quarta-feira, 28 de julho de 2010

Brecha para a Concorrência

Hoje pela tarde estava fazendo um levantamento de "dados" (motivo pelo qual estou postando tão tarde) e algumas coisas me deixaram em parte feliz e em parte intrigado.

Fiz um levantamento de como a empresa, que vou chamar de "X", atua online para ser tão poderosa em vendas tanto no meio físico quanto digital.

O primeiro local que fui, foi exatamente no site deles. Um site muito bom: interativo, belo design, funcional, informações bem distribuídas e de muito fácil acesso. Dos problemas encontrados, nenhum grave, apenas a fonte dos Menus que eram pouco legível (mas era possível ler com certo esforço) e a informação do "Compre Aqui" abaixo da linha de rolagem.

Minha surpresa veio quando eu fui analisar as mídias sociais. Eles fazem o uso somente do Orkut, PicasaWeb e Twitter, além de um blog que é direcionado a partir do site e possuem contas em outros locais como Youtube, Facebook, dentre outras. Perfis prontos, mas inativos. Intrigado, fui investigar o motivo disto, visto que o público deles é bem parecido com o de outra empresa que presto serviço.

Começando pelo Youtube, a conta foi criada em dezembro de 2009 e até hoje está parada, sequer tem video "favoritado", só não digo que o perfil está abandonado porque a marca (avatar) está atualizada. Fui no Facebook, e a marca está atualizada mas a timeline vazia, nenhuma citação. No Orkut, a comunidade oficial é praticamente parada, mesmo a descrição da comunidade estando atualizada, não se ver movimento "oficial" sendo que a comunidade criada por um cliente tem mais de 3500 pessoas. Fui analisar o Twitter, somente promoções e algumas respostas a clientes (relativo à promoção) sendo que eles possuem mais de 1500 seguidores (e segue mais de 2000). Ao fazer uma análise mais aprofundada no Twitter deles, notei que eles só mantêm o microblog mesmo em promoção, nada de relacionamento, não tem muitos "RT's", não são citados...

Tudo isso me levou a crer que, seu site deu para eles uma imensa bagagem e esta está sendo disperdiçada. Seu nome é bastante forte e seus clientes são apaixonados pela marca, fazendo com que muito queiram "segui-los". Ao adicionar os emails de seu banco de dados para "find people", muito retribuem o "follow". Me pergunto, até quando conseguirão manter-se?

De bobos não têm nada (??), não é atôa que possuem todo o "Território Digital" marcado, o cliente está "cercado" e a marca "X" está preparada para a mudança, mas porque não faz o uso? PORQUE SIMPLESMENTE NÃO TEM QUEM AMEACE. Analisando outras empresas do mesmo ramo, pouquíssimas têm participação online, muito mal tem um site e, se muito um blog, a presença em redes sociais é de forma indireta!

Ai está minha "felicidade". O mercado e a presença "on-line" está crescente em Salvador e abre-se uma oportunidade para "chegar chegando" já que a maioria das empresas estão perdendo esta oportunidade. Quando a "X" quiser "fazer barulho", pode encontrar outra empresa "Y" que está "gritando" também tornando a comunicação mais complicada e o "ranso" da falta de presença logo no início vai ser difícil tirar.

- "Ow Fulano, sabe dizer se a empresa X tem Twitter?"
- "Tem sim, Cicrano. Mas eles só funcionam no período 'a' em que tem ótimas promoções."
- "Ah! Então vou deixar para seguir depois, já sigo gente demais."

Esta é uma das oportunidades que está sendo dada. Abordar o "cliente alheio" no período citado fazendo-se presente o tempo inteiro e conquistando-o dia-a-dia, conhecendo o que ele quer e dando a ele o que precisa, ou como é o caso antecipando a venda.

No mundo dos negócios, ninguém é intocável e inalcansável. A "traição" não ocorre somente em relacionamento amoroso e o cliente está cada vez mais "egoísta" e "infiél". Vale o ditado: "Quem não dá assistencia, abre brecha para a concorrência e ainda perde a preferência". Ao ver uma oportunidade, arremate! Se deu espaço ao seu cliente, acolha-o! Se for apenas marcar território, marque calado e não escancare! Só exponha o que consegue manter.

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