domingo, 22 de maio de 2011

Dicas de Como Agradar e Surpreender o Cliente nas Redes Sociais

Todos sabemos que o mercado brasileiro está crescendo, novos investimentos, novas empresas e muita gente querendo criar algo novo e "próprio". Apesar do mercado aquecido, o poder de compra da classe C e D está aumentando bastante e consequentemente aumentando a quantidade de consumidores, o aparecimento de novas empresas e investimentos não nos deixam vacilar. Temos que saber como agradar e surpreender o cliente que também tem usado as redes sociais para o relacionamento.

Essa semana saiu no Proxxima um post que contem "14 MANEIRAS DE ENCANTAR SEUS CLIENTES USANDO MÍDIA SOCIAL" e achei bastante interessante compartilhar com vocês. São elas:

01) Responda aos seus clientes
02) Recompense seu cliente
03) Promova seus clientes
04) Agradeça a seus clientes.
05) Convide seus clientes para eventos offline.
06) Escreva/comente em seus blogs
07) Trate cada cliente de forma especial
08) Desculpe-se se fez algo errado
09) Faça algo exclusivo
10) Serviço ao cliente é importante
11) Surpreenda seus clientes
12) Pergunte a seus clientes para obter feedback
13) Torne as coisas fáceis para os clientes
14) Ser social


Gostaria de comentar uns desses pontos que acho importantíssimos, paraticamente o "feijão com arroz", mas que poucas empresas tem feito. Outros pontos são bastante relativos, dependendo do mercado em que está atuando e do tipo de cliente.

a) Responda o Seu Cliente:
Não é raro ver os clientes ficarem no vácuo quando procuram alguma informação ou fazem alguma reclamação direta nas mídias sociais. Não é incomum as empresas só agirem quando o cliente parte para uma reclamação de forma não-direta. Isso é terrível, ao meu ver. Está "viciando" o cliente a não ter um contato direto (particular) dando-lhe a impressão que a empresa só reage por pressão, que ele só terá atenção se conseguir fazer certo barulho.

b) Pergunte, Agradeça e Recompense seu cliente. Caso erre, peça desculpas:
Redes Sociais, como o nome sugere, é RELACIONAMENTO. Para o caso de Redes Sociais Humanas (seja virtual ou não) são humanos que estão dos dois lados. Se uma marca quer se relacionar, ela deverá se "humanizar", adquirir atributos humanos. A pergunta é, como você começa uma relação no seu dia-a-dia? Mostrar que o outro tem um certo grau de importância (mesmo que momentâneo) é uma boa maneira, não é? Então, pergunte ao seu cliente o que ele quer, mostre para ele que você acha ele importante. Agradeça-o quando ele fizer comentários positivos ou te ajudar (vocÊ faria isso, mesmo que somente por educação, no meio "offline" não é?). Recompense quando for interessante, mesmo que essa recompensa seja "apenas" um reconhecimento (todos gostam de ser reconhecidos). Errar é humano, correto? Errar e fugir ou esconder o erro é ruim para o contidiano. Porque não reconhecer o erro? Sua marca foi "humanizada", também tem esse "direito", mas assim como no meio "offline" tudo tem limite e consequencias, assuma-as.


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