sábado, 24 de julho de 2010

Mitos do Marketing Digital

O Celso Cestaro listou listou no Blog do Vilella 5 mitos sobre Marketing Digital que os empresários podem tomar como verdade. Compartilharei aqui com vocês pois achei bastante pertinente as colocações do Celso.

“É caro.”
Vamos pensar. É caro!? Mas não é tão caro como estratégias tradicionais de marketing. Com certeza custa algum valor, pois é necessário justificar a mão de obra de um profissional da área. Mas, será que todas as estratégias de marketing promocional não passam pela mesma situação? O lado bom do Marketing através da Internet é que se dedicar um bom tempo do seu dia lendo conteúdos que possam o orientar, verá que pode minimizar seu trabalho como profissional de marketing com ferramentas gratuitas disponíveis no mercado. É altamente recomendável a prática diária. Faça isso até o momento que seja possível oferecer retorno financeiro ou atribuir vínculos empregatícios para um profissional com estas qualificações.

“Uma vez alcançado um PageRank 3, 4 ou superior, seu trabalho está finalizado.”
Receio que não. Uma vez alcançado, você terá que se concentrar em permanecer sempre com seu ranking no topo. Você deve entender que os mecanismos de busca como o Google e até alguns agregadores de conteúdo com URLs amigáveis estão constantemente atualizando seus resultados. Isso pode ser explicado de acordo com os algoritmos em constante mudança utilizados para exibir os resultados de busca mais relevantes.

“Um alto PageRank significa muitas vendas.”
Não necessariamente. Você terá que investir um pouco mais de esforço para converter um a um, pessoas em consumidores on-line. Apenas por procurarem produtos similares ao oferecido pela sua empresa, não significa que irão automaticamente comprar um produto ou serviço seu.

“Sites em flash resolvem tudo.”
Se você realmente pretende ter um site em flash, então, por tudo o que é mais sagrado nesse mundo, o tenha. Mas não espere que sua estratégia de Marketing on-line gere frutos. Você precisará de muito mais que um site em flash para que as pessoas possam notar que você e sua empresa existem.

“É perda de tempo e esforço.”
Esse preconceito é mais costumeiramente dito a respeito do marketing em mídias sociais. As pessoas pensam que mídias sociais são exclusivamente para uso pessoal e nem um pouco bom para empresas. Apesar de cada vez mais donos de empresas estarem se diferenciando exatamente por encontrarem nas mídias sociais uma forma de aperfeiçoar o relacionamento com seus consumidores e gerar renda, este mito ainda assola os profissionais da área.


[Comentários]:

"É caro": Pense comigo... Você para prestar um serviço estuda, se aprimora, pesquisa bastante sobre o seu mercado e, na hora de colocar seu preço, você coloca seu preço em cima disso tudo, não é? O mal das pessoas é querer sempre desvalorizar o serviço alheio em pró do seu benefício. Serviços de internet ainda sofrem mais com isso pois o conteúdo e as ferramentas estão abertas para todos, o que acaba gerando essa desvalorização. Acho que o principal ponto que deve ser quebrado é o preconceito em relação ao ciberespaço e outras ferramentas digitais (como sofrem também os designer por causa dos micreiros).

“Uma vez alcançado um PageRank 3, 4 ou superior, seu trabalho está finalizado.”: Pense que hoje em dia muitos estão utilizando da Otimização dos Mecanismos de Busca para ter mais destaque nestes locais. Você abandonando seu site quando atinge um PageRank bom, certamente vai seder seu lugar para outro que está mais engajado.

“Um alto PageRank significa muitas vendas.”: Erradíssimo! Um alto PageRank pode significar muitos acessos. É parecido com voce fazer um comercial na televisão, você chama a atenção e o cliente chega ao local, mas é preciso um trabalho de venda para que esta seja convertida. No caso de vendas online, é preciso que a pessoa sinta-se estimulada a comprar e para isso voce deve dar todas as informações e facilidades possíveis no "momento de concretização da venda".

“Sites em flash resolvem tudo.”: Bom... eu diria que sites em flash atrapalham do que ajudam... 1º) Normalmente demoram um pouco mais de carregar. O internauta é, por natureza, impaciente. 2º) Os mecanismos de busca sentem maior dificuldade de indexar seu site.

“É perda de tempo e esforço.”: Como o Celso disse: "As pessoas pensam que mídias sociais são exclusivamente para uso pessoal e nem um pouco bom para empresas." Eu já penso que midia social tem tudo a ver com empresa. O Twitter, por exemplo, quer utilização mais útil do que manter seus consumidores informados? Quer informações mais úteis do que saber o que seu consumidor está fazendo/pensando? Acho que é muito mais útil o uso empresarial do que o pessoal.. Voce não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário