sexta-feira, 17 de junho de 2011

Campanha Claro Para o DIa dos Namorados - Eu, você e meu Smartphone

eu voce e meu smartphone claro dia dos namorados.jpg
Sim. O dia dos namorados já passou. Mas eu não podia deixar de falar dessa campanha para o Dia dos Namorados da Claro na internet.

Bom... Não seria bem a campanha do dia dos namorados da Claro, por completo, que vou abordar, mas sim a historinha "Eu, você e meu Smartphone" que tem elementos interessantes para analisarmos.

O primeiro deles, é a própria história, uma Web Série sobre Namorados. Uma história que pode gerar uma identificação e uma expectativa para o "Próximo Capítulo", embora eu tenha sentido um pouco a falta de uma "ligação" entre os episódios. Uma história também dá margem para uma continuação, embora seja bastante raro os "anunciantes" continarem as séries depois da campanha. Acho isso um desperdício!

O segundo elemento da série "Eu, você e meu Smartphone" é a comédia. Eles "brincam" com situações que normalmente geram brigas mais sérias entre casais. Eles parecem "extrapolar" as situações, sendo que muitas são verdade, ou seja, rola a identificação e a quebra do "sentimento negativo".

Um terceiro elemento do "Eu, você e meu Smartphone" na verdade são dois, os personagens. O esteriótipo dos atores conseguem transmitir bem a situação e, de fato, parece um "casal nerd moderno". Dessa forma, prende a atenção do público.

Escolho como quarto elemento da série produzida pela Claro para o Dia dos Namorados, a plataforma, o Youtube. Segundo maior buscador da internet, alto poder viral, possibilidade de "embedar" o vídeo e a boa (na verdade gigantesca) possibilidade de aparecer em buscadores, ou seja, ser encontrado.

E o quinto elemento do "Eu, você e meu Smartphone"? Bom... No decorrer da história, exceto o início e o final de cada vídeo, onde aparece diretamente (e descaradamente) a marca da Claro? Então... Preciso dizer mais nada, né?

Agora, faço minha crítica a um ponto que considero importante e que, na minha visão, falharam: Divulgação na própria rede social. Ao entrar na Fanpage da Claro, por exemplo, cadê uma "aba" para a "Campanha do Dia dos Namorados da Claro" com a WebSérie? Na seção "Videos" não tem a "Eu, você e Meu Smartphone".

Não vou crucificá-los dizendo que não divulgaram durante, infelizmente não acompanhei o processo desde o início, mas é um pecado, aos meus olhos, eles tirarem (caso tenham colocado) a aba da Websérie "Eu, você e Meu Smartphone" em menos de uma semana do Dia dos Namorados e, o pior, a promoção de Dia dos Namorados da Claro ainda está rolando.

Veja os 3 vídeos da série "Eu, você e meu Smartphone", campanha para o Dia dos Namorados da Claro:

Eu, Você e meu Smartphone - Episódio 1: "Conectando com o sogrão"

Upado em 31/05/2011. Com 57.505 views em 17/06/2011 (muito pouco).

Até que um joguinho nos separe - Episódio 2 "Eu, você e meu Smartphone"

Upado em 06/06/2011. Com 125.541 views em 17/06/2011 (esse tá melhor).

Amando um Smartphone - Episódio 3 "Eu, você e meu Smartphone"

Upado em 08/06/2011; Com 24.419 views em 17/06/2011 (muito pouco também).

Para mim, está claro (sem trocadilhos, ok?) que a campanha teve algum problema em sua execussão. Intervalos inconstantes, sem uma lógica e, aparentemente, sem planejamento algum. Interessante notar que o tráfego não deve-se ao Facebook (obviamente, já que seque se preocuparam), enquanto os "likes" das postagens no Facebook são "crescentes" para as publicações de divulgação da Web Série de Dia dos Namorados da Claro, os views são totalmente "desacordados".

Enfim, mais um caso de uma ideia legal e uma execução falha. Pensaram no digital, (fingiram) mostraram se preocupar com os meios digitais e não deram a devida importância (aparentemente). O público "namorados", para vendas de SmartPhone ESTÁ NA INTERNET!! E, se interessando por Smartphones, vai estar conectado! Ainda mais uma promoção que dá internet dobrada, né? :)

E você? O que achou? Aguardo seu comentário! ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário