terça-feira, 5 de outubro de 2010

Engajar, o atual verbo da Comunicação Digital

Nesse artigo do Indio Brasileiro para o IDGNow, ele deu como exemplo a interação do filho dele de quatro anos com um iPad, que nós vemos como uma inovação fantástica e que despertou discussões sobre o futuro não só dos livros impressos como também dos jornais.

Com o exemplo, ele mostra como está chegando a "geração Pós-Google", que vem com diferencias imensas com a atual e nós, profissionais/estudantes de comunicação vamos precisar OBRIGATORIAMENTE nos adequarmos. Porque?

Porque "O que fará a diferença, é claro, será a relevância e a experiência que as marcas serão capazes de propiciar para que consigam, de fato, envolvê-lo. O conteúdo, por si só, não será mais totalmente soberano se a marca não souber como interagir com as novas gerações de forma totalmente natural e intimista."

No planejamento de marketing se faz necessário a inclusão do "Quinto P", o de Pessoas (além do Produto, Preço, Promoção e Praça).

As mídias sociais permitem uma interação e dar a qualquer pessoa um poder imenso de disseminar suas idéias e, culturalmente, notícias ruins se propagam muito mais rápido do que as boas, assim como um cliente se ver muito mais motivado a criticar do que elogiar.

Esse poder nas mãos do cliente, desperta nele a vontade de "ser um influenciador, ser respeitado como persona digital, participar do processo de criação de produtos, marcas e empresas. E, da mesma forma, está disposto a ser influenciado por outros que admire e não por uma publicidade enfiada Twitter abaixo, como a velha fórmula do marketing one-to-all."

A pergunta que se faz é: "Como atingir esse consumidor que está chegando?" No mesmo artigo, o Indio Brasileiro 5 dicas que julga indispensáveis:

1) Pesquise todas as comunidades relevantes para sua marca e observe o comportamento, hábitos, pensamentos e desejos de seus integrantes;
2) Desenvolva mensagens com linguagens adequadas e, se for o caso, individualizadas para cada audiência on-line;
3) Participe não apenas das comunidades da sua própria marca, mas em todos os ambientes em que julgue ser importante estar presente;
4) Ouça seus consumidores por meio das mídias sociais e aprenda com eles, implementando mudanças em produtos que atendam seus desejos.
5) Dê retorno, comente, premie e elogie as contribuições para incentivar a participação de outros membros da comunidade.


Leia na íntegra o artigo "Engajar, verbo regente do novo marketing" no site IDGNow.

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