segunda-feira, 11 de abril de 2011

Pesquisas em Marketing Digital / Redes Sociais

pesquisas

Pesquisar pelo assunto “Marketing Digital” e seus derivados (mobile, mídias sociais, SEO, SEM, etc) está cada vez mais comum. As empresas acordaram que ações digitais são necessárias na maioria dos casos e que o retorno de campanhas digitais pode ser bastante interessante, superando, inclusive, o retorno que as campanhas “tradicionais” trazem.

Google Insights - “Redes Sociais” (vermelho) e “Marketing Digital” (azul)
google insight marketing digital x redes sociais

Conforme pode ser visto nessa pesquisa realizada por mim no dia 10 de abril de 2011, a procura no Google Brasil pelo termo “Marketing Digital” vem mais ou menos constante desde 2004, já a procura por “Redes Sociais”, que teve um “boom” em 2010, vem crescendo muito nesses primeiros meses de 2011 atingindo o índice 100 no último mês. A pesquisa por “Marketing Redes Sociais” também demonstra o boom de 2010, mas vem caindo por motivo que ainda estou tentando entender. Seria porque, talvez, estejam generalizando? Não vejo uma queda de interesse, pelo menos no dia-a-dia, no meu ciclo de convivência.

Google Insights – “Marketing Redes Sociais”
marketing em redes sociais

Chama-me a atenção os “interesses regionais” e ver que a Bahia vem crescendo, embora ainda esteja um tanto distante de outras capitais brasileiras. O que me preocupa, falando agora do mercado local (baiano), é o fato de muitos acharem que “Marketing Digitalé apenas oMarketing em Redes Sociais”. É preciso deixar claro que o “Marketing em Redes Sociaisé apenas uma pontinha (minúscula) do “Marketing Digital” que é muito mais amplo.

Interesses Regionais “Marketing Digital” (azul) e “Redes Sociais” (vermelho)
interesse regional marketing digital e redes sociais

Bom, com tamanhos índices de pesquisas, não é de se espantar que a quantidade de conteúdo lançado na internet sobre esses temas também cresça bastante. Primeiro pela necessidade de compartilhar o que vem “descobrindo”. Segundo para atrair muitos visitantes para suas páginas (blogs e sites).

O que me motivou escrever este post foi exatamente a preocupação com o segundo fato, “atrair visitantes para suas páginas”. Estamos todos antenados no mundo, e pesquisas estão pipocando de todo lado com os mais variados temas. Infográficos caem na rede que nem água, toda hora tem um. Mas, quais dessas pesquisas são relevantes para a gente? Eu arriscaria até em dizer que TODAS, afinal, não sabemos como vai ser nosso futuro profissional (embora planejemos), mas será que essas pesquisas estão sendo utilizadas (e interpretadas) de forma correta?

Até que ponto, por exemplo, a pesquisa realizada que informou que o Facebook passou o Google em número de pageviews nos Estados Unidos interfere no mercado brasileiro em que mais de 90% possui conta no Orkut? E o Foursquare estar sendo a mídia social que mais cresce no exterior (não me recordo o país)? Até que ponto interfere no Brasil em que relativamente poucas pessoas possuem smartphone?

São dados que chamam a atenção e devemos ficar de olho neles sim, mas precisamos tomar cuidado para não trazer essas pesquisas como realidade no Brasil. Essas pesquisas realizadas no exterior são interessantes para vermos o potencial de cada assunto e chamar nossa atenção para verificarmos se esta realidade já chegou ao mercado local ou é apenas uma tendência. No caso da “tendência”, é bom ter cuidado com os aspectos culturais, cada povo tem uma cultura de uso diferente. Ex: Nas eleições americanas, a população seguia os candidatos no Twitter para comparar, tanto que não era raro um mesmo indivíduo seguir ambos candidatos. Já no Brasil, seguir acabou se tornando “métrica de aceitação” do candidato, não se seguia o candidato para comparar, mas sim para apoiá-lo na rede.

Não estou dizendo que todas as pesquisas, principalmente as citadas acima, são irrelevantes. Não! Pelo contrário, o Facebook também vem crescendo muito no Brasil e precisamos ficar atentos a isso, mas ele ainda não passou o Google em pageviews no Brasil, então não podemos tomar isso como uma realidade a ser aplicada por aqui. O Foursquare ainda é uma rede muito segmentada e não faz parte do hábito brasileiro dizer por onde anda, por sinal isso até é um tabu para muitos devido ao medo de ser encontrado por “pessoas mal intencionadas”.

Dei apenas dois exemplos dos diversos que tem por ai. É preciso ficarmos atentos e usarmos as pesquisas de forma mais analítica, racional, e não emocional. Por sermos “apaixonados” e por acreditarmos muito no “Marketing Digital” e em “Redes Sociais” podemos nos deixar levar pela “emoção” dos números do exterior e acabarmos metendo os pés pelas mãos na hora de criar uma campanha digital para nossos clientes.



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