sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Dança do Street Fighter - Proibida pela Capcom ( #Fail )

Ontem vi rodando pela internet um clip com bom poder de viralização pelo alto grau de "ridículo".
O clip foi elaborado pela (ou para) a dupla Mantena e JP, e usou do famoso jogo Street Fighter como suporte. Confiram:

(Ps: Talvez, quando você ver esse clip aqui, ele já tenha sido retirado do ar novamente)
(Ps2: Tiraram do ar denovo... Recoloquei de outra fonte... E assim será! Afinal, o vídeo já foi baixado por muitos na internet. A Capcom precisa aprender que não adianta agir dessa forma! :) )


Quando fui ver, novamente, o clip para fazer uns conhecidos darem risada, me deparei com a seguinte tela:

Dança do Street Fighter censurada no youtubeTela de "Este video não está mais disponível devido a reinvidicação de Direitos autorais Capcom".
Pergunto: Adianta reivindicar esses direitos autorais DESTA FORMA? Simplesmente solicitando a retirada da publicação? O Youtube tem milhões de usuários e são feitos mais de 24h de upload de videos por hora (ou minuto? agora me foge o número).
A resposta é NÃO! Quando procurei no Youtube, menos de 1h depois, encontrei entre os primeiros videos pesquisados, pelo menos mais 2 exemplos de novos uploads do mesmo video:
dança do street fighter clip mantena e jpdança do street fighter clip mantena e jp

Também, não adianta ir barrando todos os uploads. Simplesmente as pessoas já possuem esse vídeo em suas máquinas e estão dispostas a fazerem mais e mais uploados. Repare esse depoimento de um dos autores de um grande blog de comédia, que mostra esses vídeos toscos:

upload do video dança do street fighter clip mantena e jp

Tal atitude, me fez lembrar do "Final Alternativo do Filme de Zé Colmeia". Aquele em que um fã fez um vídeo, antes do lançamento do filme, de um final alternativo em que o Catatau mata o Zé Coméia. A Warner, ao invés de solicitar a retirada do vídeo do ar, teve a BRILHANTE IDÉIA de deixá-lo, pedindo apenas que os autores colocassem uma nota informando que não se trata de um final oficial, pois o filme era infantil.

A repercussão foi FANTÁSTICA, atingiram TTBr de forma positiva e o filme foi divulgado indiretamente. A imagem da Warner em nada ficou ferida, pelo contrário, para os profissionais a atitude foi acertada e mostrou que a empresa está antenada para as novas tendencias. Ao contrário da CAPCOM, que se mostrou bem fechada, mesmo se tratando de uma empresa de jogos, que lida com jovens.

Tá certo, ok, se trata de cenários diferentes. No caso da Warner, serviu como divulgação para um filme que ainda estaria para ser lançado, no caso da Capcom, trata-se do uso de imagens do jogo para fazer um clip. Mas, precisaria a Capcom vetar esta publicação do Clip? Não poderia apenas solicitar que houvesse a inclusão da marca nos direitos de imagem?

E você? O que acha disso tudo?

(Opinião Extra: Passa na cabeça de vocês, ou já ficou provado de alguma forma, que esse final alternativo pode ter sido um pedido da própria Warner para espalhar a divulgação do filme? Eu acho que sim, viu?)


[UPDATE]
Chegando no trabalho, o @vanrodrgs me mostra a Nova Versão da Dança do Street Fighter! Nessa versão ai tem a Chun-Li que está muito boa, viu? Digo, a performance dela... ;P




3 comentários:

  1. brasileiro é isso ai msm(sem ofender)
    tudo é alegria.
    muita gente vai criticar...mas o negocio é se divertir

    ResponderExcluir
  2. ACapcom tá mais que nos seus direitos. Eles fizeram o vídeo usando imagens sem autorização da empresa e iriam lucrar em cima desse vídeo e nenhum lucro iria pra Capcom, que teve a imagem do seu produto usada de forma ilegal. No final, isso poderia era influenciar e muito a pirataria do jogo. Vendo que(sem generalizar) essa música é feita mais para o "povão", que não tem condição de comprar um game desses original pra console ou pc e tendem a pirataria. No final, a Capcom teve a melhor atitude. Se o "artista" de tal música quisessem realmente ter imagens do game no video deveriam ter pedido total autorização da Capcom para tanto antes de sequer ter feito a produção. E se não tivesse conseguido, feito o video de outra forma, como uma paródia ou algo do tipo, sem usar imagens originais do game (como no segundo vídeo). Realmente, situação diferente da com a Warner e o filme.

    ResponderExcluir
  3. Sim sim... A Capcom está mais que no direito dela fazer isso, em momento algum eu falei que não estava... Eu só não acho a posição dela "adequada"... Não adianta tentar combater "virais" dessa forma. Seria mais inteligente, na minha opinião, se eles, ao invés de querer vetar, tentassem trabalhar a marca já que o video já estava "espalhado". Eu realmente não sei o quanto eles iriam "lucrar" com esse video, até porque é um video para Youtube... Indiretamente, talvez...
    Quanto ao público consumir mais "objetos piratas", não esqueçamos de um detalhe... Os fliperamas... Boa parte é consumida por tal público.. hehehe... Vejo mais como um trabalho de imagem, apenas...

    ResponderExcluir