sábado, 30 de julho de 2011

Summer Time Is Pepsi Time - Coca-Cola deu brecha!!

summer time is pepsi time urso polar

Uma das disputas mais acirradas (e sadia até certo ponto) é a da atenção para os comerciais da Pepsi e comerciais da Coca-Cola. A guerra Coca-Cola vs Pepsi não somente atiça a criatividade dos criativos para ambas as marcas, como diverte horrores o consumidor. O posicionamento da Pepsi e o posicionmento da Coca-Cola são diferentes, o público abordado, também é um pouco diferente, mas são concorrentes de um mesmo mercado e de fãs apaixonados.

A disputa Pepsi vs Coca-Cola é tão acirradas que ambas deixam cada vez menos espaço para uma atacar a outra, mas como sempre disse, desde meu tempo de primário (atual ensino fundamental 1): "SEMPRE há uma brecha!".

Dessa vez, quem encontrou a brecha foi a Pepsi (tá... na maioria das vezes, pelo menos que tenho conhecimento, é assim). Quais são os dois personagens mais marcantes da Coca-Cola? O Urso Polar e o Papai Noel (Santa Claus). Personagens criados apoiados em clima frio (muito frio, por sinal) e que tem NADA a ver com verão.

summer time is pepsi time papai noel

Uma boa tática de guerra é: "Conhecer a fragilidade e atacá-la no momento certo"

A Pepsi e a Coca-Cola travam uma guerra secular. Com a brecha da Coca-Cola, o ponto para atacar seria seus personagens marcantes, que tem características polares, no momento em que eles estivessem de "férias", ou seja, VERÃO.

Ai que entra o Summer Time Is Pepsi Time! Papai Noel com trajes mais leves, de verão, e Ursos Polares "moreninhos", bronzeados do verão. Para não deixar de ter uma das principais características do posicionamento da Pepsi (diversão), a campanha Summer Time Is Pepsi Time foca festa, balada, diversão, ambientes jovem, contendo valores importantes para seu público.

Confiram os dois comerciais Summer Time Is Pepsi Time lançados no exterior:

Summer Time is Pepsi Time: Santa Dancing (Comercial Pepsi - Papai Noel de Férias)


Summer Time is Pepsi Time: Uncle Teddy (Comercial Pepsi - Urso Polar de Férias)


Posso até ser chato em toda vez falar isso, mas não me conformo com algumas "regras" da publicidade brasileira que IMPEDE, VETA, POLDA, INIBE e seja lá o que for de negativo para este tipo de criatividade. Essa guerra da Pepsi vs Coca-Cola, que da maneira que é apresentada eu considero sadia, pois não ataca diretamente a imagem de nenhuma das duas de forma pejorativa, estimula MUITO a criatividade. Imagine agora como estão os criativos da Coca-Cola para poder dar uma resposta ao Summer Time Is Pepsi Time!



3 comentários:

  1. Nando!!!!!
    Muito bom o post.
    Aliás, esse tema, publicidade focada em falhas da outra marca, aqui no brasil assim que entra já tem um processo na justiça pra tirar.....
    Acho isso ridiculo... Aliás, nos US inclusive tinha uma propaganda (que veiculou aqui da hyundai) que mostrava um carro no estilo sedan de uma marca que não tem muita visibilidade, mas que tinha todos os predicados das principais marcas, com carros do mesmo porte, como bmw, mercedes, volvo.... Ela foi extremamente bem feita e talvez por serem marcas que não tem medo da concorrência (pq obviamente sabem que quem compra mercedes ou outra dessas não vai comprar um hyundai... Elas sabem do seu potencia e da inteligência do consumidor que tem fidelizado) essa propaganda foi veiculada aqui por bastante tempo...
    Assim como a do i30 (que faz comparações com os rivais, em específico a bmw série 1).
    Nos US isso é comum, isso é normal. Essa publicidade mais agressiva mostrando pq eu sou melhor que ele... Infelizmente ainda falta colhões pras diretorias aqui aceitarem essas propagandas.. E ainda falta inteligência pro nosso consumidor para entender que nem tudo o que é dito é necessariamente verdade (entenda consumidor, não pelo esclarecido e sim aquele consumidor easy de atingir que acredita em qualquer história, eles ainda existem... pelo menos ao meu ver...) e precisa ser seguido.
    Nosso público ainda precisa de um pouco mais de opinião e análise...
    E nem precisa comentar dos vídeos. Fantásticos!!rs

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  2. Pois é, Aime!! Na verdade, o que eu penso, é que há um comodismo danado. Faço um produto que, assim como qualquer outro, tem suas fragilidade. Mas essas fragilidades não podem ser citadas, então fica tudo como está. Essa disputa, quando sadia, só tem pontos positivos para o consumidor, que sempre vai ter uma empresa tentando melhorar os produtos para "evitar" as "brechas".

    Já no atual formato, só as empresas ganham.... Acho sim que deve haver uma moderação na publicidade. Essa moderação deveria ser para MENTIRAS, propaganda enganosas, manchar a imagem do concorrente com inverdades...

    Não é o caso dos comerciais citados neste post, em que não é destacado a fragilidade dos produtos, nem muito menos mancha a imagem das marcas.

    Se o seu produto não é melhor, faça-o melhor. Se seu segmento é outro, qual a preocupação com a comparação?

    Pelo menos eu penso assim no atual momento....

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  3. Concordo em gênero, número e grauu!!!!
    Aqui infelizmente todos são muito acomodados!
    rs
    É o famoso jeitinho brasileiro!

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