sábado, 10 de setembro de 2011

Marketing Digital: Certo e Errado

O que é certo? O que é errado? Porque é certo? Porque é errado? Perguntas que nem sempre são fáceis de responder, mas que julgo serem necessárias para que se possa ter certeza de algo. Certo... Certeza... Nada estranho, não é?



Eu, particularmente, sempre gostei de questionar e entender o máximo possível sobre o que está ao meu redor. Imagine se tratando de minha profissão. Imagine se tratando de minha profissão que lida com o sucesso e o fracasso dos outros! Grande responsabilidade, correto(opa!)?

Fico um tanto chateado quando vejo certas (muitas) pessoas que se apoiam (pongam) em gurus e, como papagaios, repetem tudo que eles falam. Nada contra os gurus, e acho que eles devem sim ser respeitados e seus conselhos devem ser seguidos. Tomar como verdade o que dizem também é válido, mas o essencial é saber o porque que é verdade.

"Se enxerguei longe, foi porque me apoiei nos ombros de gigantes." (Issac Newton)

Se enxerguei longe, se cresci, foi porque me apoiei em ombros de gigantes. Isso é completamente diferente de ficar em cima do ombro dos "gigantes" o tempo inteiro. No dia em que o gigante cair, morrer, a pessoa que está em cima pode cair (e morrer) também. É preciso se apoiar no ombro do gigante para enxergar além, ter noção do caminho, descer e seguir o seu.

Entrando no Marketing Digital, que é uma "disciplina" relativamente nova se comparada com diversas outras, venho perguntar o que é certo e o que é errado no Marketing Digital. O que é que dá certo e o que é que dá errado no Marketing Digital? Se o Marketing, que é uma disciplina que é estudada a décadas, nada é tão certo assim, imagine o Marketing Digital, que tem como seu principal alicerce o Marketing (na verdade é a mesma coisa, o que muda é apenas o ambiente trabalhado).

Recentemente fiz uma pergunta boba, a qual já tenho opinião formada (até o momento, posso mudar de opinião e não tenho vergonha pois não tenho vergonha de pensar, parafraseando Pascal) e também tenho a resposta. Fiz uma pergunta para reflexão, uma provocação. Perguntei se devemos, no Facebook, Criar perfil ou fanpage. O conceito está tão enraizado que praticamente TODAS as respostas, ou melhor, as respostas e justificativas que recebi em discussões foram iguais! Quando perguntei os "porques", não sabiam explicar nada além do que já havia sido dito uma única vez. Com poucas pessoas eu consegui criar uma discussão interessante. Por sinal, algumas dessas pessoas, são exatamente esses gurus, profissionais de referência.

Na comunicação e, porque não, no Marketing Digital, acredito que o correto seja o que dê resultado. Dê resultado respeitando as normas estabelecidas, mas não é qualquer "norma". Normas pautada em conveniência e pesquisas PEQUENAS para mim não são normas.

É importante frisar que TUDO, definitivamente TUDO, no Marketing Digital é novo. Tudo no Marketing Digital está sendo descoberto. Daí que eu pergunto: O que é certo e o que é errado no Marketing Digital? Porque é certo e porque é errado? Vamos discutir? Vamos compartilhar? Vamos descobrir? Vamos crescer, evoluir?

Se até a teoria dos 4 elementos de Aristóteles (Terra, Agua, Fogo e Ar, além do Éter - quinta essência) caiu por terra depois de SÉCULOS (chegou a completar 1.000 anos? Essa eu não sei... rs), porque uma teoria com menos décadas (e olhe lá) não pode ser questionada? Tem muito a se aprender ainda, não acham?

Eu não sou competente para responder essa questão: O que é certo e o que é errado no Marketing Digital?

Estou aqui para questionar e aprender. Entender o porque que está sendo tomado como certo ou errado. É óbvio que, se algo é tomado por uma maioria (de pessoas relevantes e não "papagaios de pirata") como correto, usarei profissionalmente tal teoria. Mas isso não implica que ela não deva ser questionada e debatida. Como disse, grandes teorias ciêntificas (principalmente na Física, que é tida como uma disciplina EXATA) foram derrubadas, porque teorias de disciplinas relacionadas a um ser tão complexo e tão pouco conhecido como o homem não pode ser?

Esse texto, mais uma vez, é uma provocação para uma reflexão. O espaço está aberto para discussões. Quem não se sentir a vontade de discutir por aqui, pode me procurar no Facebook (Fernando Petersen) ou mandar email (contato@propemark.com.br) para conversarmos, discutirmos, crescermos e chegarmos a conclusões ou, até mesmo, sair mais confuso do que entramos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário