segunda-feira, 2 de agosto de 2010

10 mandamentos e 4 Pecados em redes sociais.

Lendo o post "Os riscos das empresas nas redes sociais" publicado no Direct Labs, o Allan Panossian citou os "10 mandamentos para empresas feita pelo Meio & Mensagem a partir de opiniões de especialistas". Achei bastante interessante e resolvi compartilhar com vocês:

01. Só ingressarás em redes sociais virtuais se estiveres preparados para isso, com estratégia e objetivos muito bem definidos.
02. Oferecerás uma equipe dedicada e bem treinada para ouvir reclamações com atenção e iteresse e resolver efetivamente os problemas dos teus clientes.
03. Terás normas internas muito claras sobre a participação de teus funcionários nas redes sociais, de forma a orientá-os e não puni-los.
04. Não faltarás jamais com a verdade na tua comunicação, serás transparente e ético em todas as mensagens e respostas ao consumidor.
05. Usarás um tom amistoso, informal e próximo em tua comunicação, mas sem falsa intimidade.
06. Serás ponderado e cuidados com o que escreves e publicas, porque, na internet, é quase impossível que voltes atrás.
07. Criarás tuas fan pages no Orkut e no Facebook, perfis no Twitter e no Flickr, e jamais deixarás de atualizá-los com conteúdo relevante para o consumidor.
08. Porque a vida é beta, deverás arriscar novas abordagens para surpreender teu consumidor, com coragem e criatividade.
09. Acompanharás toda a conversa de teus clientes sem querer controlá-la e saberás detectar tendências mais fortes, para seres parceiro de vida.
10. Utilizarás tua força de comunicação para disseminar campanhas de utilidade pública e estimular a tolerância e a generosidade.


Dos mandamentos para os erros, no Blog Midia8 o Cleyton Carlos Torres listou 4 erros cometidos em redes sociais que todos sabem mas insistem em continuar aplicando. Esses 4 erros estão no post "Os 4 erros citados no Search Labs'10 que insistimos em fazer" escrito no dia 2 de agosto de 2010.
Seguem os erros com comentários do autor:

1. Conteúdo deve ser prioridade
Muito mais importante do que técnicas mirabolantes e estratégias complexas é um conteúdo produzido com qualidade, para atrair um público de qualidade. De nada serve uma estruturação caríssima e campanhas frenéticas se não possuirmos o mínimo de particularidade para ser apresentada. Um conteúdo ruim atrai, necessariamente, um público ruim, despreparado e que não irá servir em nada para o sucesso do seu projeto.

2. Não se faz SEO para robôs
Outro ponto-chave fundamental trabalhado por muitos palestrantes foi o de que muitos profissionais de SEO ainda não têm em mente que trabalham para pessoas, não para robôs e seus sistemas de busca. Mais uma vez, de nada adianta uma estruturação caríssima se não pensarmos naqueles que realmente irão analisar nosso trabalho: nosso público-alvo.

3. Mídia social não faz milagres
Na era das novas tecnologias e das redes e mídias sociais, o tema do momento não podia ficar de fora do evento. Mídias sociais são fundamentais para campanhas bem sucedidas? A resposta é não. Mídias sociais não fazem por si só o trabalho de uma grande campanha. Redes sociais não garantem, sozinhas, o real sucesso de uma aplicação estratégica. A coqueluche do momento deve ser uma complementação do seu planejamento, não a única fonte de esperanças.

4. Engajamento é fundamental para seu sucesso
Pedro Dias, do Google, afirmou que “sites são como crianças pequenas, pois ambos devem ter cuidados especiais o tempo todo”. O engajamento, aliado com todos os itens anteriores mencionados, transparece uma imagem mais lúcida do trabalho que está sendo feito por trás de uma página na web.




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