domingo, 30 de outubro de 2011

O Branding e a importância dos colaboradores no processo

branding e a importancia dos colaboradores para a construção da marca

O Portal HSM fez uma série de entrevistas e postagens com o Jaime Troiano, que deu uma aula. Vale a pena ver os vídeos a seguir.

O mais interessante é que sempre estamos falando da importância das pessoas para as marcas. É preciso conhecer cada vez mais sobre gente para criar um diferencial. E esse conhecimento não deve ser somente do público (consumidores), mas principalmente sobre seus colaboradores. É importantíssimo trabalhar a imagem com os colaboradores, dar para eles uma razão importante para trabalharem, é de extrema importância mostrar para os colaboradores os valores que eles tem dentro da empresa, é de suma importância agregar valores emocionais para o trabalho de seu colaborador.

Nos vídeos a seguir o Jaime Troiano bate muito nessa tecla, bate muito na importância dos colaboradores no processo de construção e agregação de valor à marca. Se você tiver um tempinho extra, pode ir direto a palestra completa no final da postagem. O conteúdo dos vídeos menores está todo na palestra.

No vídeo "Envolvimento dos colaboradores é fundamental para o branding", o Jaime Troiano fala:

- O que é (definição de) Branding
- É importante que o Branding seja extendido a toda corporação. Os profissionais de Marketing são os principais operadores de Branding, mas não é exclusivamente deles
- Se Branding é a forma suprema de transformar a marca num bem valioso, em primeiro lugar isso deve ser sentido pelos colaboradores.
- Marca não é um tapume que esconde a empresa da porta da rua pra fora e esconde o que ela é de dentro. Marca é um grande espelho que revela a empresa nos seus valores, seus principios que reflete o que de fato ela é.
- A participação do setor de RH é essencial.
- Não se faz branding se não houver uma aliança íntima entre o profissional de marketing e os profissionais de RH


Envolvimento dos colaboradores é fundamental para o branding


No vídeo "Propósito e felicidade" é falado:

- "Marca sem propósito não tem alma"
- Se a marca mostrar que o que ela faz contribui para a felicidade dos colaboradores e sociedade, ela vai ser mais forte
- O propósito é aquilo que revela na sua intimidade qual o "sonho" daqueles fundadores da empresa
- Se as marcas não ajudarem no projeto de felicidade das pessoas, elas não terão sucesso no futuro
- As marcas tem que entender qual o espaço existente entre o "eu sou" e o "eu quero ser" para preencher esse espaço. É preenchendo esse espaço que as marcas podem auxiliar as pessoas a encontrar essa felicidade.
- No espaço em que a marca se encaixa não necessariamente está associado ao poder aquisitivo

Propósito e felicidade


Já no vídeo "Novos negócios partem de um branding fortalecido" fala sobre:

- De que maneira Branding é ferramenta para novas oportunidades?
- Branding só é importante quando consegue gerar resultados
- Extensão de Marca
- Século passado foi de construção de grande marcas. Este século é de extensão das marcas para novas áreas de negócio. Esse processo deve ser muito cuidadoso.
- Gôndola Mental
- Qual o setor que deve trabalhar o processo de extensão?
- É preciso estabelecer um sistema de métricas para Branding antes que seja tarde
- Lembrar não significa comprar
- Indicadores de resultados

Novos negócios partem de um branding fortalecido


Para finalizar, deixo aqui a palestra completa com o Jaime Troiano deu no Fórum HSM de Marketing & Customer Trends, no dia 27 de setembro de 2011

Branding: a Nova Face do Marketing:


Fonte: Portal HSM

+ Você pode se interessar por: Branding | por Ricardo Guimarães (Thymus Branding)



4 comentários:

  1. Jaime troiano nem se quer fala o que é branding. Profissional com anos de carreira e ainda não consegue dizer o que realmente significa branding. E olha que ele tem uma equipe de profissionais ao seu lado. Imagine. Da próxima vez postem um vídeo que realmente fale de branding. Aliás tenho uma sugestão http://www.youtube.com/watch?v=zkRfdP-pXDI
    Esse sim fala de branding. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentário a baixo Jaime troiano em nenhum momento diz o que significa branding na prática. Muita conversa e pouco conhecimento. Filosofia pura. Vi o vídeo do comentário abaixo no youtube achei mais interessante.

    ResponderExcluir
  3. Também achei muito filosófica a palestra de Jaime troiano. Acho o vídeo de Ricardo Teixeira mais interessante. Fala da relação que existe entre a organização e o branding. Vale a pena conferir! http://www.youtube.com/watch?v=28DeH3DZIBk&feature=related

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelas contribuições! :D

    Gostei bastante do vídeo do Ricardo Guimarães. Pena que não posso dar a creditação! ;)

    ResponderExcluir