quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Facebook - O que engaja o Usuário?

O Facebook é, sem dúvidas, a ferramenta de mídia social da vez para a maioria das empresas. Para potencializar o seu uso, a busca pelo engajamento é de suma importância. De nada adianta você estar presente no Facebook (perfil ou fanpage), se você não consegue um engajamento satisfatório, que faça sua marca rodar a mídia social. Então, para isso é preciso estar antenado não somente nas estratégias para as mídias sociais, como, principalmente, no que o usuário está mais receptivo.

Recentemente saiu um gráfico elborado pela GraphMonitor contendo algumas curiosidades sobre as marcas no Facebook em 2011. Claro que esse gráfico é para facilitar seu insight, o que deve determinar qual conteúdo que deve ser postado, é seu monitoramento e entendimento do seu público, planejando e otimizando sua atuação no Facebook.

Confiram o Infográfico "Curiosidades de 2011 sobre o Facebook Brasil":

marcas com mais like e comentarios no facebook
Reparem nessa parte que as duas marcas mais likes e comentários tem uma razão de ser. Razão essa que é justificada nas partes abaixo. Gostaria de expôr duas observações:
a) BrahmaFla - Time de maior torcida no Brasil e com tema de paixão nacional, o futebol. Foi notório o engajamento no Facebook durante o campeonato brasileiro.
b) Guaraná Antártica - Se não é a maior, está entre as 3 maiores fanpages do Brasil. Além de estar fazendo um trabalho muito bom no Facebook.

marcas que mais atualizaram seu facebook
Não necessariamente quem atualiza mais é quem mais tem likes e comentários. O mais importante é saber o que seu público está mais receptivo.

conteúdos que receberam maior número de comentários
Riachuello foi a marca que obteve maior número de comentários em uma única postagem. Reparem que atingiram certinho utilizando uma promoção e fazendo uma pergunta surpresa. Melhor, exclusiva para o Facebook. Melhor ainda, usuários que estão mais conectados ao Facebook tem maior vantagem. Isso faz com que as pessoas fiquem mais atentas ao que você tem a dizer.

A loja Reserva brincou com o seus fãs, colocando conteúdo relevante para eles e não necessariamente ligado à moda. Detalhe, isso é muito bom pois faz a pessoa participar de suas postagens e pode fazer você aparecer nas "Principais Histórias" quando seus fãs logarem.

comentarios que receberam maior numero de comentarios e like

A Trident tem um dos melhores trabalhos de engajamento no Facebook, em minha opinião. Eles vivem "brincando" (no bom sentido) com seus fãs. Uma brincadeira simples, um desafio (brasileiro adora desafios). A premiação? NADA, só diversão! ;)

A BrahmaFla simplesmente tocou numa das coisas que mais geram engajamento. O SENTIMENTO. Que torcedor não é apaixonado pelo seu clube? E mais, que torcedor não gosta de sacanear a torcida rival? Olha o resultado ai! As duas postagens que mais receberam likes são deles! ;)

Já o Guaraná Antartica fez um comentário sobre amizade. Essa postagem talvez não tivesse tanto engajamento se não fosse o "call to action" (dê um curtir se...). A postagem também lidou com uma coisa que o brasileiro preza muito, as amizades.

Então... Já começou a estudar seu público para saber o que postar para eles? A dica é: Pense no seu fã/seguidor, não em si. Quem faz a marca é seu público e não você! E a maior tendência (já atual) é que o usuário que leva sua mensagem e não mais, somente, o veículo.

Alguém tem algo para contribuir? ;D



2 comentários:

  1. Grande Fernando como sempre um post bacana.
    Por algum motivo Fernando, só se fala das marcas "famosas" toda vez que qualquer veículo vai falar sobre marketing no Facebook.
    Tenho um cliente, a MyGloss (https://www.facebook.com/eusoumygloss) que bate muitos destas empresas que sempre são citadas.. onde um simples "Bom dia" tem 1.000 likes.
    Se formos falar em ROI então, o gasto é mínimo comparado a estas marcas e o resultado é bem maior.
    Não é uma empresa gigante. Não é uma empresa centenária (apenas 8 meses de vida).E como tu falou, o que vale é conhecer seu público e explorar bem isso.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Cara... Isso é mais que verdade... Parabéns pelo trabalho! Muito bacana e, não precisa nem dizer, certinho. Conhecer o público e falar do que é interessante para eles. Perfeito! ;)

    ResponderExcluir