sábado, 9 de abril de 2011

Entrevista com Eric Schmidt, Ex CEO do Google - (Globo News)

Nesta entrevista para o programa Espaço Aberto da Globo News, Eric Schmidt, ex CEO do Google, mostra o porque do Google ter chegado onde chegou. Eric Schmidt deu uma aula de Marketing e lucidez no que deve ser feito para "dominar o mundo digital". O ex CEO do Google falou também da gestão que está passando para o Larry Page, um dos fundadores do maior buscador do planeta e o que podemos esperar do Google daqui para frente.

"Os produtos vão ser mais integrados e mais rápido. O Larry passou maior parte do tempo, durante a transição, conhecendo a engenharia de cada projeto."

O que podemos esperar depois desta afirmação do Eric Schmidt? "Produtos integrados e mais rápidos" me deixou um tanto pensativo, principalmente depois de tantas aquisições e especulações sobre a "Nova Rede Social do Google". Não esqueçamos que o Google Wave foi extinto.

É possível também esperar investimentos do Google no Brasil. Segundo o ex CEO do Google, o faturamento da gigante da internet cresceu 80% em 2010 e talvez daqui a algum tempo seja o quarto ou quinto mercado para o gigante da internet. Eric Schmidt ainda informou que o Google tem o maior market share do mundo no Brasil.

[Como o Google cuida da Privacidade]

Quando indagado sobre a privacidade e a quantidade de informações que a Google tem dos usuários, Eric Schmidt respondeu de forma bem lúcida, informando que possui um departamento exclusivo para reverem esta questão.

[Google vs Facebook]

Com o crescimento (hiper) acelerado do Facebook na internet e as constantes comparações e afirmações de "rivalidade", é praticamente impossível não perguntar sobre a "concorrência" Google vs. Facebook.

"É interessante que todo mundo foca no Google contra o Facebook. Nós competimos com a Microsoft todos os dias."

Esta foi a resposta do Eric Schmidt, acrescentando que o Bing (buscador da Microsoft) vem melhorando a cada dia. Se pararmos para analisar, de fato tem mais lógica o Google competir com a Microsoft do que com o Facebook. A guerra não é apenas pelo buscador ou rede social, o buraco é muito mais embaixo! Ainda tem a competição pelo mercado móvel (Windows Phone vs. Android), tablets, notebooks e netbooks. O Facebook ainda está engatinhando nesses setores da tecnologia, embora esteja fazendo algumas aquisições e melhorando sua plataforma dia-a-dia.

[Algum dia o Google irá ser Pago?]

Segundo Eric Schmidt: "Nós não precisamos cobrar. Ganhamos muito dinheiro com as propagandas. Nós dizemos que as respostas gratuitas do Google levam você a ter uma boa experiência, então o Google vai permanecer gratuito por um bom tempo."

Foi com o buscador gratuito que eles chegaram onde chegou. É o por ser gratuito, e também por gerar os melhores resultados, que o Google tem tamanho número de acessos, o que possibilita as propagandas, principal receita da gigante da internet.

A reportagem tem pouco mais de 20min. Além da entrevista com Eric Schmidt, a reportagem traz umas informações interessantes. Não poderia deixar de destacar um ponto que eu não concordo: "Blogger perdendo usuários para o Twitter".

Na minha opinião o Blogger (assim como outras plataformas) e o Twitter tem funções completamente diferentes, principalmente se levarmos para o uso de empresas. O blog é muito mais rico em recursos. O Twitter ganha pela simplicidade, o que o torna um potente "disseminador de conteúdo", mas que na maioria dos casos precisa de um suporte, algo que ele redirecione para complementar a informação.

Confiram a reportagem do programa Espaço Aberto na Globo News que contem a entrevista com Eric Schmidt.





Nenhum comentário:

Postar um comentário