sábado, 24 de dezembro de 2011

Estratégias para Mídias Sociais | Os 7 R's

1.Relevância | 2.Responsabilidade | 3.Relacionamento | 4.Readaptação | 5.Reputação | 6.Referência | 7.Resultado



A um bom tempo que eu não pego um post e copio. Mas a postagem "Os 7 Rs para uma estratégia empresarial nas mídias sociais" do Blog Midia8 está muito bem bem elaborada, com links que direcionam para um conteúdo muito interessante.

Não gosto muito dessas "sequências de letrinhas" para estratégias, embora concorde completamente que é didático e facilita "decorar", mas vale a pena prestar atenção na estratégia para mídias sociais que denominaram de 7 R's.

Irei destacar (e comentar) alguns pontos que ainda sinto muita falta ou que os responsáveis pelas estratégias de mídias sociais das empresas tem falhado um pouco. Meus comentários estarão marcados de Azul.

1. R de relevância

Sua empresa deve ter em mente que estar presente nas redes sociais significa, em suma, ter algo relevante para dizer. Sua companhia tem algo que possa contribuir para com seus clientes, consumidores ou demais usuários? Saber exatamente os motivos que levaram sua empresa a se interessar por esses canais é de fundamental importância.

Procure analisar com cuidado os motivos que estão por trás dessa nova investida empresarial. Ser apenas mais uma empresa disparando conteúdo automático é tudo de que as redes sociais não precisam. Tenha foco, trace seus objetivos com o máximo de atenção e jamais queria fazer algo só porque os concorrentes estão fazendo. É relevante para sua empresa e para seus consumidores entrar nesses meios? Então comece já.

- Sinto muita falta ainda de colocar o consumidor (cliente) em foco. As empresas ainda pensam muito em si e não no que é relevante para o CLIENTE. Obviamente sua empresa TEM que comunicar sobre seus produtos, serviços, prêmios, etc. O problema é que além desse conteúdo, as empresas precisam saber o que atrai a atenção do consumidor (cliente) para mantê-lo atento ao que você tem a dizer. Dê conteúdo que ele se interesse, mesmo que APARENTEMENTE seja inútil para sua empresa. Você estará prendendo a atenção do seu cliente com esse conteúdo, que a princípio não é importante para sua empresa, para quando você for falar alguma coisa de si, eles estarem mais propícios a receber sua mensagem.

2. R de responsabilidade

Responsabilidade, nesse contexto, remete a algo como compromisso. O compromisso é um contrato de fidelidade que a sua empresa irá estabelecer com seu público e, principalmente, com ela mesma. A partir do momento que você tem uma estratégia para mídias sociais toda delineada porém peca na falta de contexto, foco ou ausência de atualizações nesses canais, você não está sendo responsável nem com seus clientes e muito menos com a sua própria empresa.

Saiba que não é barato trabalhar nessas mídias, nem mesmo algo fácil, onde "qualquer profissional" possa exercer essa função. Profissionalismo, compromisso, responsabilidade e atuação presencial fazem toda a diferença. Se a sua participação nesses meios é relevante e é possível trabalhar com eles de maneira responsável, continue desenhando suas ações.

- "Eu contrato um estagiário e ele faz esse trabalho por 600 conto". Quem que trabalha com mídias sociais e nunca ouviu isso? O trabalho nas mídias sociais é de extrema responsabilidade! Você "atualizar loucamente" seus canais de relacionamento não é trabalhar nas mídias sociais. No máximo você estará fazendo sua presença online (de forma chata). Trabalhar de forma profissional nas mídias sociais tem todo um trabalho de inteligência por trás como: Analisar público, ambientes, linguagem, conteúdo, dentre diversos outros pontos que estão na base do Marketing. Se seu estagiário é capaz de fazer tudo isso, levante as mãos para os céus e agradeça por ele estar aceitando ser "apenas um estagiário"...

3. R de relacionamento

A relação entre o relacionamento e a responsabilidade deve andar sempre de maneira saudável. Sua empresa só será responsável em uma estratégia de mídias sociais se ela trabalhar de maneira eficiente o relacionamento com seu público, e ela só terá um relacionamento concreto e solidificado se agir com responsabilidade em suas ações.

O relacionamento deve ser construído em longo prazo, mas trabalhado diariamente e com manutenção praticamente em tempo real. Uma relação sólida entre clientes e empresas nas redes sociais só é real e duradoura quando esse relacionamento é construído passo a passo, dia a dia, mas de uma maneira que seu tempo de atuação seja o mais longo possível. Com relevância, responsabilidade e relacionamento diário sua empresa pode dar continuidade no processo de adoção de mídias sociais.

- "Coloca uma promoção valendo 'alguma coisa' para bombar minhas mídias sociais". Eu chamo isso de relacionamento de interesse material. Você se relacionaria de forma sincera com alguém que só queira seus objetos de valor, seu dinheiro? Então porque você quer que seu cliente fique preso a você somente pelas promoções? NÃO SOU CONTRA AS PROMOÇÕES! Muito pelo contrário. Acho que elas devem sim ser utilizadas para atrair seu cliente para o seu espaço. Mas seu cliente, quando chegar em seu espaço, deve ter algo interessante para que ele continue contigo sem a necessidade de estar sempre com promoções.

4. R de readaptação

Esse R é um dos mais importantes da lista. Caso sua empresa falhe em alguns dos itens anteriores, é hora de sentar e rever todo o planejamento até então colocado em prática. Saber que algo vai errado é de suma importância, mas saber identificar que algo vai errado e ter a consciência de que é preciso reformulado algum ponto é mais importante ainda.

De maneira mais específica, há muitos pontos em que sua empresa pode evitar o erro nas mídias sociais. A readaptação requer, acima de tudo, controle e maturidade suficientes para ser exercida. Nenhuma empresa no planeta é isenta de erros. A diferença se dá nas empresas que sabem quando algo está errado e decidem mudá-lo. A sua empresa tem essa capacidade? Caso a resposta seja negativa, as mídias sociais podem ser uma trilha bem perigosa.

- Para esse "R" apenas um comentário: Sua empresa deve se desprender um pouco da visão tradicional de só querer impactar pessoas em volume. Dar tiro de canhão para acertar uma formiga. Ainda vejo que dão muito valor ao "poder de impacto" do que a resposta de tal impacto (isso nas mídias sociais). De nada adianta você ter uma "metralhadora" que pode atingir 1 milhão de pessoas se você "atira" na direção errada.

5. R de reputação

Uma das coisas mais importantes em uma estratégia empresarial para mídias sociais é focar de maneira eficiente os objetivos. Para isso basta analisar e estudar exaustivamente os possíveis cenários que sua empresa pode encontrar, possibilitando que você trace com mais precisão aqueles pontos que pretende atingir. Dentre esses pontos deve constar um dos itens mais importantes atualmente para uma empresa: a reputação.

Reputação é uma valor intangível que a sua empresa conquista depois de muito trabalho, manutenção e, é claro, bons serviços e produtos oferecidos. Empresas com renome internacional são reconhecidas muitas vezes não pelos produtos que vendem, mas pela reputação impecável que possuem, seja no quesito qualidade, atendimento ou prestígio. Ao almejar e conquistar certa reputação, sua empresa está mais suscetível a erros e deslizes, porém está ainda mais perto do próximo item, que é algo positivo.

6. R de referência

Mais importante do que uma reputação, que é quando a marca atinge alto nível de maturidade nas mídias sociais, é a sua empresa se tornar referência no segmento que atua. Diversas marcas asiáticas conquistaram esse item por prestarem um excelente serviço antes, durante e depois da venda. No nosso caso, tornar-se referência é ser indicado como uma empresa que está fazendo a coisa certa.

No mercado de comunicação, por exemplo, isso é facilmente detectado. Há portais, sites e blogs que se tornaram referência em determinados assuntos, mesmo não possuindo índices altíssimos de visitas. Ao construírem certa reputação, tais páginas foram obrigadas a trabalhar de maneira mais árdua em suas imagens, pois a referência surge quase que subsequente ao estabelecimento de uma boa reputação.

7. R de resultado

Por fim e não menos importante nós temos o R de resultado. O resultado engloba todas as atividades que dão crédito às suas estratégias, como os objetivos alcançados, os itens reformulados, os clientes e consumidores conquistados e os mantidos, assim como todo o aprendizado possível de ser adquirido com esse trabalho.

- Os 3 últimos "R's" dispensam comentários. Apenas o 7º R que precisa de uma ressalva. O resultado tem que ser de acordo com o que você espera. Obvio, né? Chega até ser "tosco" eu falar isso... Mas o problema é que muitas vezes querem um resultado que somente as mídias sociais não vão trazer por ser uma ferramenta com características particulares. Determine objetivos e trace metas. Identifique as estratégias e táticas mais adequadas ao seu objetivo. Mídias Sociais podem te realizar? Reflita...

Apesar de ter muita coisa errada, sinto sim uma melhora considerável, de forma geral. Ainda precisAMOS melhorar bastante e afiar mais conceitos. Precisamos entender, também, que o Marketing Digital não é um gênio da lâmpada que resolverá todos os seus problemas. A maior parte dos problemas e da ineficiência de diversas ações de Marketing Digital, principalmente usando mídias sociais, está na estruturação inadequada. O problema é de base. Repetindo o que disse algumas linhas atrás: "De nada adianta você ter uma arma potente se não sabe como utilizá-la".

Qual a sua opinião? :)



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