domingo, 18 de julho de 2010

Marketing Pull e Marketing Push em Redes Sociais

Em um post do seu blog, o professor Mário Garcia apresentou o conceitos de Marketing Push e Marketing Pull dando exemplos de aplicações. São conceitos interessantes que deve-se ficar por dentro e estão associados muito bem com o spam nas Redes Sociais. Vamos às definições do professor:

Marketing Push:
"O Marketing de Interrupção (push) é o que estamos acostumados a fazer. Através das mídias de massa, empurramos goela abaixo das pessoas, informações e valores a respeito de uma marca. Ou seja, a recepção das mensagens é praticamente obrigatória. Acontece que tem um monte de coisa acontecendo no mundo que está empurrando o push pra fora do mercado."

Marketing Pull:
"Em um cenário como esse, que ainda não está totalmente construído, é bom que se diga, precisamos encontrar outras formas para abordar este consumidor. E é aí que entra em campo o Marketing de Acesso (pull). Aqui, o verbo não é impor, mas oferecer. Eu saio das mídias de massa e vou pegar ele na rua, no shopping, no cinema, no teatro, no estádio. Seja através de peças regulamentadas, ações promocionais ou de guerrilha..."

Fazendo as aplicações em redes sociais tomando por base o post "Propaganda x Spam", o Marketing Push está associado ao que eu chamei de SPAM! Enfiar a mensagem goela abaixo do consumidor, forçando a barra para ele receber a mensagem. Isto já está indo por terra a algum tempo, sendo que a tolerância está ficando cada vez menor.

Já o Marketing Pull está associado à Propaganda do mesmo post. Você estimula a pessoa a te seguir, tenta fazer ela "trabalhar" para você propagando sua mensagem. Já me perguntaram se o fato de adicionar pessoas no Facebook, Orkut e etc não estaria associado ao Spam, visto que voce estará atingindo a pessoa de forma mais ou menos forçada. Eu penso que o processo de adição de perfis pode tanto ser Spam quanto Propaganda, dependendo de como você está "abordando" esta pessoa.

Caso você tenha SELECIONADO esta pessoa por sentir que ela é um possível "cliente" e não apenas possível "consumidor", vendo que ela vai "aceitar" te ajudar propagando sua mensagem e construir sua marca, eu vejo como PROPAGANDA. Você provavelmente pesquisou sobre ela e está convidando para COMPARTILHAR informações, abrindo assim um contato online.

Agora, se você simplesmente saiu adicionando todo mundo para "inchar" seu perfil, somente com o propósito de atingir a pessoa, sem se importar se ela vai aceitar ou não pois o mais importante é ela ver que você está presente, isso é SPAM! Fazendo isso não importará muito a aceitação dela e no caso da aceitação, mesmo que você dê suporte, você não sabe de quem se trata, de onde veio nem como suprir suas necessidades. No caso de rejeição, você provavelmente vai adicioná-la diversas vezes fazendo ela perder a paciencia e acabar te denunciando ou, no mínimo, bloqueando.



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