terça-feira, 13 de julho de 2010

Capital Social (por Claudio Torres)

O escritor Claudio Torres é o autor de "A Biblia do Marketing Digital", um dos livros mais influentes que trata do assunto. Em um excelente artigo no site iMasters ele define e explica o que é Capital Social e como ele é importante nas mídias sociais.

"O valor das mídias sociais está na visibilidade criada pelo relacionamento, e a este conjunto de relacionamentos duradouros que produzem visibilidade constante chama-se Capital Social.
O grande valor que as mídias sociais agregam à marca é o Capital Social que elas podem produzir. As campanhas publicitárias e promocionais só funcionam com a eficiência e a abrangência sonhada, quando a marca tem Capital Social suficiente, adquirido pela empresa ao longo de seu relacionamento com as mídias e redes sociais.
O Capital Social é o único ativo que a empresa pode adquirir para conseguir trabalhar nas mídias sociais gerando resultado para sua marca e seus negócios. Assim, não adianta pensar em grandes idéias, na chamada ativação das redes, ou qualquer outra ação nas mídias sociais, se você não estiver preparado para trabalhar seriamente com seus consumidores, interagindo com eles a curto, médio e longo prazos, formando assim um relacionamento contínuo e duradouro, e acumulando, com o tempo, Capital Social."


Ele ainda fala o que se deve fazer para obter uma ação eficiente nas Redes Sociais aplicando o "Marketing nas Mídias Sociais": 01) Assuma um compromisso com seu cliente e mostre isso; 02) Conheça seu cliente; 03) Entenda as necessidades dele; 04) Ouça atentamente o cliente e 05) Ofereça atividades e recursos exclusivos. Nada muito diferente do Marketing tradicional, e ele destrincha cada uma no seu artigo.

Para entender tudo isso, o Claudio Torres ainda fala um pouco do que são as Mídias Sociais e qual o seu potencial. Potencial este que as empresas ainda não conseguiram captar, preocupando-se ainda com o resultado a curto prazo.

"A visão das organizações e empresas sobre as mídias sociais ainda se restringe a campanhas publicitárias e ações promocionais, em geral com algum componente viral, para promover a marca, um produto ou uma mensagem. Isso é importante? Lógico que é, mas mostra que as empresas ainda não perceberam o real valor das mídias sociais, o que realmente elas têm de melhor a oferecer para sua marca e empresa."

Enfim, clique no link "Capital Social - é melhor você aprender logo o que é isso" para ler o artigo na íntegra! Garanto que tem muita coisa para lhe acrescentar e/ou reforçar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário