sexta-feira, 16 de julho de 2010

Planejamento para Midias Sociais

Um bom planejamento para ação em midias sociais é indispensável para o sucesso dela. No blog Midia8 um excelente post mostra para você pontos essenciais para um bom planejamento destas midias que inclui: a) Elaboração de Briefing; b) Escolha dos canais; c) Seleção de Responsáveis; d) Análise do Cenário de atuação; e) Conteúdo; f) Relacionamento; g) Gestão de Possíveis Críticas; h) Monitoramento.

O post explica ponto a ponto, mas eu gostaria de fazer uma ressalva na "Seleção de Responsáveis". Discordo quanto a possibilidade de contratação de uma agência, pelo menos aqui em Salvador onde AINDA não vi agências capacitadas para gerenciar redes sociais. Das agencias que andei analisando, boa parte tem contratado estagiários para fazer tal função.

Outro ponto, e o principal, que não indico a contratação de uma agencia para a função, é o fato de acreditar que a esta deve ser dada a uma pessoa que esteja engajada na empresa, por dentro do que está acontecendo nela. Assim, fica muito mais tranquilo para gerenciar principalmente as críticas e crises. O relacionamento com o cliente também fica muito mais próximo, uma agencia por mais especializada que seja, ela dificilmente vai contratar um funcionário para cada empresa que ela deva administrar, passando alguns trabalhos para uma mesma pessoa.

Um funcionário contratado exclusivamente para a sua empresa, vai viver o cotidiano dela e terá um contato muito mais próximo com a "chefia", gerando um possível retorno ao cliente muito mais rápido para a resolução de problemas.

O que indico é a contratação de um funcionário para realizar esta função, mesmo que este precise ter estagiários para coordenar.

Leia o post "Empresas nas mídias sociais: planejamento é tudo" no blog Midia8. Vale muitíssimo a pena e seguir os passos indicados, com a ressalva para o ponto "b" listado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário