quinta-feira, 21 de julho de 2011

Pesquisa: Comportamento da Geração Y nas redes sociais

A última postagem que fiz sobre comportamento da Geração Y estava associada a como eles se comportam no mercado de trabalho, quais suas características e quais os seus hábitos no dia a dia. Essa postagem vou falar um pouco como jovens brasileiros da Geração Y se comportam nas Redes Sociais. A pesquisa foi realizada pela NJovem durante o mês de junho com internautas dos sites Capricho, Guia do Estudante, Mundo Estranho e Superinteressante.

Obviamente, não vou tratar aqui de toda a pesquisa que possui 31 slides. Para ver a pesquisa sobre o comportamento da Geração Y nas redes sociais completa, basta acessar o post Sondagem NJovens Redes Sociais.

Destaco 6 pontos da Pesquisa sobre o Comportamento da Geração Y nas redes sociais:

- Para jovens de 19 a 24 anos, o Facebook é mais popular. Para jovens de 15 a 18 anos, o Orkut é mais popular.

pesquisa njovem

Como pode ver no gráfico, o pau come entre as 3 redes sociais mais acessadas. Os jovens de 15 a 18 anos usam praticamente o Twitter, Facebook e Orkut ao mesmo tempo. Já os jovens de 19 a 24 anos, o abandono do Orkut fica evidente e o acesso ao Twitter e Facebook pode ser aproximado (diria até complementar).

- Jovens de 15 a 18 anos buscam por música, entretenimento e jogos. Jovens de 19 a 24 anos buscam música entretenimento tecnnologia e ciência.

pesquisa njovem
pesquisa njovem

Nenhuma surpresa para quem trabalha diariamente com as redes sociais, mas é bom reforçar. Os "guris" preferem se distrair nas redes sociais, os "tirados a adulto" usam as redes sociais para se informar mais.

- De todas as redes sociais que acessam, ambos segmentos preferem o Twitter seguido do Facebook com uma diferença bem pequena.

pesquisa njovem

Aqui fica interessante cruzar os dados com os da popularidade das redes sociais. Para os jovens de 19 a 24 anos, o Facebook é mais popular, mas a maioria prefere o Twitter. Para os jovens de 15 a 19 anos, o Orkut empata com o Twitter em popularidade, mas a preferência fica com o Twitter. Ou seja, o Twitter é uma ferramenta boa para trabalhar quando o público desejado está entre 15 e 24 anos. Gostaria de chamar a atenção para o Tumblr que, entre os mais jovens tem uma preferência maior. Seria uma tendência?

- A maioria dos jovens de ambos segmentos não são impactados por publicidade em redes sociais

pesquisa njovem
pesquisa n jovem

Eis um dado bastante importante e um chute nos testículos das empresas tradicionais! Por mais que a gente fale que propaganda descarada em redes sociais não dá resultado, ainda tentam utilizar desse artifício intrusivo para tentar impactar. Agora, é muito importante notar que a maioria dos jovens costumam pesquisar em suas redes de contatos opiniões quando desejam comprar algum produto.

- Propaganda em Redes Sociais INCOMODA 82% dos jovens entre 15 e 18 anos e 84% dos jovens entre 19 e 24 anos. Mas, já que tem que fazer, que seja feita com promoções e/ou em Jogos/Aplicativos/Teste.

pesquisa njovem

- Ler elogios e críticas influencia na decisão dos jovens

pesquisa njovem

Diante do apresentado, o que podemos concluir?

A Geração Y leva em conta tudo que ver nas redes sociais. Para impactá-los, não podemos ser invasivos e temos que falar da nossa marca de forma indireta, associando-a a música/vídeos, entretenimento e/ou jogos, produzindo conteúdo que agregue valor à marca. Esse conteúdo não funciona se for empurrado goela abaixo, tem que ser de forma sutil, diluída nos temas relevantes.

E você, o que tem a me dizer? Deixe seu comentário ou testemunho de alguma ação positiva ou negativa! :D





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A chamada Geração C e Geração Y, nativos digitais e Don Tapscott



3 comentários:

  1. Parabéns pelo post, realmente muito esclarecedor!

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  2. Parabéns! Perfeito o tema e ótimas informações! Inclusive serviu para mudar a minha visão de estratégia de divulgação da minha empresa e serviços nas redes sociais!

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  3. Oi, pessoal! Que bom que o post serviu para esclarecer e mudar visão em relação às redes sociais! Sugiro baixarem a pesquisa completa que é composta por 31 slides. Tem informações interessantes, inclusive falando de tempo conectado em cada rede, de onde acessam, etc... São informações interessantes para se elaborar uma campanha!

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