* Minha opinião sobre esta campanha da Nissan: Pôneis Maltidos da Nissan: Opinião Nua e Crua
Tava demorando para a Nissan lançar sua maldição, digo, propaganda nas concorrentes!! O brasileiro deixou os comerciais polêmicos da Nissan entrarem em sua cabeça fazendo-a dobrar suas vendas e estar na "boca da galera". A Nissan estava "calminha", tinham dado uma trégua, tanto que lançaram os comerciais "Contorcionistas" e "Bolsas" que, apesar de terem uma "pitada de humor", estavam muito "pônei".
Quando tive acesso ao vídeo Pôneis Malditos, já pensei logo que o poder viral seria IMENSO, GIGANTESCO, aterrorizante (para as concorrentes). Como de pratice, a Nissan sobe a campanha Maldição do Pônei numa sexta-feira. Desta forma tem o final de semana inteiro para gerar o burburinho. Burburinho esse que agora, às 3h22 da madrugada de sexta pra sábado, está na segunda colocação do Trending Topics do Twitter o termo "Pôneis Malditos". Pensa que a campanha Maldição do Pônei acaba por ai? Está enganado, confira o vídeo:
Nissan - Pôneis Malditos
Marketing Digital da Nissa em Pôneis Malditos
Como pôde ser visto, no vídeo publicado no canal Oficial da Nissan no Youtube, há um call to action para viralização: "Se você não passar esse vídeo para 10 pessoas, você vai sofrer a Maldição do Pônei, vai passar o resto da vida com essa música na cabeça".
Uma música muito bem construída! Uma música que gruda e a voz "fofinha" acompanhada de ações fofinhas (e pirracentas) dos meigos pôneis tirando sarro! IMPOSSÍVEL NÃO GRUDAR o "pônei maldito, pônei maldito, lalalalalaaaa".
Mas pensa que para por aí? Não não! A ação também está nas Redes Sociais (além do Twitter que, como já disse, já está chegando ao topo do Trending Topics), mais especificamente no Facebook, através de um aplicativo. Outra jogada de mestre foi direcionar o endereço "www.maldicaodoponei.com.br" para o aplicativo que faz você "sacanear" um amigo! Opa! Falei "sacanear"? BRASILEIRO AMA ISSO!!
Aceitando o aplicativo "A Maldição do Pônei", você irá publicar no mural do seu amigo e espalhar o aplicativo. Afinal, seu amigo foi sacaneado e vai querer espalhar também. Você poderá escolher maldições pré definidas ou gravar um vídeo de 30s. As mensagens da Maldição do Pônei são bem humoradas e nada ofensivas, além de não falar dos concorrentes. Para ter mais informações e jogar a Maldição do Pônei em seus amigos, além de fazer ele ficar com a musiquinha Pônei Maldito na cabeça, acesse a Fanpage da Nissan Brasil.
Não poderia deixar de destacar a linguagem meiguinha, fofinha (irritante?) do pônei. Impossível também não notar na linguagem completamente "freshhhhka". Os tons de rosa bebê, a paisagem delicada, enfim, todos os elementos da campanha vão totalmente de contra o que uma pessoa que tem uma pickup pesada deseja. Isso é ruim? NÃO! Depende de como aborda. E a abordagem é exatamente de tirar sarro com quem tem uma pickup fresca. Tirar sarro de quem não tem uma Nissan Frontier e que foi pego pela Maldição do Pônei.
Pônei Maldito, Pônei Maldito
Venha com a gente atolar
Odeio barro, odeio lama
Que nojinho!
Não vou sair do lugar!
Só digo uma coisa: MELHOR CAMPANHA DE AUTOMÓVEL DO ANO!!!
[UpDate]
Hoje, 30 de julho às 10h40, já lidera o Trending Topics e o vídeo já conta com quase 2500 likes no Youtube (apesar de marcar apenas 303 visualizações que deve ser atualizado em breve. Segundo estatística da Topsy já são quase 3.200 citações à "Pôneis Malditos" (na verdade é muito mais).eAgora... Cadê o monitoramento da Nissan durante o final de semana para acompanhar e conduzir a campanha? Ah e, claro, potencializar interagindo com o público? Das quase 3.200 citções, poucas são para o @Nissan_Oficial, perfil oficial da marca no Twitter. Ok... Mas já passa das 11mil citações da marca Nissan.
[UpDate 2 - 17h25]
Ainda, nada da @Nissan_Oficial dar as caras. Será que foi "cagada" (sorte)? Será que não esperavam tamanha repercussão? No atual momento a expressão "Pôneis Malditos" fica em segundo lugar no Trending Topics perdendo apenas para o já esperado #sorteiodacopa. Oportunidade de ideias podem estar sendo geradas. Já vi até gente comentando que colocou o "jingle" da campanha Maldição do Pônei como toque de celular... E ai? O buzz tá bom?Vamos para os atuais números:
[Twitter]
- Pôneis Malditos já passa das 23mil menções. Sendo 2.336 na última hora.
- Menções à "Nissan" já passa dos 11mil. (vamos filtrar que ai já é mundo, ok?)
[Youtube]
- 5.209 likes
- 295.102 visualizações
- 2.301 comentários
Apesar dos números bastante favoráveis, isso definitivamente não é o mais importante! Os comentários, as ideias que podem sugir (e já estão surgindo) e a interação estão faltando nessa ação! Está certo que estamos num sábado e as agências, teóricamente, estão "paradas". Mas, devido a uma campanha com tamanho poder viral, porque não colocar uma pessoa para monitorar pelo menos esse final de semana? Dava um dia de folga para o funcionário, velho... Mensagens programadas são importantes sim, mas porque não usar do "artifício humano" neste momento?
Poderiam usar o buzz para:
- Coletar novas ideias
- Aumentar o poder de impacto do Twitter
- Aumentar a interação
- Estimular o uso do aplicativo e consequentemente aumentar o poder viral do mesmo... (até o momento o uso do aplicativo do Facebook está fraquíssimo perto do que poderia ser!
Quando a Nissan (sim, é o cliente e não a agência que está em jogo) voltar na segunda-feira, pode ser tarde demais para tirar proveito de muitas coisas... Ai só vai restar ficar com os números, bem positivos por sinal! :)
[UpDate - 23h00]
[Twitter]Pôneis Malditos: Mais de 44mil sendo 3.500 na última hora.
Nissan: Mais de 11mil citações, sendo que nas últimas 7 horas bateu 3.500.
Pôneis Malditos passou o dia praticamente inteiro liderando o Trending Topics, perdendo em alguns momentos pontuais, mas em momento algum caiu da segunda colocação. Já a Nissan, ficou timidamente no TT, não foi por muito tempo, mas a "mídia gratuita" para a marca, mesmo que por pouco tempo, é maravilhoso, não?
E a @Nissan_Oficial, hein? Não deu as caras mesmo... Deixou a campanha rodar sozinha, perdendo toda a potencialidade do dia de hoje. Perdendo todo o burburinho e uma boa oportunidade de interagir com o público. Gostaria, também, de destacar a Fanpage da Nissan, que me recordo estar na casa dos 6mil fãs (não tinha mais de 6.200) e agora já atinge 16.327. DEZ MIL FÃS EM UM DIA!!
É... A Nissan nem de longe pode reclamar da campanha... Mas isso não impede de comentar (lamentar) que poderia ser muito melhor, não?
[Youtube]:
Views - 319.365
Likes - 7.412
Comentários - 3.776
Ai cabe uma observação positiva para os Pôneis Malditos. A chamada para a ação (call to action) do vídeo. Claro que a maior parte disso tudo foi a ideia, o conceito, da campanha. A forma como foi elaborado (infelizmente não conduzido/monitorado por hoje). Utilizaram o "vídeo" como plataforma, fizeram o consumidor sentir algo, utilizaram da comédia, permitiram (e chamaram) a disseminação da mensagem... Pecaram, repito (e não me conformo), no fato de não acompanhar o "boom".
[UpDate - Domingo, 31 de julho de 2011, 19h40]
[Twitter]Pôneis Malditos: Mais de 57.000 tweets nas últimas 24h sendo 2mil na última hora
Nissan: 8.300 citações nas últimas 24h sendo 225 na última hora.
O termo "Pôneis Malditos" ficou em primeiro lugar no Treding Topics por todo o final de semana, ficando em segundo em pouquíssimas ocasiões. A @Nissan_Oficial poderia aproveitar isso para aumentar a exposição da marca juntamente com o "Pôneis Malditos", é só ver o "disparate" entre as citações do termo "Pôneis Malditos" e "Nissan".
[Youtube]
Views - 1.290.345
Likes - 12.469
Comentários - 7.037
A fanpage da Nissan já possui aproximadamente 26.500 fãs sendo, por baixo, mais de 15mil foram conquistados nesse final de semna devido a campanha.
Quando disse que a Nissan estava perdendo oportunidades, vamos a algumas delas que deixaram passar mas que o consumidor já se encarregou de fazer, na ausência da Nissan:
Jingle Pôneis Malditos, de 15 segundos, já está rodando na internet com 5.525 views. Ontem eu falei que já tinha gente colocando como toque de celular a o jingle Pôneis Malditos. Imagine se isso fosse feito pela própria Nissan! Haveria um "plus" na imagem da marca e, com toda certeza, iria haver uma potencialização nos downloads. Imagine isso tudo sendo disponibilizado na fanpage e sendo divulgado no Twitter! Poderiam, inclusive, colocar aquele "toquezinho Nissan" para identificar a marca nos toques de celular espalhados pelo Brasil.
@PoneiMaldito. Pois é... Perfil no Twitter! E digo mais! Criado no sábado (ontem) e já tem 10.719 seguidores. Será que está sob controle da Nissan? Sinceramente? Acredito que não! Se tiver sob o controle da Nissan o poder será maravilhoso... Caso não... Só lamentos, Nissan! Fica pra próxima! Perdeu essa oportunidade por não querer trabalhar no final de semana...
Porque que não acredito no controle da Nissan nessas ações? Tudo construído e forma amadora, sem cunho comercial "disfarçado" e, seria muita bobagem colocarem o local do perfil para NY sendo que a campanha está veiculada aqui no Brasil. Agora, eu pergunto... Se esse perfil do Twitter tiver sido pego por algum concorrente, hein Nissan? Ou, digo mais... Essa oportunidade pode ser de outra pessoa que, para ganhar seguidores, usa o viral e depois troca de nome o Twitter (sim.. isso é possível).
Enfim! Amanhã, segunda-feira, quando começar o horário comercial, virão as notícias sobre tudo isso. Se o Conar vai vetar ou não pouco interessa... Já caiu tudo na boca da galera de forma positiva. O viral (epidemia) já rolou, muita gente já tirou proveito da situação (inclusive a Nissan, mas poderia ter sido melhor).
Podem dizer que é muito fácil dizer isso quando está de fora, mas desde sexta, quando vi essa campanha, pude perceber que isso aconteceria (tanto que estou acompanhando desde então). Se os profissionais envolvidos não acreditaram ou se não puderam, de fato, acompanhar durante o final de semana, não apaga a oportunidade perdida. Eu, particularmente, lançando uma campanha dessa através da agência, ficaria de olho durante todo o final de semana. :)
[UpDate - 01 de Agosto - 22h20]
Eu não ia fazer outra atualização mas... A situação me obriga, principalmente em consideração aos leitores do PROPeMARK.Passado o final de semana em que Pôneis Malditos foi o tema mais comentado nas redes sociais, vocês acreditam que a @Nissan_Oficial não deu um pio? Ou melhor... Deu sim! Um "lalalalalalala" no Twitter e uma postagem no Mural.
Reparem a quantidade de Likes na postagem (1.136) e a quantidade de comentários (819). Agora eu pergunto, cadê a interação da Nissan nisso tudo? Eu pensei que hoje eles iriam potencializar sua ação nas redes sociais.
Uma campanha viral fabulosa está sendo jogada no ralo. Oportunidades para o ganho de poder de impacto e engajamento (para outras ações) e trazer a fidelização do público também. A impressão que tenho é: "Joga a campanha e ver no que dá... Depois a gente ver os resultados e, se positivos, o cliente ficará feliz". Uma puta ideia, mas uma execussão nada social, hein? Pensamento de mídias de massa imperado...
Vejam os números atuais:
[Twitter]
- Pôneis Malditos: Mais de 160.000 citações, sendo 57.000 nas últimas 24h e 2.500 na última hora. Além disso é primeiro lugar no Trending Topics Brasil e 4º Lugar no Trending Topics Mundial
- Nissan: 12.000 citações nas últimas 24h sendo 250 na última hora...
Olha o "disparate". Pônei Malditos não está sendo associada a marca Nissan, em citações. Lembro que já existe o Twitter @PoneiMaldito então, esse barulho pode estar sendo impulsionado por ele e, somente ele, poderá tirar proveito posteriormente, caso a Nissan não assuma o controle. Se bem que... eles parecem não querer assumir o controle de nada.
[Youtube]
- 19.842 likes
- 2.209.915 visualizações
- 10.595 comentários
O vídeo é "primeira tendência" no Youtube.
E a Fanpage de Nissan? Pasmem! 43.198! Agora... Será que esses 43.198 são fãs da Nissan ou da campanha? Quando os Pôneis Malditos falecerem, quantos desses irão interagir com a marca? Quantos desses virarão "defensores" da marca? E o aplicativo? Como está? NADA PRA ELE! Ainda não vi NADA DEMAIS!! E eles poderiam potencializar isso, viu? Tá certo que o aplicativo não está funcionando direito... Recebi umas três "Maldição do Pônei" e só fui "sacaneado" uma vez de cada (eles prometem 5). Mas como vão saber disso se não estão acompanhando?
Enfim... Uma ótima ideia, um viral "potente", pessoas propícias a um relacionamento e a @Nissan_Oficial está virando as costas para tudo isso... Lamentável...
Minha opinião sobre a Maldição do Pônei da Nissan. (Post de 7 de agosto): http://bit.ly/oBxaME
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Adoro as campanhas da nissan!!!!
ResponderExcluirADOOOORO!
Até as mais agressivas!!!
São sempre fantásticas!!!