quinta-feira, 22 de julho de 2010

25 estratégias para Twitter (Midia8)

O Ricardo Martins publicou no Midia8 25 estratégias para o Twitter. Resolvi compartilhar aqui com vocês:

01. Identifique sua estratégia
Antes de sair Tweetando qualquer coisa, reúna sua equipe e defina as estratégias de como você utilizará o Twitter. Algumas atuações no Twitter são: Pesquisa, marketing, formar rede de relacionamento, criação de público, atendimento ao cliente e assim por diante.

02. Use sempre que possível RT Pls
RT PLS significa Re-tweet Please, ou seja, você pede para seus seguidores que repliquem sua mensagem. Obtenho bons resultados quando finalizo minhas mensagens solicitando RT.

03. Tweet duplicado, chances dobradas
Não há problema em enviar por duas vezes um mesmo Tweet no mesmo dia, com tanto que sejam em horários diferentes. Assim você terá mais chances de abordar determinado usuário que não pôde ler sua primeira mensagem. Só não tente enganar seus consumidores enviando mensagens diferentes, porém com o mesmo objetivo.

04. Identifique o melhor horário
Identifique os horários que o seu público está mais ativo no Twitter e aproveite este momento para expor sua mensagem.

05. Mais afirmações
Tweets que envolvam afirmações são mais clicados e recebem mais RT do que tweets com perguntas e sem um fechamento efetivo. Você pode iniciar a mensagem com uma pergunta, mas ela precisa ser respondia na mesma mensagem.

06. Liste as #hashtags mais utilizadas
Assim como sites e blogs possuem Tags (Marcadores) para definir categorias e assuntos específicos, o Twitter também desfruta desta vantagem, no caso são as hashtags. Por exemplo: Caso você envie algum tweet com a hashtag #flamengo ela será marcada por esta Tag e outras pessoas que acompanhem ou busquem pelo assunto poderão encontrar sua mensagem. Liste as hashtags mais utilizadas no seu meio e utilize em seus Tweets.

07. Monitore conversas
Monitore conversas utilizando as hashtags identificadas, utilizo o TweetDeck que proporciona acompanhar as hashtags que eu desejo.

08. Monitore seus links
Saiba quantas pessoas clicam, quando clicam e quem clica. Utilizo o Bit.ly para isso, uma ótima ferramenta de métrica.

09. Não fale somente de você
Sabe aquele amigo chato que só fala dele e somente dele? No Twitter é a mesma coisa. Re-tweet mensagens de outras pessoas e até mesmo concorrentes. Se você conhece sobre determinado assunto e pode ajudar um usuário, faça isso, mesmo que não seja sobre sua empresa.

10. Help-Desk?
Sim, identificou algum usuário com dúvida sobre o seu produto ou serviço? Seja pró-ativo e entre em contato com o usuário antes mesmo que ele entre em contato com você.

11. Crie relacionamentos
Gere relacionamento com seus clientes, interaja com o que eles enviam, o que eles comentam, o que gostam e o que odeiam. O Twitter é excelente pois é um canal direto de relacionamento.

12. Não use robôs
Envie você mesmo as mensagens, procure minimizar ao máximo envios automáticos. Por algumas vezes eu agendo algum tweet, mas 90% das vezes a mensagem é enviada quando estou online, pois assim posso interagir com meus seguidores.

13. Personalize sua conta
Preencha as informações da Bio, insira seu site e altere o papel de parede. Deixe o seu Twitter mais pessoal e interessante. Assumo que estou devendo isso.

14. Ajude a promover os outros
Gostou de algo que viu no Twitter? Porque não replicar e ajudar este usuário? Certamente ele retribuirá de alguma forma.

15. Promova seu Twitter
Você possui outra forma de contato com seus clientes? Então divulgue seu Twitter por estes meios. Diga que você possui uma conta e que será uma ótima forma de ouvir opiniões dos clientes.

16. Conheça seus seguidores
Verifique a BIOS de seus seguidores e veja se eles possuem sites, caso sim, visite e participe.

17. Qualidade, não quantidade
Pense bem antes de seguir qualquer um, veja se esta pessoa será relevante para você e para os seus seguidores.

18. Expresse sua opinião
Rola algum assunto na mídia? Por que não comentar sobre o assunto? Caso seja um assunto muito polêmico vale reunir sua equipe antes.

19. Faça seu público participar
Porque não perguntar ao público sobre o que eles querem ler? Faça com que seu público participe e contribua.

20. Preze pelo conteúdo
Planeje o conteúdo que será enviado, sair tweetando tudo e o que vem na cabeça por algumas vezes não é bom.

21. Quem será o responsável?
Já vi Twitter de empresas sendo usado por engano para assuntos pessoais, pois o responsável estava logado nesta conta. A repercussão foi desastrosa.

22. Inove sempre
A Internet permite e exige constante inovação, no Twitter não é diferente. Mesmo com os 140 caracteres é possível inovar em suas mensagens.

23. Tudo tem seu tempo
Criar reputação exige e leva tempo, não se desespere para obter milhares de seguidores, lembre-se da estratégia 17: Qualidade, não quantidade.

24. Concursos no Twitter
Twitteiros adoram concursos, quem não gosta? Criar concursos no Twitter geram excelentes resultados, pode confiar.

25. Por fim, seja seu próprio moderador
Antes de enviar uma mensagem, leia pelo menos 2 vezes antes, se surgir alguma dúvida que seja, chame ajuda de algum colega e se for preciso reescreva a mensagem.


Os comentários iniciais do post são interessantes. Deêm uma lida! ;)
Em relação às estratégias, marcados de vermelho as que considero mais interessantes.



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