sexta-feira, 24 de junho de 2011

Comerciais da Nissan: O que podemos extrair?

Os comerciais da Nissan, até o lançamento do Comercial Nissan Livina Banido em que eles provocam os concorrentes por ter desbancado os produtos da categoria, não tinham muita expressão. Como ainda era de se esperar, o comercial foi retirado do ar, ficando apenas 1 final de semana, e eles já estavam com o "pedido de desculpas" pronto.

Esse comercial da Nissan causou um tremendo alvoroço não somente nas mídias sociais, como em todo o ambiente Offline. Opiniões divergiam e a Nissan sempre estava no meio das discussões sobre comerciais/propagandas. A Nissan teve a coragem de fazer o que já fazem lá fora e que, no Brasil, tem um "paradigma" de não aceitar muito bem os "comerciais comparativos", ficando sempre do lado do atacado. Não foi o que eu vi, principalmente no ambiente mais jovem (novos consumidores) e, sem pesquisas mais aprofundadas, vejo que a Nissan subiu bastante em imagem, não adquirindo uma imagem negativa (para muitos).

Seria mesmo verdade que o brasileiro não aceita muito bem a propaganda comparativa?

Pouco tempo depois, veio o comercial do Nissan Frontier com o Railuque e Maloque (Agroboys), tirando sarro dos "Cowboys de Playground", reforçando a mensagem que o carro mais forte é o deles. Mais um ataque direto aos concorrentes. Após o comercial do Railuque e Maloque apareceu um video na internet (não vi o comercial em mídias tradicionais) pedindo mais uma vez desculpas por possuírem um produto melhor:

Comercial da Nissan Frontier - Choro - Se eu sou mais forte, o que posso fazer?


A verdade é que a internet possibilitou uma difusão gigantesta da comunicação da Nissan. O público mais jovem (e os mais velhos também) estão em peso na internet e é exatamente na grande rede que comentam sobre tudo! Na internet também tem o fato de tudo que se publica, fica! Dessa forma não adianta os concorrentes "chorarem" solicitando a retirada de nada do ar pois a gozação (que o brasileiro tanto adora) já se alastrou como um rastro de pólvora. Mais uma vez a prova concreta que o vídeo é uma das principais mídias virais e, sem dúvidas, o melhor lugar para hospedar seu vídeo é no Youtube.

Continuando a "série de ataques", a Nissan lança o clip Rappers, dando um murro no queixo da Ford e, se duvidar, foi um dos comerciais da Nissan mais polêmicos. Só faltaram chamar a Ford de "ladões descarados". Esse comercial, na minha opinião foi o mais apelativo. Se tivesse que manchar de vez a marca, o comercial Rappers da Nissan seria o prato cheio. Vocês acham que isso aconteceu? Na minha opinião, NÃO! Só atissaram mais os comentários nas redes (on e off) e, sem dúvidas, a raiva dos concorrente.

Comercial Nissan Tiida - Rappers 2011


Daí pra frente, ela ganhou a imagem de "gerrilheira", então começou a aliviar um pouco mais... Chegou o comercial "brincando" com o fato dos concorrentes estarem morrendo de raiva. Veio a oportunidade de lançar um mesmo mote para os comerciais do Livina, Tiida e Sentra, o Engessados.

Comercial Nissan Livina Engessados


Comercial Nissan Tiida Engessados


Comercial Nissan Sentra Engessados


Comerciais com bastante humor e que representa bastante as cacetadas que a Nissan recebeu durante todos os comerciais que lançou desde o comercial banido do Livina em que os engenheiros das concorrentes são feitos de alvo. Agora eu pergunto: E se a Nissan não estivesse nas mídias sociais? Como eles iriam estar atentos ao que está acontecendo e como construir uma comunicação para se proteger de todos os ataques que começaram a sofrer? Reparem que a Nissan usou, de fato, técnicas de guerrilha: atacar de um lado, se protegendo do outro e contra atacando de forma rápida. Sim, a internet te possibilita fazer isso. Se fosse depender somente das mídias tradicionais, certamente até eles conseguirem reverter o quadro, a imagem negativa que iriam impôr iria influenciar muito, tornando praticamente impossível reverter o quadro.

Depois de tanto alvoroço nas redes, a Nissan não parou de fazer menções à concorrência, mas dessa vez sem direcionar para os produtos alheio, focando apenas o seu produto. Foi o caso do comercial "Gigantes e Formiguinhas" do Nissan Livina. Não fez tanto barulho assim mas, depois de tanta zuada, melhor um pouco de calmaria, correto?

Nissan Livina - Gigante e formiguinhas


Eu, particularmente, achei esse comercial muito tosco. Ridículo, para falar a verdade... Mas, e o "Funk das Formigas"? huauhauhauhauhauh... Repare que durante o comercial da Nissan Gigante e Formigas, tem um "alvo" para você clicar e assistir o vídeo abaixo:

Funk das Formigas


Para finalizar, o comercial mais atual da Nissan, o Contorcionaistas. Esse, nem menciona os concorrentes, mas não perde o humor. Agora, vale um comentário: Eu não fui o único que senti falta das alfinetadas nas concorrentes, viu? ;D

Comercial Nissan - Contorcionistas


Então, o que podermos extrair dessa atitude da Nissan:

01) Brasileiros gostam sim de comerciais comparativos e "apelativos", desde que tenha pitadas de humor e toda uma "cobertura" por trás. O que na verdade acontece, em minha opinião, é que o brasileiro é muito "influenciável" e, desta forma, ao ser "bombardeado" por comentários negativos, tende a pegar o bonde.
02) É extremamente necessário ter um suporte nas mídias sociais pois é nesse espaço que as pessoas comentam suas impressões. Sendo negativa (ou tendendo para o negativo) você pode agir e reverter a situação.
03) A melhor plataforma de vídeos para a viralização de conteúdo é o Youtube. Isso é mais que fato! Não apenas por ser o segundo maior buscador do mundo, mas pelo fato dele te dar diversas possibilidades e, principalmente, facilidade de distribuição.


O você? O que acha? Gosta da Nissan ou acha ela uma "playboyzinha fazendo barulho e tirando onda"?




Nenhum comentário:

Postar um comentário