Recentemente a então presidente do Brasil Dilma Roussef vetou o "Kit Gay do Mec" com a seguinte justificativa: "o governo defende a educação e a luta contra práticas homofóbicas, no entanto, não vai ser permitido a nenhum órgão do governo fazer propaganda de opções sexuais, nem podemos interferir na vida privada das pessoas. O governo pode, sim, ensinar que é necessário respeitar a diferença e que você não pode exercer práticas violentas contra os diferentes".
Pronto. Ela disse praticamente tudo. Diferente de outros posts em que normalmente me posiciono CONTRA A RETIRADA de peças, desta vez sou totalmente a favor que as peças sejam REFEITAS.
01) As peças estão soando muito mais para ENCORAJAR as pessoas a aceitarem sua sexualidade do que combate à homofobia.
Penso sim que as pessoas devem enfrentar tudo em busca de sua felicidade e que devem ser encorajadas a se aceitarem. Mas o processo é muito mais complexo do as propagandas (somente) podem alcançar. O processo de auto-aceitação requer trabalhos minunciosos, visto que a barra que a pessoa irá enfrentar não é fácil (infelizmente). Isso sem falar que o atual governo não tem estrutura para acolher tamanha demanda de acompanhamento.
02) Onde está a conscientização do público nas peças?
O preconceito é mostrado como vilão. Ponto para a peça. Mas onde entra o combate a tal preconceito? Definitivamente um apelo emotivo, para sensibilizar o público fazendo-o sentir "pena" do homossexual não é uma prática interessante para essa situação. As peças se resumem a: conflito -> enfrentar -> felicidade. Ou seja o foco está no homossexual e não no homofóbico.
03) O papel do governo é combater práticas homofógicas.
Em NENHUM momento se ver, nas peças, uma "punição" aos homofóbicos ou uma "premiação" aos não-homofóbico. A propósito, sou a favor que nas futuras peças não mostrem o homossexual (bissexual e afins) como um "diferente", afinal, somos todos iguais. Iguais no sentido de que todos somos seres humanos que são diferentes por natureza, algo que foi mostrado apenas no terceiro filme.
Confiram os filmes:
Vídeo Kit Gay do MEC: "Probabilidade"
Vídeo Kit Gay do MEC: "Torpedo"
Video Kit Gay do MEC: "Encontrando Bianca"
E então? Qual a sua opinião quanto ao assunto?
Fonte: Adnews
Tweet
Follow @mfpetersen
Realmente. Concordo em tudo, o primeiro vídeo mostra um garoto "virando" gay. isso não existe. Além do mais, muito mal feitos.
ResponderExcluirO primeiro video eles tentaram produzir bem próximo de muitas histórias que são contadas por ai. "Sempre namorou garotas, sentiu atração por homem, ficou confuso e pensou bastante, resolveu assumir seus sentimentos, enfrenta os conflitos (inclusive com parentes), vê que 'vale a pena'."
ResponderExcluir