segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O que Motiva os Jovens no Mundo?



O que motiva os jovens ao redor do mundo? O que os diferencia das gerações anteriores? O que o desejo de ser social dos jovens significa para as marcas?

"A Verdade Sobre a Juventude Global" foi um estudo realizado em Abril (2011) com mais de 7.000 jovens com idades entre 16 e 30 anos, realizado pela WMcCann.

Três fatores motivam (e influenciam) os atuais jovens: VERDADE, AUTENTICIDADE e JUSTIÇA. Um fato interessante é que mais da metade dos jovens trocariam um dos seus sentidos por um celular ou computador conectado à internet (já teve jovem que trocou um rim e outra jovem trocou a virgindade).

A Verdade Sobre a Juventude Global


E como nós, Profissionais de Marketing podemos utilizar essas informações passadas no vídeo? Não esqueçamos que o mundo está cada dia mais social. A internet tende (para muitos já é) a ser uma imensa rede social. Redes Sociais, em sua essência, têm a ver com comportamento humano, valores humanos e uma poderosa rede de influência. Influência essa que as marcas precisam cada vez mais para conseguir criar sua imagem (repultação).

Então, trazendo para o Marketing Digital, reparem no dado que diz: "mais da metade dos jovens trocariam um dos seus sentidos por um celular ou computador conectado à internet". O que isso significa? Que ambientes digitais tendem (já são) a ser o principal meio de interação entre os jovens e, com o alto teor de informação, nós, profissionais de Marketing Digital, temos que ir diretamente neles e não atirar em muitos para acertarmos uma pequena porcentagem! Essa chegada neles não podem ser invasivas e vazias, têm que ser com propósito e apresentar VALORES para eles, valores esses que são apresentados no vídeo acima.

Você pode se interessar também por: Pesquisa: Comportamento da Geração Y nas redes sociais






2 comentários:

  1. O que é considerado verdade?

    Existem milhares de fóruns dos assuntos mais diversos, existem milhares de comunidades e redes sociais da mesma forma. O que é verdade para alguns pode ser mentira para outros.

    Dizer que os jovens de hoje seguem uma verdade me soa tão utópico como ridiculo.

    No entanto concordo com a conectividade, as redes sociais, a busca pelo conhecimento em comum e a vida virtual cada vez mais presente na vida de todos, principalmente dos jovens. Agora dizer que eles vivem verdades quando se sabe que no mundo virtual em que circulam é infestado com milhões de bobagens e opiniões desvirtuosas é um grande contra-senso.

    Pior ainda é pensar no conceito de justiça que é tão amplo que, o que pode ser, justiça pra um é injustiça para outro.

    As marcas na verdade, precisam encontrar os seus nichos e difundir-se entre eles. Precisam descobrir o que quer comunicar, e então descobrir o determinado grupo que compartilha daquela opinião e se dirigir pra ele.

    Este talvez seja o ponto falho. Definir que os jovens possuem "Verdade" ao invés de "Opinião".

    De todo modo a pesquisa é interessante. Mostra que o caminho digital é o mais acertado para a difusão das marcas sem sombra de dúvida. Algo aliás que só não vê quem não quer.

    ResponderExcluir
  2. Sim... Existem várias "verdades" e cada jovem (ou grupo de jovens) está atrás extamente dessa "verdade". Para descobri-la, precisamos conhecê-los e nos relacionarmos. As ferramentas digitais facilitam bastante esse trabalho, embora precisemos levar em consideração que na rede a gente "divulga" o que quer.

    Exatamente isso:

    "As marcas na verdade, precisam encontrar os seus nichos e difundir-se entre eles. Precisam descobrir o que quer comunicar, e então descobrir o determinado grupo que compartilha daquela opinião e se dirigir pra ele."

    Ou seja, entrar na "verdade" de quem desejamos nos relacionar (comunicar).

    Em relação à justiça, o caminho é o mesmo... Queremos nos relacionar com determinado nicho, precisamos saber o que, de fato, para esse grupo é justo...

    Eu entendo esses "pilares" (verdade, justiça e autenticidade) como uma base para sabermos como atingir nosso público. Mesmo que cada grupo tenha a "sua" "verdade, justiça e autenticidade", se soubermos o que de fato representa esses fatores para eles, conseguiremos atingi-los de forma mais eficaz.

    ResponderExcluir