sábado, 11 de junho de 2011

Por Compartilhar Respostas no Facebook, Aluna Pega 5 Dias de Suspensão

Ontem vi no Jornal Hoje uma coisa RIDÍCULA que aconteceu devido ao uso de Redes Sociais. Uma aluna foi SUSPENSA por cinco dias por COMPARTILHAR com os colegas as respostas da tarefa de casa. Ta certo que a atividade valia nota, mas tal pena não justifica.

Deveria a aluna, de 15 anos, ser punida por conta do "mal uso das redes sociais" (mais especificamente o Facebook)? Não deveria a RIDÍCULA instituição de ensino, ou até mesmo o professor, rever suas formas avaliativas? Avaliar é ver o produto final de uma tarefa passada para casa?!

Não caberia aos educadores desta, repito, RIDÍCULA insituição de ensino ensinar como se deve fazer uso das mídias sociais? Até quando as escolas do Brasil vão tentar proibir o uso da internet, o compartilhamento, a socialização, o aprendizado por conta própria? "O melhor aprendizado é o buscado e não o ensinado". Esse sistema de ensino nacional cada dia mais me enoja com tanta BURRICE e INCOMPETÊNCIA!

A escola deveria, ao contrário, incentivar o uso para fins pedagógicos. Incetivar, inclusive, os professores, coordenadores e diretores a participarem de discussões em ambientes digitais, visto que os alunos estão nesses ambientes. Mas não... É muito mais CÔMODO para eles continuarem sentados, de braços cruzados e apenas MANDANDO e brincando de dizer o que é certo e o que é errado.

Tomando como exemplo o caso desta aluna que foi punida por compartilhar as respostas nas redes sociais, é obvio que uma lição passada para casa ia ser compartilhada de alguma forma. Se não fosse pelas redes sociais, seria por telefone, resolução em grupo e etc. Caberia ao incompetente profissional a saber como avaliar tal tarefa. "Se não sabe brincar, não desce pro play".

Alguém aqui ouviu falar de ALUNO SUSPENSO POR CINCO DIAS por pescar? Concordo em dar zero em todos que possuirem as RESOLUÇÕES IGUAIS, mas as punições... Bom... Deixa eu calado...

"O importante é que as pessoas entendam que existem questões éticas detrás disso. A escola precisa formar no aluno a idéia de que existem normal, existem conteúdo a serem aprendidos, como uma escada, um depois do outro. Se você cria atalhos para fugir dessas normas e para ultrapassar esses limites e esses conteúdos são aprendidos de uma maneira que não deveriam, no fundo os prejudicados são os próprios alunos. A internet não e um material didático pronto, mas ela pode servir como um ambiente de aprendizagem, então cabe as famílias e as escolas, inclusive, conversarem sobre isso e tentarem criar no adolescente e na criança uma consciencia sobre o uso destes instrumentos." (Andrea Ramal - educadora)

Veja a Matéria:


O "melhor" é o Rui Alves Gomes de Sá dizer "... todos aqueles que participavam da comunidade nos tivemos o trabalho PEDAGÓGICO de falar com os pais..". Trabalho pedagógico? Onde está a pedagogia, senhor Rui Alves Gomes de Sá? Agora, uma coisa que o "doutor" falou foi bastante legal, pena que NÃO É APLICADA na escola em que coordenas: "O colégio deve caminhar junto com o aluno". Sim! A escola deve CAMINHAR JUNTO COM O ALUNO e não prendê-lo às suas normas arcaicas e medrosas. A escola deve ir, também, onde o aluno está e não tentar mantê-lo sob suas normas e vigiado.

Gostaria muito de saber qual o nome dessa fábrica de bitolados. Para ela, deixo o clip de Another Brick In The Wall. :)



Fonte: Jornal Hoje


Nenhum comentário:

Postar um comentário