sexta-feira, 8 de julho de 2011

Mobile Marketing Dá Resultado?

O mobile marketing, segundo o Wikipedia, são "ações de marketing realizadas através de celulares ou dispositivos móveis". A pergunta é: Será que Mobile Marketing gera resultados positivos?

Eu dizer que o Brasil é um país que existe mais celulares que habitantes responde a pergunta?

Não, não responde... Mobile Marketing é muito mais amplo que SMS, MMS, jogos para celular, aplicativos e afins. Ações desses tipos trazem resultados, básicos, bem básicos, e fica minha crítica para a inovação que não se ver principalmente no Marketing Digital em Salvador. Por aqui, só se usa, muito mal usado, o SMS Invasivo.

Olhando agora para o Brasil, o número de Smartphones quase que quadriplicou. No país e o número de aquisições de smartphones no Brasil correpondeu a quase 4% do total de aquisições de celulares em 2010 ou seja, mais ou menos 5milhões de aparelhos vendidos. (fonte: Mobilepedia)

Sim, Fernando, finalmente Mobile Marketing Dá Resultado?

Vou responder essa pergunta com um case coreano. A rede de supermercados Tescos usou o metrô para espalhar "gôndolas" contendo QR Codes. O cliente via os produtos, escaneava os respectivos QR Codes, realizava o pagamento e recebia em casa os produtos. Detalhe, as gôndolas eram "fajutas", adesivas, custo de produção bem pequeno. Confiram:

Tesco: Homeplus Subway Virtual Store (Movie)


Então, respondendo a pergunta se Mobile Marketing Dá Resultado:

Aumento de 76% de cadastro online. Aumento de 130% nos pedidos online. Liderança no market share online e muito próximo de atingir a liderança do market share no país.

Então... Mobile Marketing não é somente SMS, MMS, jogos para celular, aplicativos, bluetooth, blablabla... São ótimas ferramentas, mas não como estão sendo utilizadas: "extenção da mídia de massa". Na Coreia uniram mídia off (plotagem) com mídia virtual para chamar a atenção e facilitar a vida do cliente, além de facilitar o processo de compra.

Ok, admito, o QR Code e o mobile na Coreia é mais evoluído do que por aqui. Mas o que impede de fazer campanhas/ações segmentadas para esses 5milhões de pessoas que adquiriram smartphone no último ano? Pessoas que, inclusive, vivem sem tempo, não?

Inove, arrisque! Os melhores resultados são daqueles que arriscaram. As principais derrotas são daqueles que nada fazem por medo... ;)

Deixo para você, leitor, tirar sua conclusão se Mobile Marketing Dá Resultado! Mas gostaria de fazer um comentário:

O mercado está cada vez mais acirrado e fazer apenas o "feijão com arroz" todo mundo faz. É você tirar a embalagem dos bombons Sonho de Valsa e Serenata de Amor e colocar para o cliente escolher sem provar! :)

E você? O que acha?



2 comentários:

  1. Rapaz, eu vejo uma potencialidade imensa no Mobile, cada vez mais as pessoas estão conectadas via dispositivos móveis.
    Quando se pensa em Brasil, essa potencialidade se aproxima mais do viável, mas pensando em Salvador... beemm, aí muda um pouquinho, mas ainda assim, nada melhor para criar a cultura do que proporcionar determinado tipo de hábito para o público final...O que falta pra mim é gente que acredite no mobile mais do que critique, como eu vi em alguns eventos inclusive, hoje é fácil de ter acesso a celulares com wifi e em um futuro próximo o wifi em si, será bem mais acessível também, logo quem está na dianteira se manterá. Temos que largar a visão tacanha de se confortar em dizer que não da certo... isso vai depender de como seja feita a ação, cabe a quem planeja e executa ela fazer dar certo, estimule o público!
    Mas mesmo assim ainda acho que tem que crescer um pouco do Mobile no Brasil e no caso especifico, em Salvador, mais ainda.

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  2. "isso vai depender de como seja feita a ação"

    Aí está o ponto! Esse é o problema... Mobile Marketing da resultado! Os celulares são armas poderosíssimas! O mundo está cada vez mais conectado e os celulares são uma ponte para essa conexão. O problema é a limitação e o medo de inovação, o medo de não obter um retorno significativo. Com isso, querer fazer apenas o feijão com arroz.

    Imagine... O feijão com arroz já traz um resultado bem bacana. Trabalhei numa empresa que fazia SPAM através de SMS através de pacotes de SMS ilimitados que, se não me falha a memória, a Nextel tinha (ou tem). Faziam isso sabe como? Quando as vendas estavam baixa e precisavam usar para não ter PREJUÍZO... Ou seja... Usavam como uma "arma secreta".

    Me pergunto... Porque não usar de forma constante e segmentada? Caro? Ah! VSF!! Na hora do "desespero" não é caro...

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