quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A multa do McDonald's e as Crianças Consumistas

Recentemente o McDonalds recebeu uma multa no valor de 3 milhões de reais. Sabe o motivo? Sim! Só podia ser... O McLance Feliz, produto destinado ao público infantil.

Quem me acompanha, sabe o quanto eu repugno essa maneira de "trancar" a economia por causa da incompetência de alguns pais e, principalmente um instituto que só de ler o nome me bate nos nervos. O instituto Alana. Inclusive, não a muito tempo, fiz uma postagem denominada "Nossas Imbecis Crianças" em homenagem a tal instituto que trata as crianças como imbecís, de maneira ultrapassada, como se elas (as crianças) não evoluíssem ou fossem incapazes de aprender.

Não sou contra a proteção infantil. JAMAIS SERIA. Acho que as crianças são sim vulneráveis a diversos quesitos, mas o ataque não deve ir para as empresas que estão ali para vender (e as crianças sabem disso). O ataque deve ir para a EDUCAÇÃO falha, tanto a educação domicilar (caseira) quanto a educação escolar.

O que mais chateia desse instituto para doentes mentais (o Alana), é que eles sempre querem aparecer fazendo alguma palhaçada. Sim... PA-LHA-ÇA-DA! Sem trocadilhos com o Ronald McDonald, ok?

Vejam o motivo da multa de R$ 3milhões:

mc donalds e multado em 3 milhoes por promocao do mclanche feliz

Já é sabido que o McDonald's está tentando entrar na "onda natureba". Não é de hoje que vem oferecendo pratos para quem deseja ter um hábito alimentar mais saudável.

Antigamente, sabe qual era o alvo da Instituto Chato Alana? O fato de os brinquedos estarem associados a alimentos gordurosos e prejudiciais a saúde. Que a criança, para poder ter direito ao brinquedo oferecido, tinha que consumir alto teor de substâncias não saudáveis.

O que a McDonald's fez nessa campanha para o McLanche Feliz? Ofereceu uma OPÇÃO A MAIS para os pais das crianças. Sim... Para os pais! É uma forma de fazer as crianças comerem algo menos gorduroso e pegar o brinquedo, não? (Vou nem entrar no detalhe que o brinquedo, segundo o McDonald's, pode ser adquirido separadamente).

- Pai, vamos lanchar no McDonald's? Quero fazer a coleção dos brinquedinhos que eles estão dando.
- Ok, filhão. Mas nada de batata frita e refrigerante, certo?
- Poxaaaa... :( Mas eu não gosto de cenoura nem de suco...
- Faz o seguinte, um dia você come um e no outro come o outro.
- É, né... Tá bom... :T

Essa é uma das infinitas possibilidades que não seria viável se não houvesse essa "nova opção".

Reparem como o desejo do instituto Alana é APARECER E ENCHER O SACO.

“o McDonald’s cria uma lógica de consumo prejudicial e incentiva a formação de valores distorcidos, bem como a formação de hábitos alimentares prejudiciais à saúde”

Então quer dizer que é melhor antes? OFERECER COMO OPÇÃO algo mais saudável é fazer uma lógica de consumo prejudicial e incentivar a formação de valores distorcidos?

- Filho, se você quiser comer chocolate na sobremesa, tem que comer a salada todinha, ok?

Isso também cria uma lógica de consumo prejudicial, não é? Jogue a primeira pedra, uma mãe ou pai que nunca fez isso, já que criança normalmente não gosta de verduras e legumes.

O fato é estar sempre nos noticiários. Como lutar contra a educação falha e o atual modelo social que exige que os pais abandonem seus filhos em casa no processo de crescimento, alguma coisa deve ser atacada. Essa "alguma coisa" que seja o mais "obvio" e o alvo mais fácil, já que para olhar o próprio rabo é necessário alto grau de flexibilidade. Atacar a propaganda e o marketing das empresas é o alvo mais fácil e vulnerável.

Comparo essa atitude ao fato de colocar a culpa no estagiário para justificar os erros cometidos pela empresa. É muito mais fácil culpá-lo do que atacar a alta gerência pensante. Mesmo que os trabalhos do estagiário, teoricamente, devam passar por aprovação da alta chefia. É como culpar o pedreiro pela queda da construção e não o engenheiro que fez os cálculos errados. É culpar o goleiro por causa do gol tomado e não a defesa que falhou na marcação. É culpar o professor por você não ter sido aprovado na disciplina e não a si por não ter estudado o necessário...

Essa galera do Alana está conseguindo se equiparar aos "eco-chatos", sendo que os eco-chatos, pelo menos, tem argumentos menos contraditórios...



Um comentário:

  1. Agora sim.
    Então, acho que a vinculação do brinquedo ao MC Lanche feliz é infeliz! hahahaha.... Acho que deveria ser diferente, você compra o mc lanche e ganha um DESCONTO no brinquedo, para desvincular a imagem do brinquedo com a comida. Vivemos numa sociedade obesa em que o vínculo comer tudo = prêmio deveria ser desfeitos. Entuchar comida na criança não faz bem e cria um vínculo alimentar ruim para a criança, se transformando em problemas mais tarde.
    Não acho que o brinquedo seja um problema pq incita a comer o mc donalds. O problema do prêmio por comer é uma arma velha usada pelos pais e que foi apenas representada pelo mc donalds.
    AGORA, acho um absurdo tb a nossa sociedade em que pais delegam a educação dos filhos às escolas, creches e babás e usam de todos os artifícios para não terem que aguentar as crianças, acho isso doentio.. Entendo todos os problemas da sociedade contemporânea, mas entre pais que trabalham e pais relaxados existe um abismo. Acho que a criança não é idiota NÃO, e que se ela consegue manipular os pais a comprar algo que eles não querem comprar é pq eles são fracos e querem se livrar logo do problema!
    Meus pais não eram pessoas ricas e quando eu era criança não podia comprar todos os brinquedos que queria, mas ninguém nunca me enganou a postura semre foi a da VERDADE, ou seja, "FILHA NÃO POSSO COMPRAR ESSE BRINQUEDO AGORA PQ AGORA EU NÃO TENHO DINHEIRO PRA COMPRAR, QUANDO A GENTE TIVER A GENTE COMPRA TÁ BOM?"
    não é difícil, só que conversar com a criança e explicar o que ocorre demanda boa vontade!!!! Demanda zelo, paciência e mais, proximidade.
    O que mais vejo são pais cada dia mais distantes, querendo fugir dos filhos, fugir da responsabilidade e empurrando ela PRO MC DONALDS por exemplo.

    ResponderExcluir