terça-feira, 26 de julho de 2011

Febreze: Prova de eficiência

Quando o produto é bom, a gente coloca ele à prova sem medo das coisas darem errado, correto? Pois bem... A Febreze, concorrente do, aqui no Brasil, Bom Ar e derivados colocou à prova seu produto indo de contra seu principal concorrente: Os fedores!

Realiza o desespero: "Você, no final de um expediente complicado, pega seu buzu às 18h30 lotadíssimo e em dia de chuva. Das 1500 pessoas dentro do coletivo, você não é um do beneficiados que vai sentado e, pela sua altura, fica com seu nariz na mira do sovaco do 'camarada' ao lado."

Seus problemas acabaram! Até nossos prefeitos de todo Brasil começarem a obrigar as empresas colocarem Febreze em todos os veículos públicos, você pode levar em sua bolsa ou mochila um kit anti-fedor contendo um Febreze para tentar neutralizar e um pregador para por no Nariz, caso a quantidade de Febreze levada não seja suficiente. De acordo com o vídeo abaixo, creio que o pregador só será necessário em casos extremos, confira:

Air Effects vs. The Goat Video - Febreze Breathe Happy Smell Test


Os vídeos, que podem ser conferidos no canal da Febreze no Youtube, poderiam ser um pouco melhor trabalhado nas redes. Não tenho conhecimento sobre a campanha Offline da Febreze, mas a campanha Online poderia ser mais caprichada (estou falando em nível Brasil, ok?). Principalmente os vídeos, tinham tudo para ser um belo viral. Poderiam colocar situações do dia-a-dia, como a descrita anteriormente de forma exagerada. Isso iria a favor de algumas "Regras do Marketing Viral":

01) Faça com que as pessoas sintam algo
Diverte as pessoas. Causaria nojo em algumas, mas não um nojo "repulsivo" à marca Febreze e sim elevando a marca como uma "possibilidade" de combater o motivo.

02) Não faça propaganda
Meio complicado... Mas, no caso desta "campanha", deixaria apenas para expor a marca da Febreze no canal e no final de cada video publicado. Poderia também criar uma espécie de "termo" usando o nome da marca. Como acontece com a marca Bom Ar que virou sinônimo de aromatizantes.

03) Permita o compartilhamento, download e mashup
Ao colocar no Youtube, creio (pelo menos prefiro crer) já esteja autorizando o compartilhamento e mashups.

04) Crie formas de participação e comentários
Colocar um "call to action" na descrição do vídeo. Convidado os usuários a "gostar" do vídeo e comentar sobre a Febreze

05) Não abandone a ação viral
Além do monitoramento durante a campanha e do uso de outras redes sociais para "divulgar" o vídeo, tentar criar uma sequência em histórias... Quem sabe até criar uma promoçãozinha convidando os usuários a "brincarem" com o fedor dos seus amigos... Da maneira que está atualmente, estou acreditando que "abandonaram" o viral (pelo menos no Brasil - tá, o vídeo não é brasileiro ¬¬).

E você? O que achou da ação? Como você melhoraria? Deixe nos comentários sua opinião. Vale até me detonar! :D




Um comentário:

  1. Além do monitoramento durante a campanha e do uso de outras redes sociais para "divulgar" o vídeo, tentar criar uma sequência em histórias... Quem sabe até criar uma promoçãozinha convidando os usuários a "brincarem" com o fedor dos seus amigos... Da maneira que está atualmente, estou acreditando que "abandonaram" o viral (pelo menos no Brasil - tá, o vídeo não é brasileiro ¬¬).

    E você? O que achou da ação? Como você melhoraria? Deixe nos comentários sua opinião. Vale até me detonar! :D

    ResponderExcluir