quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Desabafo - Profissional Mídias Sociais

Uma coisa que tem me incomodado bastante é como as pessoas têm tratado os profissionais voltados para a área de mídias sociais.

Você encontra infinitas definições e funções associadas a esses profissionais, funções essas que muitas vezes fogem o escopo da profissão. Quando se procura um profissional, obviamente queremos aproveitar o melhor dele mas convenhamos que tudo tem seu PREÇO.

O que as empresas mais querem, hoje em dia, é um "canivete suiço" para lidar com as mídias sociais e esquecem que, para ter tais habilidades, é preciso treinamento. Treinamento esse que envolve bastante TEMPO, fator que hoje em dia é tão raro e CARO, e experiência (que por sinal é adquirida com o tão "caro" tempo)!

O que é esquecido, também, é a diferença entre você ter habilidades para GERENCIAR UMA EQUIPE de redes sociais e você ATUAR nas redes sociais. Outra coisa, para agregar a lista de "esquecimentos", é que há uma diferença entre contratar um profissional para lidar com as mídias sociais de UMA empresa e contratar um profissional para atuar em uma agência.

[Profissional Para Empresas]

Se você possui uma empresa e, ao invés de contratar uma agência, prefere contratar um (ou mais) profissional para gerenciar suas mídias tem que estar ciente das habilidades necessárias e saber que um profissional qualificado não é barato (leia-se, não é pagando salário de estagiário - ou um pouco mais - que você vai conseguir o que deseja).

Recentemente tive acesso a um artigo no Webinsider que fala das habilidades necessárias para um gerente de redes sociais. Embora concorde parcialmente com algumas dessas características, elas são um tanto pertinentes. São elas:

- Comunicativo
- Sociável
- Antenado
- Ter presença digital
- Tecnológico
- Multitarefa
- Político
- Analítico
- Gestor

Sentiu o "drama"? Eu digo, afirmo e reafirmo, que existem profissionais habilitados para essa função e com essas características. Só que da mesma forma, afirmo que para adquirir essas características o tempo dedicado, os custos com cursos e, principalmente, experiências na vida, não serão tão rasteiros quanto o piso salarial.

Um exemplo bem "baixo":

Você precisa de um programador. Existem diversas qualificações (e linguagens de programação) no mercado. Se você quer um que saiba diversas linguagens de programação, este fatalmente será mais caro que um que saiba um número limitado. Cabe você ver qual a sua necessidade, se vale a pena ou não, contratar o "multiligue". Se em sua equipe já existe um profissional para determinada linguagem, pode ser uma melhor opção para você procurar outro profissional com características que falte em sua equipe.

[Profissionais para Agências - e empresas de grande, ou gigante, porte]

Já de forma diferente, uma agência pode se dar MAIS o "luxo" de contratar profissionais mais especializados em suas respectivas atividades, possuindo um profissional "multi" para gerenciar/coordenar as equipes.




Você pode ter os seguintes "especialistas":

- Planejamento
- Criação
- Análise/Mensuração
- Mineração/Monitoramento
- Atualização/Publicação
- Otimização

Obs: Profissionais podem casar habilidades
Obs2: É possível "segmentar" mais as atividades, mas foge um pouco o escopo dessa publicação.

Além de ter uma pessoa melhor qualificada para gerenciar essa equipe. Obviamente, essa pessoa poderá assumir qualquer um desses papéis, mas assumir "todos" vai requerer muito tempo o que pode fazer perder o "time" que ações em mídias sociais exige.

Enfim...

Muito se especula, muito se quer, muito se exige mas... POUCO SE VALORIZA! Mídias Sociais é um MUNDO! Cada empresa tem uma necessidade, cada uma das mídias sociais exige certo conhecimento à parte. O que falta é, na minha opinião, é uma melhor organização das ideias (e eu me incluo nesse bolo-doido) para sistematizar os processos.

Todo mundo quer TUDO e, como já se dizia desde o tempo de Ramses, quem quer TUDO acaba tendo NADA. Montar uma equipe de Marketing Digital ou escolher uma Agência de Marketing Digital (e/ou Redes Sociais) é um dos pontos críticos do processo (e assunto para outro post) e não é fácil tomar essa decisão o que acarreta em procurar o meio mais "fácil": Pagar pouco, exigir muito e ver quem topa.

Qual a sua opinião, experiência ou DICA em relação ao assunto? Deixe seu comentário! :)



Um comentário: