sábado, 19 de março de 2011

Marcando Fotos no Facebook – Irrite Seu Cliente

Na última madrugada, ao ver um comentário de uma “friend” no Facebook, tive a ideia de escrever sobre esse ato (falta de respeito?) com os integrantes da sua lista de adicionados no Facebook. Em um tom bastante irritado, ela comenta:

reação de usuária ao ser marcada indevidamente no facebook

Está se tornando, por incrível que pareça, cada vez mais comum fazerem isso, pelo menos dentro de Salvador-BA, onde acontecem muitas festas e muitos “promoters” (entre aspas mesmo) são despreparados e usam desse artifício burro, que não traz resultado positivo, irrita bastante o usuário e queima o filme de seu evento (produto).

promoter de facebook, não seja só um destesPorque estou falando que são “promoters” despreparados: Uma pessoa que hoje dia tem a menor noção de comunicação e está interessada em “divulgar”, principalmente na internet, deveria saber que essa “tática de marcar amigosnão funciona. É só fazer uma pesquisa rápida nos mecanismos de pesquisa para ver quantos artigos / postagens / trabalhos / críticas / etc existem falando de comunicação para a web e redes sociais. São “promoters” que, em muitos casos (para não dizer a maioria), estão começando a ganhar seu próprio dinheiro e ingressando em faculdades, nem sempre (raramente) de comunicação.

Pense comigo: “Você tem 700 amigos no Facebook”. Você passa duas ou três horas marcando-os para ter que resultado? Vinte nomes adicionados em sua lista? Isso corresponde a menos de 3% de consumidores que foram levados a ação, PIOR QUE MÍDIA DE MASSA!!

Não seria muito mais inteligente você ganhar tempo conhecendo um pouco mais seus “friends” e dar para eles o que desejam? O Facebook permite você criar “Grupos de Amigos” (não é grupos de discussões, ok?) em que você pode muito bem separa-los por relevância. Fazendo isso, depois, você pode “marcar” aqueles que você sabe que vão se interessar e que PODEM ESPALHAR SUA MENSAGEM. Ou seja, você ganha tempo, aumenta seu retorno, não irrita seu “friend” e não tem a imagem de sua festa(ou produto) arranhada, como você pode ver na opinião (de outra pessoa) abaixo:

opiniao sobre quem marca pessoas em fotos no facebook

Como pode ver no comentário acima, a CLIENTE acha que APENAS 1% das festas em que é marcada vale a pena ser marcada! Ou seja, em 1%, quando é relevante para ela, ela não se incomoda. Mas o pior para a festa (produto) não é isso. Reparem a OPINIÃO DELA: “O pior eh que, na minha opinião, essa eh uma divulgação que so festa ruim precisa!”

E como saber se vai ser relevante para ela? Simples, estude seus seguidores. O pior é que a noção de “promoters” já está implícito isso, né? Contato direto, venda diretamente com o consumidor final. Entende-se que este deva conhecer para quem está vendendo. Separe seus friends em grupos inteligentes e estratégicos. Você irá precisar de um bom tempo para fazer isso, inicialmente, mas depois o tempo que você irá ganhar será imenso! Não irás mais perder duas ou três horas marcando todo mundo e vai dar para o cliente o que ele quer (você acha que ele quer), aumentando a possibilidade de conversão.

Leia também no PropeMark:
- Propaganda x Spam (Facebook): Diferença entre Spam e Propaganda no Facebook, em minha opinião.
- Contra o Spam no Facebook: Como alterar sua configuração de privacidade para que não apareça na time line de seus amigos as fotos em que você foi marcado. Desta forma, você acaba com um dos argumentos de quem realiza esse tipo de ação: “Marcar para que os amigos de quem foi marcado também vejam a festa e, em cada comentário, todos marcados recebem uma notificação.”




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