terça-feira, 23 de agosto de 2011

Marketing: Silvio Santos fala nos 30 anos do SBT

Saindo um pouquinho do Marketing Digital, ou melhor, do Marketing em Ambientes Digitais, vi um "discurso" (não sei bem se é um discurso, né?) do empresário e apresentador Silvio Santos na festa de comemoração dos 30 anos do SBT e gostaria de compartilhar com você.

É praticamente impossível falar de empreendedorismo no Brasil e não passar pela cabeça a figura de Silvio Santos: Um jovem que começou a vida como camelô, aos 14 anos, e hoje é um grande empresário (mesmo depois de ter recebido umas porradas da vida recentemente).

No discurso abaixo, ele fala coisas interessantes, espécie de dicas, que valem a pena anotar:

- Não se preocupar com elogios e críticas, desde que a gente acredite no negócio

- Em qualquer mercado em que você não seja o líder, e não possa concorrer agora com ele, não bata de frente. É importante ter o pé no chão. Resumindo, deixar a vaidade de lado e administrar sua empresa com o pé no chão.

- Só não alcança o objetivo quem quer dar o passo maior que as pernas. Só não alcança os objetivos quem acha que as coisas são fáceis. As coisas são difíceis, então desconfie se num primeiro momento as coisas parecerem fáceis.



Agora, se você quer entender porque as pessoas (funcionários) amam onde trabalham e têm o "chefe" como ídolo, vejam esses dois vídeos que mostram Silvio Santos falando para os funcionários na festa de comemoração dos 30 anos do SBT.

Parte 1 - http://bit.ly/qsS3fD
PArte 2 - http://bit.ly/plv5m3 (essa parte contém o mesmo discurso do primeiro vídeo)

Podemos resumir tudo isso ai em uma simples palavras: GENTE. "Fazer Marketing" (odeio esse termo) é conhecer GENTE! Tomando como exemplo o que Silvio Santos disse, as pessoas (gente) não vão abandonar a Globo, não adianta você tentar influenciar "natoralmente" as pessoas a te assistirem. Você pode fazer com que elas até prestem um pouco de atenção em você em determinados momentos, mas se elas possuem o hábito (e cultura) de deixar a televisão ligada na Globo (mesmo que não esteja assistindo), você não vai mudar isso fazendo barulho. Um jogo de futebol, faz barulho. Um reality show, faz barulho. Uma matéria sensacionalista, faz barulho. A atenção muda o foco por um curto período, mas depois ela volta para a cultura (hábito).

Pé no chão e atenção no coração/intuição! ;)
Ah! E quando você puder dar entrevista com um shortinho rosa, não esqueça dos amigos, ok?! uhahuahuahuahuahua



Nenhum comentário:

Postar um comentário