segunda-feira, 7 de março de 2011

A Comunicação dos Trios no Circuito Barra/Ondina (Carnaval Salvador 2011)


mapa do circuito barra ondina carnaval salvador 2011
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A comunicação é um dos meios de relacionamentos mais importantes para os seres vivo, não sendo exagero considerar que é vital. Em tudo poderá ser visto influencias da comunicação, até onde não podemos imaginar.

O carnaval é uma festa gigantesca o que chama a atenção de grandes marcas, despertando o desejo de comunicar-se com seus respectivos públicos nesta festa que movimenta milhões de reais. Boa parte desses “milhões” vem de patrocinadores, que associam suas marcas a artistas e blocos e estes, em retribuição (nada condenável, por sinal) precisam procurar um meio eficiente não só de expor as marcas dos patrocinadores, mas também de se expor para ser patrocinado novamente.

Para movimentar tudo isso, é importantíssimo ter uma comunicação muito bem planejada para aumentar a eficiência e uma das formas de comunicar se dá em como as bandas tocam em cima dos trios elétricos e como estas se comportam no decorrer do Circuito.

Neste estudo foi tomado como objeto o percurso da Banda Asa de Águia no circuito da Barra-Ondina no carnaval de 2011. Para isso foi criado um Mapa do Circuito Barra/Ondina onde foram marcados alguns pontos que considero importante (mas não únicos). Os CÍRCULOS VERMELHOS numerados representam pontos onde os trios normalmente PARAM para dar show. Os TRIÂNGULOS VERDES representam os INTERVALOS, espaço em que os trios passam mais rápido para cumprirem o trajeto no tempo determinado. Os QUADRADOS LARANJAS representam pontos onde há uma grande concentração de foliões (pipoca) e são pontos de POSSÍVEL PARADA.

[O Circuito Barra/Ondina]

01) O circuito começa em frente ao Farol da Barra (ponto 1), onde está concentrada uma grande quantidade de emissoras de rádio e TV (mesmo que quiosques e não o camarote da emissora propriamente dito). Neste ponto também está há uma concentração imensa de pessoas que estão aguardando a hora de seus respectivos blocos e foliões pipocas que assistem a saída dos blocos, muitos inclusive, para acompanha-los na corda. Neste momento, as bandas tendem a tocar mais pra cima, agitando o público para causar aquela “primeira impressão” positiva não só para os foliões do bloco, mas para o público em geral e emissoras que levam imagens para milhões de pessoas.

02) Saindo do Farol da Barra, o bloco entra num momento mais “light”. Primeiro para o folião recompor as energias e chegar no segundo ponto de parada com bastante energia para mostrar ao Brasil inteiro como é o carnaval do seu bloco, segundo para o artista segurar um pouco a voz (muitas vezes colocando outros para cantarem) pois são mais de 4h30min de percurso.

03) Chegando no Camarote Praieiros (ponto 2), as lentes do SBT (ponto 3) e do Portal Terra (ponto 4) já alcançam e o bloco entra em “rede nacional”. Neste ponto também já foi “plugado” o microfone da emissora para captar o áudio do trio. Este é um dos picos! Camarotes famosos e televisão/site (pontos 3 e 4), é hora de “vender seu peixe”. Performances, músicas de sucesso, cumprimentos, parcerias com artistas, homenagens... Este é um dos momentos de grande importância não somente para os artistas se venderem (sem levar para o lado pejorativo) para o Brasil e mundo, mas para as marcas expostas no bloco aparecerem em rede nacional. Neste momento há uma grande “perda de energia” que será recomposta logo depois em um espaço relativamente grande de “intervalo”.

04) Passados os camarotes e “lentes”, hora de recompor as energias no segundo, e maior, intervalo. Este trajeto varia muito de artista para artista. No geral, as bandas intercalam “momentos de picos e vales”, tocando para o seu público de dentro do bloco. Este é o momento de agradar seus fãs presentes dentro das cordas, já que não há uma grande concentração de público nesta região. No caso específico da Banda Asa de Águia, eles tocam de tudo intercalando sucessos mais antigos e músicas menos conhecidas para o público geral (não fãs). Este “intervalo” vai até o Camarote Gheto Square (ponto 5), quando se faz necessário “esquentar” o público novamente.

05) Logo após a “Virada do Cristo”, no ponto 5, chega o momento de começar a agitar novamente pois o bloco estará chegando em rua região de alta concentração de público pipoca (quadrado P) e camarotes. E o segundo ponto de maior concentração de público, perdendo apenas para a trajetória que estar por vir na Ondina. Nesta região também estão dois dos maiores (e mais conhecidos) camarotes do circuito Barra-Ondina, o Camarote do Reino - ponto 6 - (cujo banda Asa de Águia detém propriedade) e Cerveja & Cia - ponto 7 - (este, onde está localizado a transmissão do Youtube neste ano de 2011). Este é o momento de repetir músicas (grandes e atuais sucessos), tocar “mais pra cima” e levar o público ao êxtase. Importante frisar que neste momento muitos saem dos blocos para ir ao banheiro, lanchar e etc. O show é mais voltado ao público externo ao bloco.

06) Passado o Youtube (ponto 7), chega o momento de menor intervalo. Hora de recompor rapidamente as energias. As bandas normalmente tocam de forma “mais light” até a “Entrada da Sabino Silva”, porta de entrada para a Ondina e onde começa a maior concentração de público pipoca do percurso que se estende por toda Av. Presidente Vargas (paralela a rua de onde passam os blocos). Antes do Camarote do Nana (ponto 8) ainda tem o famoso “Beco de Ondina” que também é conhecido como “Beco da Loucura”, onde a agitação e “pegação” é intensa. As bandas gostavam muito de parar o trio em frente a este beco e dar um show a parte, mas devido a “desvios de comportamento do público”, alguns artistas preferem passar direto.

07) Chegando no Camarote do Nana, chega a hora do “momento final”. Hora de “dar o último gás” e deixar a impressão de percurso perfeito e o “gostinho de quero mais”. Homenagens e repetições de músicas são muito comuns, inclusive, é “normal” se repetir mais nesse trajeto final do que nos trajetos anteriores. É um momento em que os foliões começam a deixar o bloco (por estarem cansados) e por ser a Ondina o “ponto de encontro” entre as pessoas que saem dos blocos e que estão fora destes. O show é visivelmente para os camarotes e público externo às cordas, inclusive, não precisa se ter tanta preocupação com a agitação de quem está dentro do bloco (que por sinal está saindo) pois a rua paralela está “lotada de folião pipoca”, causando uma impressão de agito generalizado. Desta forma chega às lentes da Band (ponto 10) uma “energia” sem igual para final de percurso, dando a impressão que foi desta forma durante todo o percurso de 2,5km aproximadamente. Na Band (Camarote do Othon - ponto 10) chega o momento das homenagens e alguns shows à parte diante das câmeras.

08) Passado o Camarote do Othon (agora Planeta Band), chega o momento de abaixar as cordas e dispersar o bloco. Neste ano de 2011 apareceu no final do percurso um dos camarotes mais importantes e luxuosos do Carnaval de Salvador, o Camarote Salvador (ponto 11). Mesmo o bloco dispersando, têm ocorrido performances e “shows à parte” para o público do camarote que é formado por celebridades, empresários e pessoas da chamada “alta sociedade”. Nesse momento repetem-se também muito os sucessos.

Esta “Comunicação dos Trios no Circuito Barra/Ondina” resulta em diversos pontos positivos:
a) Deixa a sensação, para o público do bloco, que o percurso foi o tempo inteiro animado. A memória humana “grava” pontos deixando, assim, esta impressão.
b) As marcas, que injetam boa parte da verba para a folia, são expostas em território nacional (e internacional) em momentos de picos.
c) Para o público que não está na rua (vendo pela TV e internet), a sensação deixada é de que o bloco segue o tempo inteiro desta forma.

[Errata]
Falhei na localização da TV Bahia. Hoje, assistindo pela televisão (em outra emissora) notei o cumprimento de alguns artistas em outro local, antes do SBT, mas não sei a localização exata. Vou verificar e conserto depois.





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