quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Marketing em Mídias Sociais - Algumas "Leis"

O Marketing em Mídias Sociais já deixou de ser uma especulação e passou a ser uma OBRIGAÇÃO. Obrigação pelo fato que toda e qualquer empresa pretende realizar ações de Marketing em Ambientes Digitais e as mídias sociais acabam sendo as primeiras ferramentas do Marketing Digital que pensam.

marketing em mídias sociais

E porque as mídias sociais atraem tanta atenção?

Infelizmente não é pelo potencial delas (ainda), mas sim por atualmente muitos estarem falando e os números que mais enchem os olhos dos clientes (marcas) são os que mostram que as mídias sociais possuem 1milhão de porcento da população mundial. Sendo que o dobro disso está na rede social A, o triplo na B e mais de dez vezes desse valor acessam blogs e compartilham tal conteúdo.

Resumindo, veêm uma grande MASSA nas Mídias Sociais e pensam em fazer o "Marketing Digital", aplicando muitas vezes técnicas do Marketing Tradicional.

Deixando um pouco o "mimimi" de lado, li recentemente no Blog do E-Commerce um post que fala sobre as 10 Leis do Marketing nas Mídias Sociais e gostaria de comentá-las aqui, além de compartilhar contigo. São elas:

01) Escutar
02) Foco
03) Qualidade
04) Paciência
05) Composição
06) Influência
07) Valor
08) Reconhecimento
09) Acessibilidade
10) Reciprocidade

As "leis" acima, eu vou separar em grupos para facilitar um pouco o entendimento.

[Pesquisa para Marketing nas Mídias Sociais]

pesquisa em marketing digital
Esse é o primeiro grupo e o ponta-pé inicial. A "Lei do Escutar" (1) nada mais é do que você saber qual linguagem utilizar com seu público e quais os seus interesses. Você vai estudar os ambientes (redes sociais) que mais satisfazem suas necessidades e orçamento sendo que, normalmente, as que mais satisfazem são aquelas que tem mais gente DO SEU INTERESSE inserida. Não se atenha a números absolutos, não é porque o Orkut possui o maior número de usuários ou o fato do Facebook ser uma tendência que seu cliente está lá. Identificando onde seu cliente está, o que ele faz e sobre o que ele conversa? Quem ele influencia e por quem ele é influenciado? Dessa forma você vai cumprir a "Lei da Influência" (6). Descobrindo os influenciadores, você vai trabalhar em cima deles com maior dedicação.

[Planejamento para Marketing nas Mídias Sociais]

planejamento em marketing digital
Esse segundo grupo representa a segunda etapa. A "Lei do Foco" (2) você vai tomar como base as pesquisas. Focar nos influenciadores e em assuntos que eles estejam interessados. A "Lei do Valor" (7) também será pautada nas pesquisas, você só vai adicionar valor a sua conversa se souber o que seu cliente dá valor. Se sua conversa não tiver valor algum, você vai gritar, berrar, esperniar e eles não vão te escutar, tem coisa muito mais interessante para ver no Youtube ou num blog de humor do que ver você vendendo seus produtos os quais você dá uma opinião bastante suspeita.

Eu sei que o seu produto é o melhor do mercado, mas seu cliente não acredita muito nisso. Seu cliente acredita nos "amigos" deles e não em você. Por isso você deve criar um relacionamento (próximo grupo) com ele. Esse relacionamento só será criado se você planejar bem e der para ele a certeza que não vai ser abandonado, ou seja, a "Lei da Acessibilidade" (9). Vai publicar conteúdo interessante para ele e não vai deixá-lo na mão quando ele precisar. Como você é profissional, vai planejar esse conteúdo que vai publicar, tomando como base a pesquisa (tá dando para perceber que a pesquisa prévia é importantíssima, né?)

[Monitoramento para Marketing nas Mídias Sociais]

monitoramento em marketing digital
Esse terceiro grupo é baseado em RELACIONAMENTO nas Mídias Sociais, ou seja, ação. Atuação. A "Lei do Reconhecimento" (8) é o relacionamento em si. É você responder as dúvidas, resolver os problemas, reconhecer quando seu cliente lhe elogia (e, porque não, critica), reconhecer seus principais clientes (os influenciadores, lembra da pesquisa?), enfim reconhecer, relacionar-se. Você reconhece seus "amigos" nas suas redes sociais, correto? Seu cliente é seu "amigo".

Uma maneira de mostrar ao seu cliente que você está reconhecendo a atuação e a importância dele, é fazendo uso da "Lei da Reciprocidade" (10). Se ele publicar um conteúdo interessante, porque não conversar com ele? O conteúdo não tem a ver com seu negócio? Qual o problema de "quebrar o gelo" com ele e os demais seguidores publicando algo interessante? Só tome cuidado esse "algo interessante" tem que ser para seus seguidores e não para VOCÊ. A "Lei da Reciprocidade" fala também de você publicar conteúdo de terceiros (sites, blogs, fóruns, vídeos, etc). Se o conteúdo é interessante, ele tem algum interesse em comum com você (e seus seguidores) correto? Não se esqueça que SEMPRE terá uma pessoa por trás das publicações! ;)

[Mensuração para Marketing nas Mídias Sociais]

mensuração em marketing digital
Depois de todo esse trabalho, chega a hora de ver os RESULTADOS de sua atuação nas Mídias Sociais. É a hora de ver a QUALIDADE e ver o quanto de PACIÊNCIA você vai precisar ter. A "Lei da Qualidade" (3) vai dizer se você está sendo lido e se quem te ler compartilha seu conteúdo. Não se prenda muito a números! Claro que você ter 1.000 seguidores que te leêm, vai ser melhor do que 100. Mas é melhor ter 100 que te leêm do que 1.000 que não te dão atenção. Você aqui vai avaliar as pessoas que você escolheu na etapa de pesquisa e que você se relacionou na etapa de monitoramento/ação. Concentrar maior atenção e reconhecer mais as pessoas em proporção direta à qualidade delas o que não significa abandonar ou menosprezar os demais. Agora, tenha em mente a "Lei da Paciência" (4) pois não será da noite pro dia, de um mês pra outro, que você vai ter um público de qualidade. Você emprestaria 10mil reais a uma pessoa que conheceu 6 meses atrás? ;)

[Objetivo do Marketing nas Mídias Sociais]



Tudo isso que foi apresentado é cíclico e com NECESSIDADE (obrigação) de melhorias constantes. O dos principais objetivos (desejos) de se atuar nas mídias sociais é chegar a "Lei da Composição" (5). Resumindo, fazer seu conteúdo espalhar (viralizar) para você se tornar conhecido e confiável. Isso só vai acontecer, e vai melhorando cada vez mais, se você seguir os princípios básicos do relacionamento humano. Alguém aqui gosta de "amigo interesseiro"? O conteúdo só vai espalhar se ele estiver de acordo com os valores de seus seguidores e esses valores você vai conhecer (e reconhecer) atuando nas mídias sociais e criando uma "tabelinha de valores".

[Concluindo]

Como disse "desde o princípio", esse post foi inspirado numa publicação do Blog do E-Commerce. Assim, procurei adequar um pouco os termos a tal publicação.

Estou aberto a discussões e a acréscimo de conteúdo (etapas - grupos - "leis"). Aguardo seu comentário e crítica. ;)










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