quinta-feira, 23 de junho de 2011

Coca-Cola em Ambiente Digital (com pitadas Off-Line) - Parte 2

Esta série de posts visa falar um pouco sobre o Marketing Digital da Coca-Cola. No post passado eu falei sobre o site da Coca-Cola e apresentei uns canais, para dar suporte aos posts sobre o Marketing Digital da Coca-Cola. Neste eu gostaria de me ater à Fanpage da Coca-Cola e ao Youtube, que é uma ferramenta fundamental nas ações da Coca-Cola em abientes digitais.

[Youtube da Coca-Cola]:

O canal da Coca-Cola no Youtube não tem muito segredo. Nele são publicados todos os vídeos das ações da marca. Sendo que todos os vídeos são distribuídos nas demais redes sociais. São mais de 30mil inscritos e, tenha certeza, você se inscrevendo vai receber diversas atualizações do canal, praticamente diárias.

Atualmente a "Capa do Canal" é um vídeo falando da Semana do Otimismo Coca-Cola, que explica bastante as ações de Marketing Digital da Coca-Cola. Esse vídeo foi produzido pelo programa Avesso.

Bastidores da Semana Otimismo que Transforma


[Facebook da Coca-Cola]:

A fanpage da Coca-Cola é TOTALMENTE customizada, inclusive, é identificado qual o seu idioma e você é direcionado a iframes traduzidos. Não é atôa que você encontra 31.246.057 fãs espalhados por todo o mundo, sendo a fanpage da Coca-Cola uma das maiores. Uma coisa bastante interessante na fanpage da Coca-Cola, é a aba "Gifts", em que você poderá enviar "presentes" para seus amigos. Sabe aquela hora que você está ocioso, de saco cheio e sem ter o que fazer no Facebook? Ao invés de "cutucar", que é um porre, porque não entregar algum produto para seu amigo? Pois é... mais divertido, não acha? Isso ainda dissemina a fanpage através de seus fãs.

gifts coca-cola no facebook

A aba Happiness Truck é outra "seção" da fanpage da Coca-Cola muito interessante. Ela te direciona para um aplicativo contendo o mote da campanha "125 Razões para Acreditar". O usuário interage com o aplicativo apertando o botão da felicidade (aquele que tem nos caminhões da Coca-Cola), e deste sai uma das 125 Razções para Acreditar, de forma aleatória, que poderá ser compartilhada com seus amigos. No mesmo aplicativo ainda é possível ver vídeos (publicados no canal oficial da coca-Cola no Youtube, logicamente) do Caminhão da Felicidade (Happiness Truck) distribuindo felicidade em algumas cidades do Brasil (lembra que, logo quando entramos na fanpage, somos direcionados a aplicativos em Português?)

happiness truck coca-cola

Ainda há o OpenUp Downloads, OpenUp to Goodies, cujo comercial, publicado no Youtube, sugere você abrir Coca-Cola pra que? Sim, para transformar o que era ruim em Felicidade! Esses Downloads são de Screensavers e Wallpapers.

Open Up - Coca-Cola Commercial


Uma coisa é fato. Você através da Fanpage da Coca-Cola poderá permanecer por MUITO TEMPO se divertindo e sempre tem novidades, ou seja, você tem curiosidade de entrar lá para conferir. Na fanpage você ainda pode interagir com seus amigos tendo como "plataforma" objetos da Coca-Cola. A Coca-Cola ainda tem produtos que certamente fãs vão baixar, mesmo que não usem, como Screensavers, Wallpapers, Emotions, e-books, música para celular... O Marketing Digital (e não somente o digital) da Coca-Cola consegue te cercar por diversos pontos que, se você reparar direitinho, nada mais são do que estratégias de Marketing aplicadas em ambientes digitais (Marketing Digital).

Para finalizar esse post sobre o Marketing Digital da Coca-Cola, gostaria de destacar a aba "125 Years", uma espécie de agradecimento ao público e que contem algumas ações realizadas pela Coca-Cola como forma de agradecimento. E, para finalizar de vez, este video que está, logicamente, no Youtube, mostrando a "ligação" entre as redes e ações! ;)

Coca-Cola 125 Aniversario





Nenhum comentário:

Postar um comentário