quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Planejando e Otimizando o Facebook

planejando e otimizando o facebook


Para começar a falar do Planejamento para Postagens no Facebook que está dentro de um planejamento mais amplo de Marketing Digital, gostaria de chamar a atenção para uma das diversas definições de Marketing, afinal, Marketing Digital nada mais é do que MARKETING utilizando ferramentas digitais.

"Marketing engloba todo o conjunto de atividades de planejamento, concepção e concretização, que visam a satisfação das necessidades dos clientes, presentes e futuras, através de produtos/serviços existentes ou novos."

Porque eu comecei a postagem com uma das definições de Marketing? Para chamar a atenção para o PLANEJAMENTO. Infelizmente, o que mais tenho visto por ai (e dessa vez não restrinjo apenas ao Marketing Digital em Salvador) é ações "enlatadas" do que chamam de Marketing Digital. O que chamo de "ações enlatadas" são as ações que não tem o "suporte" de um planejamento, mas que ao realizar não se "faz feio" para um cliente que também está receoso em ingressar no Marketing Digital. Enfim, "ações elatadas" são as ações realizadas por umas agências (e principalmente freelancers não preparados) para enrolar o cliente.

Supondo que já foram feitas as devidas análises e que o Facebook foi devidamente selecionado como estratégia para se relacionar com o cliente, precisamos ficar atento a alguns pontos. Dentre eles:

01) Descobrir os interesses do seu cliente

Através de uma pesquisa prévia, utilizando ferramentas de monitoramento e do próprio Facebook, você conseguirá entender quais os interesses e necessidades do seu cliente. Obviamente, essas ferramentas serão utilizadas embasadas num planejamento de Marketing feito anteriormente.



02) Descobrir onde está seu cliente dentro do Facebook

O Facebook passa dos 750 milhões de usuários em todo mundo. Esse público está espalhado em diversos grupos, diversas fanpages, além de estarem interligados através de diversos "nós" da teia de relacionamento. Sabendo dos interesses, é possível você descobrir através de pesquisas rápidas onde estão ingressados seus clientes.

03) Descobrir advogados da marca que sejam relavantes e influentes

Essa tarefa não é muito simples. Vai precisar muito de "feeling". Nem sempre aquela pessoa que tem 5mil amigos no Facebook é influente. Você pode usar como métricas para te ajudar (mas não somente elas), a quantidade de "curtir" e "comentários" nas postagens deste "potencial advogado". Ver também como ele se relaciona com os "amigos" é importante. Só gostaria de chamar a atenção para as ferramentas que existem para medir influência. Elas são importante SIM! Mas devem ser utilizadas com cautela. Elas tem em seu algorítimo NÚMEROS e pessoas são muito mais complexas que o mais complexos dos números.

04) Descobrir alguns hábitos do consumidor

Descobrir horários que normalmente utilizam a internet, dias que acessam, de onde acessam em determinados horários. Esses números você pode conseguir "fuçando" o Facebook mesmo, após identificar onde está o seu público, e utilizando tabelas simples do Excel. O relatório Analytics do seu site e relatório de resultados do mailling também podem te ajudar bastante, caso os possua. Existem também diversas pesquisas espalhadas pela internet, mas devemos tomar cuidado com essas pesquisas de Marketing Digital / Redes Sociais.

05) Customizar a Fanpage

Hoje em dia, não é preciso muito conhecimento técnico para programar/personalizar sua Fanpage. Existem diversos aplicativos que te ajudarão a fazer isso sem muitas dificuldades e, provavelmente, existe um aplicativo que atenda às suas necessidades INICIAIS. Claro que, com o passar do tempo, e quanto mais o tempo passar, você irá precisar se diferenciar e rebuscar mais sua Fanpage.
Outro fator muito importante é a URL. Tenho visto por ai que muitos não customizam sua URL da Fanpage, talvez por falta de conhecimento. Assim que você conseguir 25 fãs, já é possível escolher um endereço para sua Fanpage. Escolha com cuidado e de forma que, preferencialmente, esteja de acordo (de preferência igual) aos endereços das demais redes sociais.
Elabore uma descrição breve (ninguém tem paciência de ler textos longos que descrevam empresas) e rica em palavras-chave.
O principal de tudo isso é: PLANEJE SUA FANPAGE como você planejaria seu site (tomando as devidas proporções).

06) Selecionar Ferramentas de Suporte e Divulgação

De nada adianta criar uma Fanpage se ninguém toma conhecimento dela. Cabe selecionar algumas ferramentas para darem suporte à sua Fanpage. Facebook Ads, Email Marketing, Divulgação através de outras redes sociais... São muitas! Não preciso nem dizer que é mais do que básico ter os links de suas redes sociais bem visíveis no seu site, né? Nada de colocar somente na seção de contatos ou timidamente no rodapé do site. Deixe-os bem visíveis, mostre que você quer se relacionar com o seu cliente.


07) Planeje as Publicações

Gente... Não é raro (por sinal é mais comum que o aceitável) você encontrar Fanpages que publicam AUTOMATICAMENTE no mural tudo que se publica no Twitter. EVITE AO MÁXIMO ISSO!! Há casos que esse recurso se torna interessante mas, na maioria das vezes, é prejudicial. Movimenta SIM o mural, mas não se esqueça que, se você faz isso, significa que você não está olhando muito para seu cliente do Facebook ou que você é MUITO PREGUIÇOSO!
Planeje os assuntos que serão publicados e os horários das postagens. Recentemente saiu uma pesquisa do próprio Facebook que mostra como se deve usar uma Fanpage. Essa pesquisa trás dados interessantes que valem a pena ser vistos, levando em consideração que a pesquisa foi realizada nos EUA.

Acredito que fazendo esse "check list", os resultados em sua Fanpage poderão ser melhorados. Essas, digamos, "dicas", servem para outras mídias sociais também, claro que "respeitando" as limitações e características de cada mídia social.

Se você concorda, discorda completamente ou parcialmente, convido-o a deixar seu comentário para assim crescermos e aprendermos juntos. O espaço logo abaixo é seu! Use e abuse! :)

Links de Suporte:
Além dos já colocados no meio do texto, acho que as seguintes postagens podem ser relevante:

01) Geração Y, nativos digitais e Don Tapscott
02) O que é a Geração C?
03) Pesquisa: Comportamento da Geração Y nas redes sociais
04) Marcando Fotos no Facebook – Irrite Seu Cliente
05) 12 razões para criar uma "Fan Page"




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