domingo, 13 de junho de 2010

Redes de Relacionamento Virtual

Mais um texto que fala de Redes Sociais. Muito interessante! Melhor ainda o exemplo dado da Saraiva que tem mais de 60mil seguidores no Twitter. O texto é de Camila Carrano para o site "A Bordo da Comunicação".

Redes de interação – adaptando-se à nova era comunicacional

A atual era da comunicação em que vivemos é repleta de constantes mudanças, onde devemos vislumbrar suas dimensões e compreender a profundidade de seus efeitos. Com o surgimento da internet anos atrás, se amplificou a capacidade de conexão das pessoas, seja a forma que for. Desenvolveram-se novos tipos de interações e conversações através do ciberespaço, dando um novo fôlego aos tipos de relações e construções de laços sociais.

Esse reflexo comunicativo trouxe mudanças não apenas para as relações pessoais, mas principalmente na maneira que os consumidores se posicionam referente às marcas. As redes cibernéticas são meios interativos e envolventes, que oferecem informações atualizadas e personalizam os canais de comunicação.

Assim, as relações empresariais com seus clientes começaram a sofrer fortes modificações, possibilitando um diálogo íntimo, criando espaço para fidelidade à marca infinitamente maior do que qualquer tipo de campanha publicitária.

As facilidades da internet encorajam relacionamentos que independem dos lugares geográficos estabelecidos, criando assim uma ligação maior entre os envolvidos. O atual consumidor exige cada vez mais de produtos e serviços personalizados, que atendam suas necessidades, modificando assim as relações de marca e clientela. Abandonaram a passividade, dando lugar à interatividade. Deixou de apenas ouvir a empresa, mas querem participar das discussões.

As redes sociais aparecem nesse contexto como as conexões expressas na internet, onde ocorrem as interações que geram as relações e laços sociais. E são esses padrões de interação que definem que tipo de relações irão ser construídas ao passar do tempo.

As empresas utilizam o ambiente virtual para armazenamento, busca de conteúdo, divulgação de forma rápida e barata, podendo ter troca de opiniões, experiências e conhecimentos. As redes sociais colaboram nesse conceito de gestão de marca, de posicionamento e de relacionamento com o consumidor, se adaptando constantemente de acordo com o foco necessário.

Um bom exemplo de aproveitamento desse tipo de interação é o caso da Saraiva. Com seus quase 69 mil seguidores atuais do Twitter, além de divulgar seus produtos promocionais, tem desenvolvido campanhas para a própria disseminação da marca.

No ano passado, no Halloween, a livraria percebeu o potencial de engajamento do Twitter, e fizeram uma ação onde os followers escreviam um livro de terror colaborativo através dessa ferramenta comunicacional. A campanha criada pela iThink, estimulava os seguidores da Saraiva, de forma que os tweets mais votados foram compilados em um livro virtual.

Como em todas as campanhas nas mídias sociais deve-se ter um monitoramento de ação integral para que possa dar certo, a Saraiva, com esse tipo de estratégia, ganhou não apenas seguidores, mas também clientes interativos que se comunicam, tendo trocas entre a empresa e seu público, possibilitando assim, novos laços sociais.

Essa foi uma das ações criadas pela empresa no Twitter, que, anteriormente, tivera sucesso também no aniversário da loja virtual e no dia das crianças, e hoje em dia também possui vários outros exemplos, que são notáveis a real necessidade das empresas perceberem que as redes sociais são canais interativos e diretos com o público e necessitam de uma valorização maior.

Texto publicado em "A Bordo da Comunicação".

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