terça-feira, 24 de agosto de 2010

Feira Virtual: É gritaria pra todo lado

Estão transformando as redes sociais (principalmente o Facebook e Orkut) em feira de rua.



Passou o São João e Salvador começa a esquentar no quesito "festas" e assim o que não faltam são "vendedores" espalhados por toda a internet vendendo seus produtos. Os produtores de festas e donos de estabelecimentos de entretenimento, para melhorar suas vendas (e fazer mais barulho literalmente), contratam o que chamam de "promoters" para vender suas festas em troca de ingressos.

Essa atitude gera uma poluição gigantesca nas redes sociais (Facebook, Orkut e Twitter) visto que tais "promoters" usam tal meio para divulgar seus produtos. Nada contra e até acho certo usar esse meio. O que questiono é a forma como é feita: GRITANDO para ver quem mais se destaca no meio de tanta "sujeira virtual".

Me sinto na "Av Sete" em período de festas em que as lojas colocam no meio da rua caixas de som e contratam pessoas para ficarem falando no microfone chamando a atenção de todo mundo e muitas vezes se metendo em nossa frente (impossibilitando nossa passagem) para pararmos e eles terem um pouquinho de atenção.

Completamente diferente de Shopping, em que as lojas estão ali e os clientes vão até elas. Fazem muito menos barulho e o retorno é maior. Pergunte a qualquer indivíduo onde ele prefere comprar e certamente a resposta será: "Gosto de comprar em Shopping, mas o preço na Av 7 é muito menor".

Abro o questionamento. Porque o preço na rua, em tal situação é menor? Seria SOMENTE por conta dos impostos e taxas que são reduzidas? Penso que não. Está incluso o conforto e a necessidade de atrair o cliente. Na rua, diante de tanto barulho, a maneira de chamar a atenção é o PREÇO.

Entrando agora no meio virtual, quando muitos fazem barulho ao mesmo tempo, implorando um pouquinho de atenção do consumidor, as mensagens perdem suas forças e muitas vezes passam por despercebidas. No meio de uma gritaria, chama mais a atenção aquele que chega junto e conversa com o consumidor diretamente (one-to-one) apresentando as vantagens e este, consequentemente, poderá até elevar seu "preço" pois o barulho externo é tão grande que mal dá para ouvir os demais.

O ciberespaço tem o imenso poder de posibilitar a comunicação de forma e não estão sabendo aproveitar este potencial por estar "encruado" os conceitos de "comunicação de massa", atirar no meio de uma multidão com um estilingue para acertar superficialmente um indivíduo. Mire seu consumidor, vá até ele, converse (fale e escute), mostre as vantagens de seu produto e certamente ele voltará para você. Numa "comunicação" (entre áspas mesmo) massiva perde-se tempo escolhendo e hoje em dia ninguém tem mais tempo para ficar "escolhendo o que deve escolher".

"Propaganda demenos você não é visto, propaganda demais você passa despercebido. Faça a propaganda na medida certa."

Tem um texto bacana do Bruno de Souza em seu blog que trabalha o conceito de "Gritar X Conversar" fazendo analogia ao "Marketing Tradicional X Midias Sociais". Vale a pena conferir.

Post Original: mfpetersen.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário