terça-feira, 10 de maio de 2011

REFLEXÃO: Google Navegando Contra a Maré?

Recentemente o Google lançou dois comerciais de apelo emocional. Não é a primeira vez que o Google faz intervenções em mídia de tradicionais, mas esse foi um dos maiores investimentos da gigante da internet numa “velha mídia”.

Nos últimos tempos temos visto um entusiasmo muito grande em relação ao ambiente digital (entenda conectado) e alguns, inclusive, esquecendo as mídias tradicionais e investindo somente nas “novas mídias”. O chamado “Marketing Digital” tem tomado conta das conversas, muitas vezes comparando sua eficiência com o “Marketing Tradicional”, levando muitos a crer que investir apenas no Marketing em Ambientes Digitais vai gerar bons resultados e, quem sabe, substituir o “Marketing Tradicional”.

Muito se tem falado no direcionamento de verba. Passar PARTE dos investimentos em comunicação para a comunicação digital. Os mais entusiasmados levam ao extremo, dizendo que no futuro não haverá mais investimento nas atuais mídias tradicionais.

Os dois comerciais lançados pelo Google me fez refletir:

“Enquanto muitos estão partindo para o digital, porque o Google está partindo para o tradicional?”

Simples. O Google não é bobo. No ano passado eles investiram no comercial para o Chrome e viram o mesmo crescer bastante. A maior parte dos “leigos”, que utilizam o Internet Explorer por já vir instalado no Windows são, certamente, usuários das mídias tradicionais. Nós, somos usuários de mídias tradicionais!

Eu, particularmente, acredito na INTEGRAÇÃO das mídias. Acredito muito no “Marketing Digital” (e trabalho com isso) mas ele conectado ao “Marketing Tradicional”. Não acredito em investimentos puramente digitais, mesmo que o público passe 100% do tempo conectado. Um comercial de TV, um anúncio em revista, ações de guerrilha, merchandising, preparação em pontos de vendas, enfim uma integração sempre será mais eficiente que investimentos puramente digitais.

O Marketing Digital será sim imprescindível! Não viveremos sem ele. Mas ele FUNDIDO ao que chamam hoje em dia de Marketing Tradicional. Usar os ambientes digitais para customizar produtos, coletar informações mais precisas, avaliar o que o concorrente está fazendo, ver como está a sua imagem e a do seu concorrente, se aproximar bastante do consumidor...

Falando em investimento, o que trará mais retorno, o "Marketing Tradicional" ou o "Marketing Digital"? Depende do segmento que se atua, depende da campanha que está elaborando, depende da verba disponível... Não esqueçamos que na “guerra das marcas” a arma fundamental é a diferença. No atual momento “todo mundo” investe em televisão e o diferencial (que não é mais diferencial e sim quase que uma obrigação) é estar online. Mais pra frente, quando todo mundo estiver imerso no digital, seu diferencial pode ser suas inserções nas mídias tradicionais e/ou integração entre elas.

Voltando aos dois comerciais do Google Chrome, eles inseriram na televisão apelando para o emocional, sendo um deles falando do homossexualismo, o que certamente vai gerar uma viralização interessante por ser um assunto do momento e por causa do preconceito juntamente com a “necessidade” de autoafirmação.





Então, estaria o Google navegando contra a maré?

Na minha opinião, NÃO! A gigante da internet está, “pra variar”, com uma visão do futuro. Integração das mídias. Interessante também lembrar que eles estão bem engajados na TV Digital, na compra/venda/aluguel através de televisões (e outros aparelhos) conectadas.

O digital veio para ficar, veio para integrar, veio para MODIFICAR, mas não veio para matar. Acredito sim numa maior segmentação da comunicação e numa maior customização de tudo, mas não acredito na “morte” de outras mídias. O cinema não matou o impresso, o rádio não matou o cinema, a televisão não matou o rádio, porque a internet vai matar a televisão junto com todas as outras? Acredito numa adaptação dos meios.

Acho que posso resumir tudo isso em apenas uma afirmação: “Não devemos pensar OnLine/OffLine, Novo/Tradicional. Marketing é lidar com pessoas, a comunicação que fazemos/estudamos/trabalhamos é humana e este ser é o mesmo OnLine ou OffLine e as sensações neste podem ser dispertadas tanto no novo quanto no tradicional.”

Curtiu? Se não, deixe seu comentário abaixo e vamos debater para crescermos juntos, compartilhando opiniões e evoluindo as ideias.

[UpDate] Orkut Anuncia no programa Pânico na TV
Dia 12 de junho, no programa Pânico na TV, foi feita uma propaganda do ORKUT! Sim! Continuo a pergunta do post: "Estaria o Google navegando contra a maré?"

Reparem que o Orkut não é tão bem visto pelos "heavy users" e muitos, inclusive, já "mataram" a rede social. Mas sim, o que o Orkut ganharia anunciando no Pânico na TV? Simples:

Qual a classe que mais cresce na internet? Qual o maior público do Pânico na TV? Qual público assiste TV na mesma proporção (ou até mais) que acessa a internet?

Fica, mais uma vez, a Reflexão! ;)

Pânico Na TV 12/06/2011 - Orkut Ao Vivo Jota Quest!





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