domingo, 12 de junho de 2011

Propaganda Racista - Mais uma?

Propaganda Racista da Cadbury com Naomi Campbell

Sim! Mais uma agência/empresa vacilou e caiu nas garras famintas dos "caçadores de problemas em propaganda" de plantão! A regra na comunicação do século XXI é a seguinte: "Vacilou, caiu no pau!"

"Sai pra lá Naomi! Há uma nova diva na cidade." E se fosse "Sai pra lá Lady Gaga, tem uma nova diva na cidade!"? Poderia ser também "Sai pra lá Kirsten Dunst. Há uma nova diva na cidade!".

Mas, nós comunicadores devemos SEMPRE prestar atenção aos mínimos detalhes. Infelizmente escolheram para a frase uma modelo negra e acabou gerando a acusação de "Propaganda Racista". Mas, peraí... A cor mais marcante do chocolate não é a marrom? Assim como a cor característica do vinho é vermelha e a cor do champagne é amarela.

A "propaganda racista" foi criada pela Fallon para a Cadbury no Reino Unido. Concordo que foi uma infelicidade e um erro grotesco de planejamento e do setor de marketing da Cadbury que deixou passar essa "propaganda altamente racista". O fato dela ser uma diva britânica, estrela, ícone, uma das modelos mais caras do mundo, dentre tantas outras características, que provavelmente tentaram associar ao chocolate (fino, diferenciado...), não pesou nada na peça.

Só restou as desculpas ("esfarrapadas") e retirar a "campanha racista" do ar.
"Não era nossa intenção produzir nenhuma ação de marketing que pudesse ofender qualquer setor da sociedade", foi o comunicado da empresa pedindo desculpas.

Agora, uma coisa é indiscutível: A Naomi não autorizou o uso do seu nome na campanha e tem todo direito de processar a Cadbury. Mais uma "bola fora" da Cadbury.

E você? O que acha? O criador da propaganda é "racista"? A Cadbury é "racista" por autorizar esta "propaganda racista"? Ou foi mais um erro grotesco de comunicação de um criativo "racista encubado"?

Um comentário:

  1. Vc concorda que grotesco! Mas porque será que essas coisas não acontece com Lady Gaga, Madonna e etc?

    ResponderExcluir