segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O Marketing e a Comunicação

O conteúdo deste post foi retirado de uma postagem do blog "Bons Negócios" que se trata de uma monografia, logo uma postagem bastante extensa, mas que vale muito a pena ler na íntegra. Extraí dela um trecho que trata de Marketing e Comunicação, mais especificamente a Comunicação:

O público que uma ação de marketing pretende atingir necessita de estímulos que o intuam à necessidade de comprar ou ao desejo de possuir. É preciso que se estabeleça uma espécie de ligação entre quem oferece e quem busca para que seja instituído um vínculo de confiança que vai consolidar o relacionamento. Lopes Filho (2006) define isso da seguinte forma:

"Hoje, no mundo global, para a consolidação da marca, vale o binômio do conceito de valor: percepção dos atributos de benefício do produto versus a paridade do preço cobrado. E o relacionamento estabelecido entre empresa-cliente-consumidor."

A marca não é mais criada pela retenção da imagem na mente dos consumidores, mas sim pelo respeito, pela transparência, pela confiabilidade e pela responsabilidade sobre o que ela vende e informa. Também pelo compromisso de atendimento, pela garantia incondicional que fatalmente conduz, sem esforços, à fidelização do cliente pela empresa e por sua marca.

O cliente/consumidor, hoje, deseja interagir socialmente e virtualmente com a empresa. Deseja exclusividade, personalização, customerização, conveniência por canal de compra, on-line ou off-line, para tomar as melhores decisões em sua compra. É esse o elo forte entre a empresa e o cliente para consolidação e construção da marca. Consolidar e reter o portfólio de seus clientes é o maior patrimônio das empresas atualmente. A propaganda, quando solicitada, deve compartilhar o binômio citado (valor e relacionamento). Todas essas mudanças alteram o marketing tradicional. Seus antigos adeptos se sentem questionados, porque elas mexem com seus truques, malabarismos, mágicas e soluções ilusionistas jocosas, que visam persuadir uma sociedade que quer informações seguras, maturidade de ações públicas e políticas e que almeja melhorias contínuas de produtos e serviços confiáveis e responsáveis. (LOPES FILHO, 2006, p. 4).

No mercado competitivo de hoje, empresas e profissionais de marketing devem certificar-se de que as mensagens que chegam aos consumidores sobre produtos e serviços sejam claras, concisas e integradas. Em outras palavras, cada membro da organização envolvido no marketing e na comercialização de um produto ou serviço deve transmitir ao consumidor a mesma mensagem. [. . . ] Quando os consumidores procuram um produto ou serviço, eles procuram apenas as qualidades que vão satisfazer uma necessidade ou um desejo que eles já sentiam. Todas as mensagens que eles receberam sobre o produto ou serviço pela televisão, pelo rádio, por amigos ou familiares e assim por diante tornam-se importantes para a decisão de compra. Por causa disso, os empresários precisam ter certeza de que as mensagens que enviam a seus consumidores são precisas, concisas e consistentes. A mensagem enviada ao consumidor tem de ser uma comunicação integrada. (OGDEN, 2000, p. XI).


Leia a primeira parte da monografia na íntegra acessando o link que leva o título da postagem original: "MARKETING, ENDOMARKETING E O EFEITO CATA-VENTO (PARTE 1)"

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