terça-feira, 22 de junho de 2010

Redes Sociais Superam email e Messenger

Dificil acreditar, embora já era bastante previsível. Estudos mostram que as redes sociais superaram email e o messenger (msn e similares) na preferencia de uso dos internautas. A preferencia pelas redes sociais só perde, segundo os estudos, para os sistemas de buscas.
Já havia alertado sobre isso em outro espaço... Só que me referi ao Facebook e Orkut que já possui um "messenger" acoplado, fora que mais especificamente o brasileiro adora transformar TUDO em chat, no Orkut mesmo é muitíssimo comum se encontrar tópicos para esse fim. No Twitter, vejo pessoas conversando de 140 em 140 caracteres. No Facebook eu já vejo mais as pessoas utilizando do próprio "messenger" deles.
Enfim, segue a pesquisa que foi encontrada por mim no site IDGNow.

"Comunidades como Facebook e Orkut tem a preferência de 81,9% dos internautas da região, ficando atrás apenas dos sites de busca.
As redes sociais – lideradas por Orkut e Facebook – já superam o uso de e-mails e serviços de instant Messengers (MSN, Gtalk, tsc) na preferência de 81,9% dos usuários de Internet na América Latina. As informações são do estudo “A Situação da Internet na AL”, divulgado nesta terça-feira, pela consultoria comScore.

Segundo o estudo, a categoria mais usada pelos latino-americanos ainda é o de serviços de busca, com 85,5%, liderada pelo Google (65%). Logo depois, vêm as redes sociais, com 81,9%, seguido por e-mails (78,9%), sites de entretenimento (78,8%) e instant messengers (71%).

Facebook é a rede social mais usada na AL

O Facebook é a rede social mais popular na América Latina, sendo a preferida por 49,1% dos usuários conectados. Em segundo lugar está o Windows Live Profile, com 36,7%, seguido pelo Orkut (25,4%), o HI5.com (12,6%) e, finalmente, o Twitter com 10,5%.

No entanto, ao analisarmos a média de tempo que cada usuário fica nas redes sociais, o cenário muda. Isso porque os usuários do Orkut ficam em torno de 360,8 minutos na rede, seguido pelo Facebook, com 203,7 minutos, o Metroflog, com 110,4 e o HI5.com, com 69,5 minutos.

O documento aponta ainda que o alcance do Facebook varia, mas é consistente nesta região, sendo que Chile e Colômbia são os mais países com maior número de usuários: quatro em cada cinco deles (80%). O Brasil fica em último lugar, com cerca de 15% e segue dando preferência ao Orkut.

Brasil impulsiona crescimento do Twitter na América Latina

Embora fique apenas em quinto lugar entre as redes sociais mais populares na América Latina, o relatório da comScore aponta que o Twitter teve um crescimento fenomenal na região, aumentando o número de usuários em 13x. Essa popularização foi impulsionada pelo Brasil, cuja audiência chega a 17%. Os outros países ficam mais abaixo, com o segundo colocado – Venezuela – obtendo pouco mais de 10%." (IDGNow)

Nenhum comentário:

Postar um comentário