sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Você Está Pronto para o Marketing em Midias Sociais?

É com essa pergunta que o Bruno de Souza, autor do blog "Marketing Digital 2.0", titula sua postagem que fala como as empresas devem proceder para iniciar sua ação em mídias sociais.

"Algumas empresas não estão preparadas o suficiente e algumas simplesmente nem sequer alcançaram o sucesso que estavam esperando. A razão para isso é que elas não querem desistir do controle da conversa.
Eles têm medo de que quando introduzirem a comunidade na discussão possam ouvir o que não querem e suas respostas (ou a falta delas) possam distorcer a percepção do público ainda mais."


"Controle da Conversa", esse é o principal fator da falta de sucesso em campanhas. Empresários, acostumados com a comunicação de massa, em que se DESPEJA a mensagem ao destinatários, usa uma "metralhadora na multidão", nao dando "direito de resposta nem defesa" ao consumidor. Não raro ver comentários deletados sem respostas, falta de respostas às críticas e/ou, até mesmo, tirania nas respostas, tentando intimidar o consumidor, como aconceteu recentemente com uma empresa no twitter que ameaçou o cliente em processá-lo por difamação.

No post, o Bruno fala sobre duas considerações quando for avaliar a disponibilidade para adotar o marketing em mídias sociais: "Você Deve Estar Disposto a Desistir do Controle da Mensagem" e "Você Deve Estar Disposto a Dedicar Tempo e Energia para Alcançar Essas Metas".

Concluindo o post: "O marketing de mídia social é sobre ouvir e compartilhar um ótimo conteúdo com o coletivo. Isso ajuda a conduzir links, aumentar o reconhecimento da marca, aumentar as conversões e dar o pontapé inicial nas conversas. Essa é uma tática muito mais poderosa quea velha prática de publicidade tradicional, as estratégias antigas já não são tão eficazes."

Para finalizar, tá certo que o seu produto/serviço é de ótima qualidade, mas isso não implica em ótimo conteúdo. Ficar divulgando de forma maçante seu produto/serviço não vai levar você a lugar algum, além de vulgarizar sua presença no ambiente digital.

Leia na íntegra: "Você Está Pronto para o Marketing em Midias Sociais?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário