terça-feira, 7 de junho de 2011

Video: A Internet Social das Coisas | Uma breve viagem no inconsciente

Adoro vídeos conceito. Faz a gente deixar a imaginação decolar e a gente viajar sem direção. Sem direção? Nem tanto assim... Boa parte das "coisas", principalmente as tecnológicas, surgiram depois de viagens deste tipo.

O "ser social" deixou de ser moda e agora (somente agora?) é "obrigação". A internet já deixou de ser moda a muito tempo. Estar conectado já faz parte da vida do ser humano que não sabe mais viver sem seus laços virtuais.

As "coisas" estão, cada dia mais, adquirindo vida e vontade própria. Já se ouve falar até em robô com sentimentos e inteligência.

Descendo um pouquinho para mais perto da nossa realidade, conectar e controlar as coisas não é mais um absurdo como tempos atrás. Sabiam que já podemos controlar nosso computador via celular, à distância, através de um aplicativo do Twitter? Se extrapolarmos um pouquinho (bem pouquinho mesmo), não estaria tão distante da realidade mostrada no video abaixo. Claro que vai demorar um pouco (será?) para nossos objetos pessoais (e nossa casa) terem um sentimento por nós, mas controlar as coisas à distância não é mais uma fantasia. A pouco tempo atrás, a gente podia apenas programar nosso video-cassete para gravar nosso programa favorito, podíamos deixar o som programado para ligar em determinado horário, podíamos até programar nosso microondas para esquentar a nossa comida minutos antes de chegarmos em casa.

E se rolasse algum imprevisto, como cancelar tudo isso? Ah... Não se pensava muito nisso, acredito eu. Agora, como tudo isso é normal (e até ultrapassado) temos novos "problemas" para solucionar.

Chegando ao ponto que desejo, a "Internet das Coisas" não é mais uma inverdade, uma viagem, uma utopia. Eu arriscaria até em dizer que TODOS os eletrônicos podem estar conectados à internet e sujeitos a "ordens à distância" de funcionamento. No vídeo abaixo, eu só excluiria, por hora, o sentimento dos objetos, mas tudo isso é possível SIM! Basta estarem conectados e ter um ser inteligente (não necessariamente humano) para dar as ordens.

The Social Web of Things - Legendado


E ai? Alguém me acha meio doido? :D



Nenhum comentário:

Postar um comentário