela (ou para) a dupla Mantena e JP, e usou do famoso jogo Street Fighter como suporte. Confiram:

(Ps: Talvez, quando você ver esse clip aqui, ele já tenha sido retirado do ar novamente)
(Ps2: Tiraram do ar denovo... Recoloquei de outra fonte... E assim será! Afinal, o vídeo já foi baixado por muitos na internet. A Capcom precisa aprender que não adianta agir dessa forma! :) )


Quando fui ver, novamente, o clip para fazer uns conhecidos darem risada, me deparei com a seguinte tela:

Dança do Street Fighter censurada no youtubeTela de "Este video não está mais disponível devido a reinvidicação de Direitos autorais Capcom".
Pergunto: Adianta reivindicar esses direitos autorais DESTA FORMA? Simplesmente solicitando a retirada da publicação? O Youtube tem milhões de usuários e são feitos mais de 24h de upload de videos por hora (ou minuto? agora me foge o número).
A resposta é NÃO! Quando procurei no Youtube, menos de 1h depois, encontrei entre os primeiros videos pesquisados, pelo menos mais 2 exemplos de novos uploads do mesmo video:
dança do street fighter clip mantena e jpdança do street fighter clip mantena e jp

Também, não adianta ir barrando todos os uploads. Simplesmente as pessoas já possuem esse vídeo em suas máquinas e estão dispostas a fazerem mais e mais uploados. Repare esse depoimento de um dos autores de um grande blog de comédia, que mostra esses vídeos toscos:

upload do video dança do street fighter clip mantena e jp

Tal atitude, me fez lembrar do "Final Alternativo do Filme de Zé Colmeia". Aquele em que um fã fez um vídeo, antes do lançamento do filme, de um final alternativo em que o Catatau mata o Zé Coméia. A Warner, ao invés de solicitar a retirada do vídeo do ar, teve a BRILHANTE IDÉIA de deixá-lo, pedindo apenas que os autores colocassem uma nota informando que não se trata de um final oficial, pois o filme era infantil.

A repercussão foi FANTÁSTICA, atingiram TTBr de forma positiva e o filme foi divulgado indiretamente. A imagem da Warner em nada ficou ferida, pelo contrário, para os profissionais a atitude foi acertada e mostrou que a empresa está antenada para as novas tendencias. Ao contrário da CAPCOM, que se mostrou bem fechada, mesmo se tratando de uma empresa de jogos, que lida com jovens.

Tá certo, ok, se trata de cenários diferentes. No caso da Warner, serviu como divulgação para um filme que ainda estaria para ser lançado, no caso da Capcom, trata-se do uso de imagens do jogo para fazer um clip. Mas, precisaria a Capcom vetar esta publicação do Clip? Não poderia apenas solicitar que houvesse a inclusão da marca nos direitos de imagem?

E você? O que acha disso tudo?

(Opinião Extra: Passa na cabeça de vocês, ou já ficou provado de alguma forma, que esse final alternativo pode ter sido um pedido da própria Warner para espalhar a divulgação do filme? Eu acho que sim, viu?)


[UPDATE]
Chegando no trabalho, o @vanrodrgs me mostra a Nova Versão da Dança do Street Fighter! Nessa versão ai tem a Chun-Li que está muito boa, viu? Digo, a performance dela... ;P




quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

TEDxSP 2009 - Entendendo a Organização de Redes

Uma apresentação muito bacana do Augusto de Franco (@AugustodeFranco) no TEDxSP 2009. O Augusto, chama a atenção para os tipos de organização social (centralizada, descentralizada e distribuída), aos 5min do vídeo. Ele chama atenção para outros conceitos como "capital social" que, segundo Jacobs, é a própria "Rede Social".


Bom... Vale MUITO A PENA ganhar esses 15min assistindo o vídeo. :)





domingo, 20 de fevereiro de 2011

Anúcio em Revista Masculina Australiana

Ideia simples e GENIAL! Lida exatamente com um dos propósitos das revistas masculinas - inspirar a masturbação.
Tomando como base esse "propósito", a clinica de fertilização australiana Repromed veiculou um anúncio numa das revistas masculinas de maior circulação no país. "Não desperdice seu esperma", é o conceito. Para isso, eles grudaram a página do anuncio com uma substância viscosa, associando ao esperma.
Bom... É um tanto nogento, mas a ideia foi boa! hehehe...
anuncio repromed em revista australiana
anuncio repromed em revista australiana

(Fonte: Comunicadores.info)


Momento Específico no Youtube

Não é raro querer compartilhar com alguém um momento exato de um vídeo no Youtube. Antes, isso já era possível adicionando um "timecode" no final da URL, um recurso meio "complicado" para alguns. (tá, não tão complicado assim)

O que venho, hoje, é mostrar que é muito mais fácil você mostrar um determinando instante no Youtube do que você mexer na URL. Tomo como exemplo um vídeo em meu canal para mostrar o momento exato em que aparece o vídeo comercial dentro da revista Vogue Russia:
como compartilhar momento exato no youtube

No caso específico, o vídeo aparece no instante 16s. Para mandar esse instante para uma pessoa, basta eu pausar o vídeo, clicar com o botão direito do mouse no player do Youtube e selecionar a opção "Copy video URL at current time". O Youtube automatiza todo o processo de edição de URL, que era colocar no final desta o código "#t=16s".

A pergunta que não quer calar é: "Onde se aplica, nessa situação, o Marketing ou Comunicação?".
Bom, abrindo um pouquinho a mente, vamos analisar:
01) Tutoriais Online. Chegou uma dúvida através de seus canais de comunicação, você, antenado na era digital, tem um tutorial de uso do seu produto e a resposta do cliente está exatamente no instante 1m55s. Você pode responder a pergunta dele com poucas palavras e um link.
02) Resultado de Promoções. Usando-se o Youtube como promoção, vai que você fez uma pergunta cuja resposta está no instante 5m10s. Você cria a url e divulga.
03) Analisando Comercial (estudo). Você está dando uma palestra ou uma aula e vai analisar um comercial. Você poderá marcar um ponto com a URL, sem precisar colocar o vídeo para carregar e "arrastar" a linha do tempo para o instante desejado.

Essas são apenas umas, das infinitas aplicações. Deixa sua mente voar e sua criatividade aflorar! #FicaDica!


sábado, 19 de fevereiro de 2011

Vídeo "Impresso" na Revista Vogue Russia

A criatividade unida com a tecnologia gera muitas ações bacanas! Uma delas aconteceu em dezembro de 2010, em que na revista Vogue Russia foi colocado um comercial (vídeo) dentro da revista.
O mecanismo não é complicado, uma mini tela de cristal líquido e um auto-falante que é acionado automaticamente quando a página é virada. A ação foi para a marca Martini.




Inspiração - 5 Tipos

Quem trabalha com criação, principalmente como nós, (futuros) publicitários, muitas vezes se ver SATURADO de informação e, por mais que a gente exprema nosso cérebro, não sai nada... Nessa hora é que costumo sair para dar uma volta, beber uma água, olhar a rua, tomar um café...

Baseado mais ou menos nisso, o Carlos Henrique Vilela publicou no dia 8 de dezembro de 2010 no CHMKT o post "O poder da inspiração na busca pela inovação". Muito interessante a postagem e vale a pena ler. Irei, aqui, reproduzir parte (quase tudo) do texto:

1 - Serendipity
Um momento inesperado de inspiração. São descobertas quase acidentais, que acontecem principalmente quando se procura alguma outra coisa. Pode ser uma combinação acidental de dois elementos químicos em um laboratório que cria uma reação revolucionária. Pode ser alguém estranho com uma camiseta diferente em um ônibus e que tem potencial para se transformar na nova moda. Basicamente, é algo que não procuramos, mas a inspiração ‘serendíptica’ demanda um grande conhecimento prévio - até mesmo para você identificar que está diante de uma grande descoberta.


2 - Recreação
Inspiração recreativa, comenta Stefanovich, é bem comum - mas ainda pouco reconhecida. Sua função é libertar a mente consciente da sua rotina padrão. Esportes, música, hobbies, atividades físicas, assistir TV, navegar na internet, resolver um quebra-cabeça, tirar uma soneca. As pessoas tem maneiras variadas de tirar suas mentes da rotina, das preocupações, dos problemas. Pra praticá-la, ele sugere que você tire tempo para se divertir. Assim, complementa, suas habilidades de inspiração vão se aprimorando.


3 - Distração Proposital
Infelizmente, somos treinados a estar sempre trabalhando e seguindo adiante - em meio a toda nossa confusão e desespero - para desenvolver soluções. Geralmente, o tempo gasto no desafio deve ser compatível com a quantidade de produtos finais. No entanto, nada podeser mais distante da verdade, destaca.

Pata ilustrar esse ponto, ele conta que pesquisadores da Universidade de Amsterdã deram a dois grupos um problema para resolver. Depois de trabalhar por alguns minutos, um grupo recebeu a incumbência de parar tudo e começar a resolver um quebra cabeça, e só depois continuar na tarefa anterior. O outro grupo teve mais tempo pra continuar pensando no problema inicial. Quando os dois grupos pararam e apresentaram as respostas, o grupo que fez o quebra cabeça encontrou soluções muito melhores para o desafio proposto. Ou seja, momentos de distração ajudam em muito.


4 - Conexões Forçadas
Assim que você sente confiança com a distração intencional, diz , siga adiante para a conexão forçada. É o primeiro passo em aplicar a inspiração para um objetivo específico, e é uma habilidade que exige desenvolvimento. Como o copo de água que está bem na sua frente poderia ajudar a sua equipe de vendas? Como uma conversa ouvida em público poderia dar uma nova perspectiva à sua marca? Os resultados podem levar à próxima inovação transformadora ou a lugar algum.

Segundo Stefanovich, forçar conexões pode ser meio estranho, mas vale a pena, pois você desenvolve a disciplina e encontra relações entre objetivos e fontes aparentemente desconexas. Force-se, sugere. E faça anotações.


5 - Descoberta Esperada
Com habilidades desenvolvidas em conexões forçadas, ele sugere passar para a etapa da descoberta esperada. Esse modelo força você a buscar fontes de inspiração que vão estrategicamente ampliar seu pensamento, desafiar os seus conceitos, e criar novas conexões para resolver um objetivo que você tem em mente. O que o gerente de um hotel 5 estrelas pode aprender em um zoológico? O que uma equipe de marketing pode aprender com um negociador de resgate de reféns? Que novas ideias pode um médico de pronto socorro ter depois de passar uma hora trabalhando em um drive thru de uma rede de fast food?


E então? Eu já procurava fazer algumas dessas ai! HeHeHe... Claro que não desta forma, mais estudada e fundamentada. :)



segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Botões Share on Twitter e Share on Facebook

Como usar os botões “Share on Twitter” e “Share on Facebook”? A quantidade de conteúdo na internet é gigantesco, muitos replicados. Hoje em dia há uma necessidade de movimentar o próprio perfil compartilhando o que encontra de legal e que seus seguidores (followers) e amigos (friends) possam gostar, sendo dessa forma que o conteúdo se espalha na rede.

Ferramentas de compartilhamento estão surgindo, o Facebook e o Twitter (assim como o Orkut, como esta postagem “Como Compartilhar no Orkut”) possuem ferramentas para facilitar essa difusão de conteúdo. Os botões “Share on Twitter” e “Share on Facebook”, diferente dos que colocamos nos blogs/sites, ficam na barra de favoritos, favorecendo o compartilhamento sendo necessário apenas dois ou três cliques para você compartilhar na rede.

botao share on twitter e botao share on facebook na barra de favoritos

Para coloca-los, é simples, basta ir na página de cada Rede e “arrastar o botão” para a barra de favoritos. Pronto! Agora, se você encontrar um conteúdo legal, pode compartilhar em poucos cliques. Para ir até cada página, clique nas imagens abaixo:

botao share on twitter barra de favoritos | botao share on facebook barra de favoritos

Com tanta facilidade, é muito interessante que se configure as páginas do seu blog/site para melhorar esse compartilhamento. Tenho visto uma preocupação em configurar para os mecanismos de buscas (Google, Bing, Yahoo, etc), mas para o compartilhamento com esses botões, ainda pode melhorar bastante, inclusive, melhorando também as práticas de SEO.

Quando se clica num dos botões (na barra de favoritos) para compartilhar, a “programação do botão” toma como base o Título da Página ( tag <"title"> )







Como pode ver, é interessante que usemos, no título, algo que se refira a alguma rede nossa. Eu, por exemplo, coloco meu Twitter (@mfpetersen) para fazer referência, desta forma quando uma pessoa compartilhar minha página usando algum dos botões (principalmente do Twitter) vai fazer referência ao meu perfil que desejo espalhar, dando a facilidade aos leitores, em dois cliques, me seguirem e ficarem por dentro do que escrevo e compartilho.

Repare também que eu sou bem direto no que se refere a postagem, isso dá uma possibilidade da galera dar RT fazendo menções ao meu perfil. Vejo, ainda, muitos blogs e, principalmente, sites, carregando a tag title (muitas vezes fazendo uma mini descrição – description), isso pode dificultar os RT “tradicionais”, antes de o twitter e alguns programas automatizarem o RT. Na SERP do Google, a descrição dada também aparece. Vale lembrar também que, nos botões de compartilhamento colocados em site/blog, seguem a mesma teoria, assim como o “Botão de Compartilhamento do Orkut”.


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

37 benefícios emocionais para usar no marketing (via CHMKT)

Muito legal esta publicação do dia 16 de novembro de 2010 no blog CHMKT, um dos maravilhosos blogs que recomendo bastante. O tema central do blog é PLANEJAMENTO.
Resolvi compartilhar com vocês o texto na íntegra, para ter acesso ao original, basta acessar o blog clicando no hiperlink acima.

O pessoal do blog Insights Qualitativos postou recentemente uma lista bem interessante com 37 benefícios emocionais que podem ser utilizados no marketing. Apesar da breve descrição, esses pontos vêm de estudos quantitativos extensos com milhares de consumidores e de um painel de psicólogos e consultores de marketing especializados em avaliar motivações emocionais de compra.

Segundo os autores da lista, é, provavelmente, a melhor representação de todo o espectro de necessidades humanas que podem ser atendidas com a compra de determinado produto ou serviço. Portanto, é mais uma ferramenta que pode te ajudar a construir marcas e a orientar a forma como elas vão se comunicar. Vamos lá...

1. Sentir-se amado: Significa que a pessoa tem um número significativo de laços na vida e recebe deles uma quantidade adequada de combustível emocional diariamente.

2. Sentir atraente: Ter um forte nível de conforto com seu físico, saber que as outras pessoas sentem prazer em ver a sua imagem e ser capaz de conquistar atenção quando está presente. Sentir-se sexy, que é um tipo especial de atração, é tratado de forma separada, mais adiante.

3. Senso de aventura: Interesse em experiências memoráveis e empolgantes, geralmente envolvendo perigos desconhecidos e risco. Tem a ver com encarar desafios, explorar novos territórios, sentir-se empolgado com novos aprendizados, novas experiências, etc.

4. Segurança financeira: Acreditar que tem dinheiro suficiente para cuidar da maioria das suas necessidades básicas e desejos presentes e futuros. Esse sentimento é diferente de se sentir próspero ou rico - que significa acreditar que possui dinheiro suficiente para comprar qualquer coisa que deseja, mais do que necessidades básicas e desejos.

5. Sentimento de realização: Ver evidência progressiva na vida, sentir que objetivos valiosos estão sendo buscados e conquistados.

6. Sentir-se provedor de carinho: Interessado em oferecer apoio emocional, físico, financeiro ou espiritual aos outros.

7. Ser altruísta: Capaz de se sacrificar em benefício da sociedade. Abrir mão de gratificação própria em favor do interesse de outros cujo bem estar não melhorará por conta própria.

8. Ser assertivo: Capaz de se posicionar e esforçar para conseguir seus interesses, especialmente dada a presença de pessoas que colocam barreiras no caminho.

9. Sentimento de coragem e ousadia: Estar disposto a enfrentar riscos e perigo para obter um benefício positivo (quando é julgado como benéfico é inteligente encarar o risco - caso contrário é precipitação).

10. Sentir-se criativo: Interesse e habilidade de se expressar unicamente via palavras, comportamento ou artes.

11. Empolgação ou vivacidade: Ter um forte sentimento de estar vivo, ter energia e interesse de participar de tudo que a vida tem a oferecer.

12. Sentir-se justo ou ético: Marcado pela imparcialidade e honestidade, é capaz de fazer julgamentos livre de interesse próprio, preconceito ou favoritismo. Interessado em defender esses princípios.

13. Sentir-se luxuoso ou mimado: A crença de que tem recursos suficientes para permitir ostentação em coisas que são entendidas por muitos como desejos desnecessários ao invés de necessidades essenciais.

14. Sentir-se saudável: Ter confiança no bem estar físico, força e capacidade de evitar doenças e males.

15. Sentir-se atlético: Ter confiança na sua força física, vigor, energia e capacidade de enfrentar vários desafios físicos - principalmente em esportes, mas também situações não competitivas.

16. Sentir-se flexível ou adaptável: Capaz de mudar a perspectiva de alguém usando suas forças de acordo com a demanda em uma ampla variedade de situações.

17. Sentimento de liberdade: Ser capaz de fazer o que quiser: dizer, pensar, ir, estar, se comportar, ser. Geralmente, poder fazer aquilo que dá prazer.

18. Ser um bom amigo: Acreditar que é ligado às pessoas e estar sempre disposto a apoiá-las. Prover companhia e aproveitar a companhia de outras pessoas.

19. Gozar do bom humor: Rir regularmente, se divertir com o cômico ou absurdo, gostar de fazer as outras pessoas rirem.

20. Sentir-se um bom professor: Capaz de transmitir aos outros, com sucesso, conhecimento útil e habilidades.

21. Estar no controle: Capaz de influenciar as pessoas ao seu redor, como deseja. Ser capaz de prever, gerenciar e reagir com sucesso à ocorrência de eventos estressantes. Ter a capacidade de decidir pelas outras pessoas.

22. Sentimento de independência: Ser capaz de cuidar de si mesmo, sem precisar dos outros para satisfazer suas necessidades.

23. Ser ‘insightful’: Capaz de fazer novas conexões, ver as coisas de forma ampla, conseguir entender de novas maneiras a forma como as coisas funcionam.

24. Ter integridade: Fazer as coisas, não apenas falar, saber que seu comportamento é consistente com os seus princípios, ser responsável pelas suas ações.

25. Sentir-se sábio ou inteligente: Ser mentalmente perspicaz ou rápido. Saber que tem um nível de capacidade mental que vem sendo usado pra acumular experiência e conhecimento que o tornam particularmente bem preparado para enfrentar os desafios da vida.

26. Ter um papel de liderança: Servir como líder aos outros, ajudar a guiar as pessoas em direção a objetivos valiosos e ser diretamente responsável pela supervisão e desempenho.

27. Sentir-se pacífico, relaxado ou calmo: Ter paz na mente, no corpo e no espírito.

28. Ter senso de poder: Capacidade de exercer influência sobre a vida de alguém ou sobre os outros. Ocupar uma posição importante na vida.

29. Ser produtivo: Acreditar que é eficaz em consistentemente contribuir com produtos valiosos de trabalho para sua própria vida, família ou sociedade.

30. Sentimento de respeito: Ser conhecido e reconhecido pelo valor das suas contribuições ás pessoas que ama, sua família, ou sociedade.

31. Ter espiritualidade: Sentir uma conexão estabelecida com um poder maior de definição própria que transcende o mundo mortal. Pode ou não ser um poder maior ligado a uma religião.

32. Sentir-se sexy: A capacidade específica de despertar o desejo sexual em um potencial parceiro ou pessoa desejada.

33. Ser romântico: Sentir-se bem com pensamentos, sentimentos e percepções associadas ao desejo de estar com outro ser humano.

34. Sentimento de segurança: Saber que nenhuma ameaça virá a alguém. Capacidade de descansar com certeza na vida ou em uma relação.

35. Senso de pertencimento: Saber que é parte de uma família, grupo de amigos, ou de uma sociedade onde se encaixa, graças a uma similaridade em valores, crenças e tendências de comportamento.

36. Sentir-se confiável: Não machuca os outros em favor da gratificação, sente-se uma pessoa na qual se pode confiar e com quem se pode contar.

37. Sentir-se único: Implica em saber que é individualmente diferente dos outros.




quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Stop Motion - Photocopy Romance - Ray Ban

Nussa!! Quanto tempo que não posto aqui, né?! Correria... Mas agora estou de volta e vocês não sentirão mais saudades de mim! hehehe...
Para reativar este blog, que está parado desde o dia 25 de dezembro, coloco esse Stop Motion. Você poderá ver também o making of acessando o Flickr (http://www.flickr.com/photos/photocopyromance)