segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Expandindo com Midias Sociais

O poder que as midias sociais possuem é indiscutível! Através dela você pode se relacionar com seu cliente, propagar uma idéia, implantar um conceito em possíveis clientes (e cliente), expandir seu poder de persuasão e gerar vendas (diretas ou indiretas).

Segundo o post "Mídias sociais contribuem para expansão dos negócios" no E-commerce News: "Para adentrar ao mundo das mídias sociais, no entanto, é preciso, em primeiro lugar, tratar os canais disponíveis como canais de comunicação".

Não esqueçamos que comunicação é uma via de mão dupla! Para ser ouvido, tem que ouvir. Também vale frisar que estamos nos dirigindo para ALGUÉM e é importante pensarmos (e sabermos) em como falar com o destinatário de forma que ele capte a mensagem.

Segundo o mesmo post: "É necessário estabelecer um padrão de atualização das informações, pois o leitor se acostuma com isso."

O ser humano é um animal, logo está passível ao condicionamento. Você acostumar seu leitor a verificar sempre no mesmo dia e horário o seu canal, dará uma maior probabilidade de "fidelização" no acompanhamento. Se seu padrão for diário, procure sempre atualizar no mesmo horário ou um pouco antes, nunca depois. Se utilizar uma linguagem em terceira pessoa, faça assim o tempo inteiro, contudo o uso da primeira dá uma sensação de estar falando com "alguém" e não com uma "entidade" e isso faz com que o leitor (cliente) sinta-se de igual pra igual, estreitando o relacionamento. Acho interessante tambem direcionar a postagem "ao leitor", e não "aos leitores". No momento, quem está lendo é "UMA PESSOA" e não "UMA GALERA".

Ainda no mesmo artigo, "o trabalho focado e eficaz só é possível se houver uma pessoa cuidando do conteúdo, o que inclui vídeos, áudios e fotos, duas para interagir com usuários – que precisam dar uma resposta em até 24 horas – e outra para rastrear tudo o que sai na internet sobre a empresa".

Resumindo, estabelecer quem ficará responsável por cada uma das 3 etapas essenciais para ação em midia sociais: Conteúdo, Interação e Monitoramento. O número de trabalhadores em cada "ítem" depende do tamanho e necessidade de sua empresa. Penso que, quanto mais pudermos concentrar em uma pessoa, mais eficaz, mas temos que ter cuidado com os limites de cada profissional. Digo novamente que isso depende da necessidade e tamanho de cada empresa.

O artigo ainda cita valores caso pense em terceirizar o serviço. Não cito aqui pois a realidade da cidade em que atuo (e vivo) é um pouco diferente e penso também que "cada caso é um caso".



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