terça-feira, 9 de novembro de 2010

Como Escrever Bem em Blogs

Resolvi juntar 20 dicas de duas postagens do Gabriel Galvão no blog Ponto Marketing, um excelente blog por sinal. Destacarei as dicas de como escrever bem em blogs que considero mais importantes. Entre parênteses e "não-itálico", meus comentários, quando for o caso.

Existe o ditado "Tem forma mas não tem conteúdo", para blogs, entendo "forma" como a linguagem e maneira de escrever, esse ditado sem dúvidas é pior do que "Ter conteúdo e Não Ter Forma", em que se publica muitas coisa interessante, mas de forma tão confusa e/ou mal escrita, que torna complicada e, muitas vezes, chata a leitura.

Confiram as dicas:

01) Leia: Da mesma forma que para saber falar, antes você precisa saber ouvir, para escrever bem você deve ler bem. Leia com calma e atentamente, treinando sua mente para absorver o conteúdo principal na primeira leitura, fazendo a segunda apenas para memorização;

02) Selecione o conteúdo de sua leitura: Aproveite que você está disposto a ler mais e passe a ler coisas interessantes e úteis para sua vida profissional e pessoal. Isso vai te dar também muito assunto para suas postagens;

03) Estude português: Compre um bom livro de português, daqueles bem grossos, mesmo que seja relativamente caro, e leia-o de cabo a rabo, várias vezes. Isso é um investimento em sua carreira como blogueiro; (Não só na carreira de blogueiro, mas sim na carreira de comunicação! Para comunicar bem, é preciso escrever/falar bem! A dica é válida também para outras áreas, visto que precisamos constantemente nos comunicar.)

04) Estruture o artigo: Antes de começar a digitar a esmo, organize a sequência de ideias do artigo. Uma técnica é dividir o artigo em subtítulos, digitando-os antes do restante do texto. Depois, vá preenchendo abaixo de cada um deles com o texto que lhe cabe, não esquecendo de adicionar uma frase de ligação entre um e outro; (Dica muito bacana! Principalmente para quem tem dificuldade de estruturar as idéias. Confesso que eu as vezes tenho essa dificuldade.)

05) Evite ser repetitivo: Tem gente usando as técnicas de incluir palavras-chave dentro do texto a fim de que ele ganhe visibilidade no Google. Pode até ficar mais visível, mas o texto vai ficar muito repetitivo e enfadonho; (Sem citar nomes, tem um blog que tem até um conteúdo bacana e uma abordagem legal, mas ele repete TANTO "marketing digital" que das últimas vezes que parei para ler, já estava me irritando.)

06) Procure se informar antes de falar: Se for dar uma opinião, por exemplo, sobre um carro recém-lançado do qual você não gostou muito, não saia descendo a lenha nele antes de ver o site da montadora, os artigos das revistas especializadas e as opiniões dos que compraram e estão usando o modelo. Use o Google estratégica e inteligentemente;

07) Evite palavrões e linguagem vulgar: Em alguns momentos vai sair uma “merda”, “cacete” e outros, mas isso só se estiver dentro de um contexto adequado. Não disparar palavras desse calibre de qualquer jeito, pois isso passa a imagem de anarquia demasiada e amadorismo;

08) Deixe sua marca: Não seja um mero repassador de mensagem. Quando escrever, mesmo que seja sobre uma notícia do momento, sempre deixe sua pegada para indicar que você não somente retransmitiu, mas interpretou a mensagem a seu modo; (Penso que, salvo se a proposta do blog ou notícia for reprodução do conteúdo. Claro que é sempre melhor você construir SEU TEXTO ao invés de replicar, mas nem sempre temos tempo para isso...)

09) Entregue valor: Procure postar coisas interessantes e relevantes. Mesmo quando for digitar algo sobre a morte do seu papagaio ou do porre que você passou semana passada, agregue valor acrescentando aos textos alguma mensagem importante ou emocionante, para que qualquer assunto lido deixe algo de valor no leitor;

10) Corrija os textos antes de publicar: Após terminar o artigo, releia-o inteiro, corrigindo ponto a ponto cada pedaço que tenha alguma sombra de dúvida de ter erro gramatical ou de compreensão. (A pressa e a empolgação muitas vezes faz com que nos passemos de erros de português ou até mesmo de digitação. Eu "sofro" um tanto com isso. Mas venho tentando melhorar.. :D)


11) Use de palavras-chave: As palavras-chave encontradas no artigo vão indicar aos mecanismos de busca (o Google é o mais famoso deles) qual é o assunto do artigo e sua relevância, o que influenciará em sua colocação na listagem produzida por esses mecanismos. Portanto, use palavras-chave no seu texto de forma sutil e elegante, ao invés de inflar o texto com essas palavras repetidamente. Para verificar quais palavras estão sendo mais procuradas na Internet, use o Google Trends ou o Google Adwords;

12) Faça títulos chamativos: O título deve chamar chamar a atenção do visitante e convencê-lo a gastar um ou dois minutos de seu precioso tempo para começar a ler o artigo. Use palavras-chave no artigo também;

13) Capriche no primeiro parágrafo: Agora que você já fisgou o leitor através do sedutor título, o primeiro parágrafo deve ser o melhor do texto, para que o leitor entenda sobre o que o artigo fala e se interesse em continuar lendo. Após terminar todo artigo, volte ao primeiro parágrafo e refaça-o até que este fique mais grudento que papel pega-moscas! (Sugiro fazer uma apresentação, uma espécie de resumo, sobre o que vai abordar o artigo. Muitas vezes (para não dizer todas), as primeiras palavras estarão como "descrição" se seu artigo for localizado através dos mecanismos de buscas.)

14) Coloque links para explicação de termos: Quando citar algum termo novo ou pouco conhecido, coloque sobre ele um link para alguma página que o explique melhor. Aproveite para enviar trackbacks para esses links;

15) Grifar as palavras: Use o negrito ou sublinhado nas palavras que são decisivas no texto. Isso prende o leitor no texto e ajuda para que ele permaneça na leitura; (O negrito também "diz aos mecanismos de buscas" que aquilo é relevante! Outra vantagem de fazer o uso inteligente do negrito, é o fato de hoje em dias as pessoas lerem os artigos primeiramente "por alto", como se fizesse um "scaneamento", se o que o visitante ler interessar, ele volta para ler o artigo completo, assim, grife as palavras de forma que elas sintetizem o que você pretende passar.)

16) Seja consistente na mensagem: Já li postagens que começavam falando sobre filmes americanos da década de 1930 e terminavam criticando a política social do atual governo. Praticamente uma viagem intergalática (não sei o que o autor estava consumindo durante a digitação). Quando escrever, procure ser consistente e não fuje de um assunto para outro, por mais vontade que tenha. Guarde esse assunto para outro momento e mantenha artigos bons que aparentem ter sido escritos por uma pessoa em estado mental equilibrado;

17) Pesquise sobre sua área: visite outros sites e blogs relacionados ao foco do seu para saber qual é o assunto do momento do momento. Não esqueça de comentar neles e procurar ter algum relacionamento com os outros blogueiros. Não os encare como inimigos e sim como colegas de trabalho ou de lazer;

18) Treine, treine e treine muito: Eu melhorei 200.000% desde quando comecei a escrever até agora (e olha que eu adoro redação!). Cada postagem é um aprendizado e por isso você deve sempre se aperfeiçoar no modo como conduz o texto, aliando nele sua personalidade, a norma culta, estrutura e técnicas persuasivas;

19) Se quiser ser profissional, leve o blog a sério: Mesmo os blogueiros de fim de semana organizam e editam seus blogs com cuidado e seriedade. Então, se pretende trabalhar com blogs você tem de considerá-los sua empresa. E como ninguém gosta de comprar em empresas pé-de-escada, poucos serão os interessados no seu blog se ele passar a imagem de desleixo e negligência. Pior: não só é considerado maltrapilho o blog como também seu editor;

20) Vá ver o mar: Não fique enfurnado no quarto ou escritório digitando sem parar achando que isso irá colocar seu blog no top 10 brasileiro da noite para o dia. Termine seus artigos e saia um pouco. Converse com as pessoas e observe o mundo: essas ainda são as melhores fontes de assunto existentes. Descanse sua mente. Não escreva forçadamente (odeio aqueles de dizem: “Tô sem assunto para escrever, então vou colocar qualquer coisa”). O mundo virtual é muito bom, mas acredite: existe vida fora do micro!



3 comentários:

  1. Oi, Fernando, tudo bom?

    Obrigado pela republicação dos artigos! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Imagina, Gabriel!! É um imenso prazer para mim poder publicar artigos desta qualidade!! O Ponto Marketing é uma referencia muito boa para assuntos de Marketing! :)

    ResponderExcluir
  3. (tento de novo, inda quebro a cara com essa tal conta do google na hora de enviar comment). Bom post, esse aí, do Gabriel, esse teu blog já tá linkado diretamente no puracatapora.blogspot.com, bom trabalho, abs, AGGomes.

    ResponderExcluir