segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Propaganda Corinthians - Ideia Boa, Execução Ruim

Para promover a loja "Poderoso Timão", oficial do Corinthians, o departamento de Marketing teve uma boa ideia: Utilizar sósias de estrelas rivais para alfinetar.

Quem me acompanha sabe que eu defendo com unhas e dentes a propaganda provocativa, desde que seja uma provocação sadia e verdadeira. Questiono bastante o que algumas pesquisas do século 15 falam em relação ao brasileiro ser "resistente" tal tipo de propaganda. Questiono o fato de o consumidor estar mais maduro que as empresas para tratar desse tema. Questiono o fato ainda do medo das empresas de disputarem através de provocações a atenção do consumidor. Seria por causa da qualidade de vários produtos? Produtos medianos, com diversas fragilidades? Enfim...

Vejam as propagandas e, após esse ataque aos nossos olhos e tempo, irei dar minha opinião:

Rede Poderoso Timão - Aqui é Corinthians (com sósia de Kaká)


Rede Poderoso Timão - Aqui é Corinthians (com sósia de Neymar)


Não vamos aqui discutir orçamento, ok? Sei que orçamento é um fator importantíssimo para uma boa produção mas, convenhamos, dinheiro e parceiros é o que não faltam para o Corinthians fazer uma produção melhor!

Uma produção TERRÍVEL, digna de piada para veiculação. Não estou em São Paulo e não sei onde "isso" foi veiculado, ou se rodou apenas na TV do Corinthians e na internet. O fato é que poderiam ter explorado muito mais a ideia que foi bastante interessante e utiliza um dos fatores mais interessante das torcidas e do futebol: A provocação.

Quem é torcedor sabe o quanto é gostoso provocar a outra torcida, desde que essa provocação não seja violenta. A propaganda utilizando os sósias de Kaká e Neymar causa impacto para quem ver o comercial pela primeira vez e retém a atenção do público para ver o que vai acontecer. Uma produção horrorosa (e não honrosa) matou a boa impressão que a propaganda poderia deixar.

Tá... Torcedor é um bicho engraçado. Vai gostar do comercial de qualquer jeito! Afinal, a provocação é o que há de mais "legal" no futebol e é bom sacanear os rivais. Mas e os "neutros"? Aqueles que não sabem para quem torce ou os "vira-casaca"?

Uns dos objetivos do marketing esportivo é promover o clube para: 01) vender mais produtos oficiais; 02) estimular a torcida a frequentar mais os estádios e aumentar a receita de ingressos; 03) adquirir mais torcedores para estes comprarem os produtos oficiais e irem ao estádio.

Nem vou dizer onde está o pecado... E você, o que achou?



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