sexta-feira, 3 de junho de 2011

Propaganda Racista - A acusação vai para a Dove

Uma peça promocional da Dove deu o que falar nos EUA. Antes de meus comentários, passa o olho nela (clique para ampliar):
propaganda racista da Dove. É que dizem

Sejam bem sinceros... Vocês viram alguma coisa nesta peça? Há um questionamento se a peça é ou não "oficial", o que não vem ao caso nesta discussão. Para saber mais sobre isso vejam este post da Adnews.

O "racismo" que estão acusando é o fato de na esquerda estar a pele "estragada" e na direita a pele "restaurada". Abaixo das imagens da pele, encontram-se três modelos: uma negra, uma com traços latinos e uma branca. O problema está na "ordem de leitura" que, segundo os "especialistas em racismo" sugere uma EVOLUÇÃO. Ou seja, comparando as peles e as modelos, antes e depois, sugere uma evolução do negro para o branco, colocando a latina como intermediária.

Bom... Se a ordem estivesse INVERTIDA, será que causaria tanta polêmica? Vale a reflexão... Se fosse invertida a ordem das peles, iria sugerir uma involução? Repare que também, se formos procurar mais chifre em cabeça de cavalo, tem mais preconceito nesta peça. O SER HUMANO da esquerda é mais gordinho do que o da direita. Seria também uma "evolução" do gordo para o magro? O magro é mais "evoluído" do que o gordo?

Concordo veementemente que se deve tomar muito cuidado com o que se publica, com culturas, com tabus e preconceitos. Uma peça deve ser analisada diversas vezes antes de "rodar". Mas convenhamos que muita coisa está APENAS na cabeça de quem analisa ou de quem tem certa fragilidade. Acusação de racismo (assim como qualquer outra forma de preconceito) é algo muito sério para apenas "especular".

Aos meus olhos, que vejo o seres seres humanos como SERES HUMANOS, que não "entendo" o conceito de raça para o homo sapiens mas sim culturas diferentes, a peça tem nada demais. Só fui atinar para isso depois que alertaram para tal fato e daí que fui ver a possibilidade de tal "maldade". Maldade que apareceu por causa do "before" e do "after".

E você? O que achou desta peça? É racista? Foi vacilo? Ou o problema está nos olhos de quem ver, apenas?

3 comentários:

  1. axei meio racista mesmo rs... na mesma hora q vi a foto antes de ler o post, pensei nos dois fatores das raças e de uma ser mais gordinha q a outra...

    ResponderExcluir
  2. assim q vi a imagem, reaprei no racismo de tdo! O riscado do "before" la atras , só reaprei depois de ver pela 4ª vez. Foram mto infelizes nessa propaganda.

    ResponderExcluir
  3. Concordo que foram infelizes nessa propaganda.. Mas pelo fato de não atinarem para essa possibilidade, essa fragilidade da sociedade mundial, principalmente no mercado estadunidense em que a "guerra de egos" e o preconceito estão à flôr da pele.

    Se a ordem das modelos fosse invertida, o problema seria resolvido? Vi em um blog falando que uma possível solução para esta peça seria colocar comparação vertical. Na minha visão isso iria desconfigurar um pouco a idéia de comparação, visto que quando comparamos algo colocamos "lado-a-lado".

    ResponderExcluir