quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Design Vende (by HSM)

MUITO BOM essa postagem da HSM sobre Design. O texto começa explicando o porque do design ser tão importante, o fato de tudo estar se tranformando em "auto-atedimento" para baixar custos.

"Visando à diminuição de custos, o comércio investe em ferramentas que possibilitam transitar facilmente por seus espaços e interagir, sem intermediários, com os produtos e serviços à venda. Neste cenário, o design, aliás, o bom design, é fundamental para o sucesso nas vendas. Várias pesquisas, realizadas por diversos institutos, empregando metodologias distintas, em diferentes modelos de varejo, apontam sempre para o altíssimo índice de decisão, de que marca comprar, feito nas lojas."

O design é uma ferramenta muito poderosa na hora da persuasão. Pense... Na sedução animal o que mais chama a atenção primeiramente? A BELEZA. Partindo para a sedução humana, o primeiro impacto não é a personalidade, mas sim o que ela é fisicamente. A manutenção que vai depender da qualidade, assim como no produto. Se o produto tiver uma embalagem bonita mas seu conteúdo for ruim, a pessoa não volta a comprar. (não estou levando em consideração os valores agregados como o status).

"Você já se perguntou o que o faz optar por uma, entre as diversas marcas de xampu, expostas lado a lado com suas concorrentes em uma loja? Ou a escolher determinado livro entre dezenas de outros no balcão de lançamentos de uma livraria? Ou a comprar o seu terceiro par de tênis, para usar na academia que você, há seis meses, promete começar a frequentar? Certamente, se você não é fiel a uma marca de xampu, não tem a indicação de um livro ou não é muito contido em seus hábitos de compras, você foi "pego pelo design"."

Continue lendo o post "Design Vende!" que está bem legal e o autor ainda fala sobre emoções que o o design pode causar e como causa, além de citar exemplos.

Eu, particularmente, penso que DESIGN VENDE MAS NÃO FIDELIZA.

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