quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Nossas Imbecis Crianças

O ataque aos publicitários/marketeiros/empresários/etc/etc/etc por causa do que chamam de "publicidade infantil" vem de muito tempo. Interessante que a décadas o discurso é mesmo e não evolui com o pensamento da sociedade. Não evolui com o desenvolvimento mais rápido devido a grande quantidade de informação que estamos imersos. A quase 1 ano eu publiquei aqui no blog links que falam de pesquisas que mostram que as crianças não estão mais tão bobas, que as crianças conseguem discernir propaganda de realidade. As crianças conseguem identificar que os comerciais, ou melhor dizendo, "propaganda infantil" está ali para VENDER.

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Tive acesso ao documentário "Criança, A Alma do Negócio", exibido nesta postagem, a algum tempo mas resolvi postá-lo hoje, dia das crianças, talvez para defendê-las dessa maneira que os tratam. "Nossas Imbecis Crianças" estão bem espertinhas hoje em dia, e isso é ruim? É ruim se desenvolver? É ruim crescer? E não me venham com o papo de que tudo isso está acontecendo "precocemente". Quem sou eu, quem é você, para dizer quando e como um ser humano deve se desenvolver?

Do vídeo, gostaria de falar sobre muita coisa relacionada à publicidade infantil. Contudo, a postagem iria ficar grande demais e, também, iria tocar em pontos que muitos já estão carecas de saber. Engraçado como eles criticam o uso de crianças para "comover os pais a comprarem certos produtos do capitalismo selvagem e bilionário" e fazem uso das mesmas para comover as pessoas de como elas são idiotas e indefesas.

O documentário tem quase 50min. Vale muito a pena ver. Não é porque não concordo com muita coisa (quase tudo) que foi dito que vou dizer para não assistir. É bom para termos uma visão crítica. Após o documentário, as minhas observações e opinião. Fiquem inteiramente a vontade de debater, adoro mudar de opinião e ser uma "metamorfose ambulante". ;)

Documentário "Criança, A Alma do Negócio"




Logo no iniciozinho aparecem essas observações:

- 80% da influência de compra em uma casa vem das crianças (uma pesquisa de 2003)
- Sentimento de culpa dos pais: "Pai e mãe só falam com a criança à noite e finais de semana e a publicidade fala com a criança o tempo inteiro.
- Desejo implantado e não desejo real
- As crianças estão atrás de algo que os objetos não vão dar. O que vai dar é o afeto, relação de amizade e companheirismo.

Agora eu pergunto o porque disso. É culpa da publicidade ou dos pais que não têm mais a capacidade de educar seus filhos? É culpa da publicidade ou dos pais que estão trabalhando o dia inteiro nessas empresas que PRECISAM FAZER PUBLICIDADE para poder mantê-los empregados, trabalhando? Os pais não tem mais voz? Desde que o mundo é mundo, as crianças querem "tudo". Tudo que ache que pode ser legal, elas vão querer. Cabe aos pais educarem e imporem LIMITES. E dizer que ele se torna vilão e a propaganda o mocinho é "mimimi".

Outra coisa é o "desejo implantado"... Eu pergunto qual desejo que não é implantado (ativado)? Até o desejo de brincar de "pega-pega" é implantado (ativado). O desejo de sair pra trepar em árvore, é implantado(ativado). Mas, porque esses "desejos saudáveis" não são implantados (ativados)? Porque não tem quem os plante (ative). Os pais, que deveriam fazê-lo, estão ocupados demais para educar seus filhos... (Obs: Mais pro final da postagem, está explicado porque acho que a palavra certa, nessa ocasião, é ativado e não implantado.)




- As crianças ganham uma coisa e logo depois pedem outra, porque isso simbolicamente não é o que elas estão precisando

Claro! O que elas precisam, os pais não estão podendo dar. Não. Não é o brinquedo da moda nem a sandalinha da propaganda. Elas precisam de carinho, atenção, brincar com os pais, aprender com os pais.

- Antes para ser aceito no grupo, precisava de uma habilidade especial como contar piada, jogar "queimada", etc.
- As crianças se diferenciavam por onde moravam (??), pelo que os pais ajudavam para confeccionar a festa. Hoje em dia a maioria das festas são em buffet, então as crianças se diferenciam pelo que tem, pelo que estão vestindo, etc. (ver depoimento em 18:30 no vídeo)

Um depoimento entre 21:25 e 22:50 do vídeo fala sobre os pais "empurrando responsabilidades" para a empregada, para babá, para creche. Bem sabiamente, ela fala: "Criança cresce com o contato com a realidade, com a frustração, com o não, com o não pode". Seria por isso que muitas das nossas crianças estão bem espertinhas hoje em dia? HeHeHe...

- Crianças Viciadas em Televisão

Porque disso? Não seria porque, com o mundo de hoje, os pais prendem os filhos, desde o princípio, dentro de suas casas e não os deixam brincar na rua para não se machucarem? As crianças, ao mesmo tempo que cresce "espertinhas para o consumo", estão idiotas de tanto medo do mundo pois os pais as prendem em casa. A criança cresce com os pais colocando-as em frente a televisão para poderem trabalhar e/ou descansar. Dessa forma, como é que não querem que a criança cresça viciada em TV e/ou Internet? Como quer que elas não prefiram a TV e a Internet a saírem para brincar?

- Comportamente em Relação à Produção para beleza.
- Criança de 4 anos fazendo cabelo
- Criança de 3 anos usando batom
- Crianças a partir de 4 anos toda maquiada

Isso foi relatado no minuto 27. Gente.. Criança de 4 anos quer fazer cabelo? Ou será que a mãe (e pai) dessas "criaturinhas" que colocam elas para fazerem isso e aparecer "bonitinhas", uma "princesinha", "toda arrumadinha" e "fofinha", "uma mocinha", "um principezinho".




- A boneca antigamente era um processo de maternagem. Hoje é projeção
- Comerciais que fazem uso da mulher como objeto sexual

Bom... Penso que isso, novamente, é culpa dos pais. Criança "repete" muito o que vê no seu dia-a-dia. A nossa sociedade hoje em dia não permite que a mulher (ou o homem) fique em casa para cuidar dos filhos, levar para brincar no play com outras crianças ou até mesmo os próprios pais brincarem com suas crianças. Então as crianças ficam enclausuradas, na idade em que deveriam estar "correndo por ai". A culpa é da propaganda? A menina, aproveitando o exemplo da boneca, deve ser criada para ser mamãe, apenas?

- O documentário "Criança, A Alma do Negócio" mostra crianças que não sabem o nome de alimentos saudáveis no minuto 34.

Agora eu pergunto... QUEM É QUE FAZ COMERCIAL DE PRODUTOS SAUDÁVEIS?!! Quem é que faz programas de televisão ensinando isso para as crianças? Os pais mostram esses alimentos para suas crianças no dia-a-dia? Os pais, quando levam as crianças para o supermercado, mostram esses alimentos para as mesmas? Ah, não! Querem que a propaganda faça isso... Entendi! (Y)

- O documentário desce o pau no Conar

O Conar é um orgão REFERÊNCIA NO MUNDO!! O fato de ser privado, desabona o orgão? É isso? Olha... Eu por diversas vezes já deesci madeira no Conar por umas coisas que vetaram, mas negá-lo e dizer que por ser um orgão privado e formado por publicitários e, por conta disso, visam atender somente os interesses do consumo é ter uma visão um tanto limitada e pouco conhecimento de causa.

- A criança está sendo estimulada a não se preocupar com o meio ambiente (45min)

Peraí! As crianças estão bem espertinhas em relação ao meio ambiente. E são os mais jovens que de fato se preocupam com os mesmos, viu? É bom rever essa afirmação ai.

Só para deixar CLARO, não sou contra as regulamentações e que o estado comece a intervir DE FORMA ÉTICA E SEM CENSURA. Só não aceito querer culpar a propaganda por todos os males da sociedade. Culpar a propaganda é muito conveniente e fácil. Culpar "o sistema" também é "mamão com açúcar". Difícil é olhar pro próprio rabo e/ou brigar com um sistema mais complexo. Difícil é lutar contra os "próprios desejos de consumo" e colocar a culpa na propaganda. Dizer que a propaganda implanta desejos é muito leviano. Os desejos já existem, a propaganda faz uso deles para vender e girar a roda da economia. O sistema, na real, é inverso ao que estão querendo "implantar".

Se propaganda, publicidade, marketing e seja lá o que for consegue implantar desejos, porque publicidade contra as drogas não funcionam como deseja o governo? Porque propaganda contra a violência no trânsito também não dá tão certo quanto desejam? Porque uma publicidade para uma vida saudável não dá tão certo quanto desejam? É tudo propaganda. E digo, propagandas realizada por agências bastante competentes.

Porque agora campanhas em pró do meio ambiente começaram a dar certo? Sinto dizer, mas não foi porque conseguiram "implantar" esse desejo. Conseguiram porque mudaram a maneira de fazer. Identificaram um "desejo" que responde a esse fim e começaram a trabalhá-lo.

Em fim, é isso que eu penso em relação a esse tema "Criança, A Alma do Negócio", a "propaganda infantil" e não digo que estou certo. Mas, se eu estiver errado, vamos debater, conversar.

"Não tenho vergonha de mudar de opinião porque não tenho vergonha de pensar" e estou aqui para aprender o tempo todo! :)



Um comentário:

  1. Infelizmente não temos muito o que debater porque concordo plenamente com o que você diz! Este documentário menospreza a capacidade de uma criança, que se bem preparada, sabe lidar com qualquer situação.

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