terça-feira, 18 de outubro de 2011

Marketing 3.0 - Os 10 mandamentos

Muito se fala do Marketing 3.0 o qual tem foco está no reconhecimento do consumidor, que não é um mero "comprador", e que "tem preocupações coletivas e ambientais e aspira por uma sociedade melhor” (Kotler).

O termo "Marketing 3.0" nasce pois Kotler considera esta uma terceira fase do Marketing. As duas fases anteriores consistem em "desenvolvimento de produtos e massificação" (Marketing 1.0) e "foco nas necessidades do consumidor por meio da segmentação" (Marketing 2.0).

Em seu livro, Kotler lista Os 10 Mandamentos do Marketing 3.0. São eles:

01) Ame seus clientes e respeite seus concorrentes
02) Seja sensível à mudança e esteja pronto para transformar
03) Proteja seu nome, deixe claro quem é você
04) Um cliente é diferente do outro: procure primeiro aqueles que podem se beneficiar mais de você
05) Ofereça sempre um bom pacote com um preço justo
06) Esteja sempre disponível, divulgue as boas novas.
07) Conheça seus clientes, cultive-os e conquiste outros
08) Não importa em qual setor você atue, será sempre o setor de serviços
09) Aperfeiçoe sempre seu processo de negócio em termos de qualidade, custo e entrega
10) Colete informações relevantes, mas use sua sabedoria para tomar a decisão final

Para ler detalhes dos 10 Mandamentos do Marketing 3.0, clique >>aqui<< para ampliar a imagem:
os 10 mandamentos do Marketing 3.0 por Kotler

Gostaria de comentar dois mandamentos: O 2º e o 10º.

"Seja sensível à mudança e esteja pronto para transformar"
Esse é um mandamento que, na minha opinião, coloca as pequenas empresas no pário para brigar com as gigantes. A empresa NORMALMENTE (e não obrigatoriamente) quando cresce, fica mais "rígida" e os processos/decisões/transformações são mais demorados. O consumidor está cada vez mais exigente no quesito rapidez (não somente no atendimento, mas também na resolução de seus "problemas"), daí entra a oportunidade da pequena e média empresa que tem processos administrativos menos rígidos e as decisões podem ser tomadas de forma mais rápida. Vale ressaltar que não estou me referindo a decições "pequenas", corriqueiras. Estou falando de mudanças mais fortes como estruturação, adaptação e etc.

"Colete informações relevantes, mas use sua sabedoria para tomar a decisão final"
Essa eu gostaria de destacar devido ao que estamos chamando de "Marketing Digital", mais especificamente para o "Marketing em Mídias Sociais" (Social Media Marketing - SMM). Hoje em dia, mais que nunca, informação vale ouro. Informação sobre seu cliente vale ainda mais. E, onde é que você pode encontrar informações com bom grau de "sinceridade"? Nas Redes Sociais. Entra ai, mais uma vez, oportunidade para as pequenas e médias empresas. Elas podem ter informações muito relevantes para concorrer de forma menos "covarde" com grandes empresas que tem bom capital para investir em pesquisa e comunicação.

Estamos num processo de "Socialização"? Será? Será que estamos num processo de nivelamento social? Seria um "Socialismo Capitalista"? É uma coisa MUITO COMPLEXA! E calma... Não estou falando que essa mudança está a todo vapor. Estou PERGUNTANDO se não estaríamos no iniciozinho. O tempo que esse processo pode durar, acho que nem Deus sabe, viu? As transformações estão cada vez mais rápidas, mas eu ainda acredito que para chegar a tal ponto de "Socialismo Capitalista" vai demorar um pouco. Talvez eu nem esteja mais vivo para presenciar tal acontecimento...

E você? O que acha?

Fonte da Imagem: O Povo



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