A última postagem que fiz sobre comportamento da Geração Y estava associada a como eles se comportam no mercado de trabalho, quais suas características e quais os seus hábitos no dia a dia. Essa postagem vou falar um pouco como jovens brasileiros da Geração Y se comportam nas Redes Sociais. A pesquisa foi realizada pela NJovem durante o mês de junho com internautas dos sites Capricho, Guia do Estudante, Mundo Estranho e Superinteressante.
Obviamente, não vou tratar aqui de toda a pesquisa que possui 31 slides. Para ver a pesquisa sobre o comportamento da Geração Y nas redes sociais completa, basta acessar o post Sondagem NJovens Redes Sociais.
Destaco 6 pontos da Pesquisa sobre o Comportamento da Geração Y nas redes sociais:
- Para jovens de 19 a 24 anos, o Facebook é mais popular. Para jovens de 15 a 18 anos, o Orkut é mais popular.
Como pode ver no gráfico, o pau come entre as 3 redes sociais mais acessadas. Os jovens de 15 a 18 anos usam praticamente o Twitter, Facebook e Orkut ao mesmo tempo. Já os jovens de 19 a 24 anos, o abandono do Orkut fica evidente e o acesso ao Twitter e Facebook pode ser aproximado (diria até complementar).
- Jovens de 15 a 18 anos buscam por música, entretenimento e jogos. Jovens de 19 a 24 anos buscam música entretenimento tecnnologia e ciência.
Nenhuma surpresa para quem trabalha diariamente com as redes sociais, mas é bom reforçar. Os "guris" preferem se distrair nas redes sociais, os "tirados a adulto" usam as redes sociais para se informar mais.
- De todas as redes sociais que acessam, ambos segmentos preferem o Twitter seguido do Facebook com uma diferença bem pequena.
Aqui fica interessante cruzar os dados com os da popularidade das redes sociais. Para os jovens de 19 a 24 anos, o Facebook é mais popular, mas a maioria prefere o Twitter. Para os jovens de 15 a 19 anos, o Orkut empata com o Twitter em popularidade, mas a preferência fica com o Twitter. Ou seja, o Twitter é uma ferramenta boa para trabalhar quando o público desejado está entre 15 e 24 anos. Gostaria de chamar a atenção para o Tumblr que, entre os mais jovens tem uma preferência maior. Seria uma tendência?
- A maioria dos jovens de ambos segmentos não são impactados por publicidade em redes sociais
Eis um dado bastante importante e um chute nos testículos das empresas tradicionais! Por mais que a gente fale que propaganda descarada em redes sociais não dá resultado, ainda tentam utilizar desse artifício intrusivo para tentar impactar. Agora, é muito importante notar que a maioria dos jovens costumam pesquisar em suas redes de contatos opiniões quando desejam comprar algum produto.
- Propaganda em Redes Sociais INCOMODA 82% dos jovens entre 15 e 18 anos e 84% dos jovens entre 19 e 24 anos. Mas, já que tem que fazer, que seja feita com promoções e/ou em Jogos/Aplicativos/Teste.
- Ler elogios e críticas influencia na decisão dos jovens
Diante do apresentado, o que podemos concluir?
A Geração Y leva em conta tudo que ver nas redes sociais. Para impactá-los, não podemos ser invasivos e temos que falar da nossa marca de forma indireta, associando-a a música/vídeos, entretenimento e/ou jogos, produzindo conteúdo que agregue valor à marca. Esse conteúdo não funciona se for empurrado goela abaixo, tem que ser de forma sutil, diluída nos temas relevantes.
E você, o que tem a me dizer? Deixe seu comentário ou testemunho de alguma ação positiva ou negativa! :D
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Parabéns pelo post, realmente muito esclarecedor!
ResponderExcluirParabéns! Perfeito o tema e ótimas informações! Inclusive serviu para mudar a minha visão de estratégia de divulgação da minha empresa e serviços nas redes sociais!
ResponderExcluirOi, pessoal! Que bom que o post serviu para esclarecer e mudar visão em relação às redes sociais! Sugiro baixarem a pesquisa completa que é composta por 31 slides. Tem informações interessantes, inclusive falando de tempo conectado em cada rede, de onde acessam, etc... São informações interessantes para se elaborar uma campanha!
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